O Marketing Digital é um importante recurso tecnológico que está a serviço das pessoas, sejam elas consumidores ou empresas. Sendo assim, suas estratégias se transformam e se aperfeiçoam conforme o tempo passa, de modo que é necessário se manter atualizado para identificar mudanças no mercado consumidor e se adaptar a elas.
Portanto, continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre as tendências de Marketing Digital para 2021.
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As principais tendências de Marketing Digital para 2021
Marketing de Conteúdo
De acordo com a Alphabet, foi registrado um aumento de 13% nas buscas do Google em 2020, isto é, durante a pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, tal situação tem impactado o comportamento dos usuários – e certamente as mudanças provenientes disso vão persistir em 2021.
Sendo assim, o Marketing de Conteúdo continuará sendo uma estratégia importante para quem visa se destacar no próximo ano ou se manter competitivo no mercado, visto que as pessoas estão cada vez mais buscando conteúdos na Internet.
Desse modo, blog posts, vídeos, whitepapers, newsletters e e-books serão boas estratégias para captar novos clientes e fidelizar os antigos. Além disso, conteúdos mais interativos também estarão em alta, visto que a população tem experienciado um momento com poucas interações sociais e deseja suprir essa falta.
Assim, infográficos animados, audiolivros, podcasts e textos em áudio, por exemplo, também serão boas estratégias para ampliar o escopo de conteúdo produzido pelas empresas.
Redes sociais
Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar, as redes sociais, tais como o Facebook, o WhatsApp e o Instagram, apresentaram um crescimento de 40% durante a pandemia, o que contribuiu para que as empresas permanecessem ativas no mercado.
Ocupar os mesmos espaços que o público-alvo já é uma estratégia conhecida e amplamente utilizada. Contudo, 2021 reserva algumas novidades.
Além do crescimento constatado no uso das redes sociais, o e-commerce também se destacou durante esse período. Conforme o que foi apresentado na 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, o setor de lojas online expandiu durante a pandemia e, atualmente, há mais de 1,3 milhão de e-commerces no País todo.
Diante desse cenário, foi lançado o Facebook Shops, plataforma que une a rede social ao e-commerce. Assim, a integração entre as mídias sociais e o e-commerce é mais uma importante tendência do Marketing Digital para 2021 que deve ser observada pelas empresas que desejam se destacar.
Lives
A pandemia do novo coronavírus restringiu a interação pessoal, mas, em contrapartida, intensificou as interações virtuais. Nesse contexto, as lives se popularizaram rapidamente, visto que as pessoas passaram a utilizar mais os recursos tecnológicos de transmissão ao vivo para acessar aulas, reuniões de trabalho e, até mesmo, momentos de lazer, como shows ou videochamadas com os amigos.
Dessa forma, elas passaram a ser uma possibilidade de manter as relações sociais durante a pandemia. Diante desse cenário, muitas empresas conseguiram captar a maior propensão dos consumidores em interagir por meio de lives e começaram a promover webinars, palestras e entrevistas como um meio de manter o engajamento do público mesmo estando distante dele.
User Generated Content
O User Generated Content (UGC), ou conteúdo gerado pelos usuários, também é uma expressiva tendência do Marketing Digital para 2021. Isso ocorre porque as empresas têm percebido que a prova social de seus clientes fiéis é uma estratégia de captação muito eficaz, justamente porque essas pessoas se identificam com outros indivíduos que já usufruem da marca.
Como pôde perceber, a pandemia intensificou o processo de maior interação das pessoas com os recursos tecnológicos, e isso tem se refletido cada vez mais em estratégias de Marketing Digital que prezam pela maior interatividade com o seu público-alvo. Sendo assim, é primordial se manter atualizado sobre as transformações que ocorrem na sociedade para antecipar estratégias e permanecer competitivo no mercado.
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