O futuro da tecnologia está cada vez mais promissor e abrindo margem para diversas possibilidades de crescimento em todas as áreas. Seja em relação às mídias sociais, ao Marketing Digital, ao entretenimento e aos assuntos mais tech, os próximos anos estão abarrotados de novidades, que já começam a emergir no presente. Conheça as principais tendências de marketing digital para 2021.
Uma dessas novidades é sobre o aparecimento da tecnologia 5G, que já chega com promessas revolucionárias e grandes melhorias se comparado com os seus antepassados (o 3G e o 4G). A nova rede já promete avanços não somente para a rede móvel, mas também será marcante para outras áreas. Todo esse avanço já está sendo reconhecido como a Revolução Industrial 4.0, sendo comparado à chegada da eletricidade, por sua tamanha grandiosidade.
Um mar de possibilidades
De início, o 5G é uma tecnologia semelhante ao seu antecessor, o 4G. É necessária uma antena para a saída de ondas eletromagnéticas, como as radiofônicas, que carregam os dados por meio do ar. Porém, a diferença está aí: a nova rede usa frequências de onda altíssimas, conseguindo, assim, carregar muito mais dados.
Ainda não totalmente analisada, a tecnologia não tem como objetivo apenas conectar pessoas, mas também equipamentos, o que está sendo chamado de “tecnologia das coisas” (ou IoT, em inglês). O 5G, por exemplo, permite uma conexão até 40 vezes mais veloz do que o 4G, sendo um grande avanço para áreas como o automobilismo, com a chegada de carros autônomos, e a agricultura, com drones mais inteligentes para mapeamento, por exemplo.
Todas essas novidades são facilitadoras para outras áreas também. Na saúde, por exemplo, avanços, como a possibilidade da realização de cirurgias remotas, já estão também sendo analisados. O entretenimento e os games também já estão inclusos na lista para receberem os benefícios. As melhorias incluem, por exemplo, mais velocidade e menor latência de vídeos, entre outros.
O Brasil e o mundo
A nova tecnologia já está marcando presença em alguns países, como nos Estados Unidos, na Inglaterra, na China e na Coreia do Sul. Além disso, algumas empresas que estão protagonizando a implantação do 5G, como a Huawei (China), a Nokia (Finlândia) e a Ericsson (Suécia), já disputam o monopólio da tecnologia.
No Brasil, por sua vez, a tecnologia caminha, mas a passos lentos. As empresas de telefonia têm realizado projetos-piloto para testá-la, com implementação de tecnologias de transição (entre o 4G e o 5G), demonstrações e criações de projeto-piloto.
A tecnologia 6G
Quem pensa que o mercado está satisfeito com o 5G (que mal chegou) se engana. A Apple, que bateu recorde em vendas de iPhones nos últimos meses, já está à procura de engenheiros para o desenvolvimento da tecnologia 6G.
A informação foi dada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, com base na lista de vagas abertas da Apple. As vagas são para atuar nos escritórios da empresa localizados no Vale do Silício e em San Diego, ambos localizados na Califórnia, Estados Unidos. A tecnologia 6G tem previsão de chegada aos mercados em 2030.
Leia também: Apple pode lançar um novo buscador para concorrer com o Google