Erros de SEO são comumente associados a questões técnicas, mas há outros elementos que influenciam muito os resultados de otimização para mecanismos de busca.
Listamos 6 erros que Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, considera como alguns dos principais causadores de problemas atualmente. Confira o vídeo e a lista a seguir:
6 erros em SEO que podem destruir seus resultados
Há alguns erros que realmente podem estragar os seus resultados de otimização para mecanismos de busca. Nosso expert, Daniel Imamura, trabalha com SEO há mais de 10 anos e listou alguns deles.
1. Errar na escolha de palavras-chave
As palavras-chave são muito importantes para os resultados com otimização de sites. Ao cometer erros durante a seleção dessas palavras, certamente você arruína as chances de ter sucesso.
Saiba o que evitar a seguir.
Escolher poucas palavras-chave
Ao escolher poucas palavras-chave, você limita o potencial de resultados do seu projeto.
Não é preciso trabalhar muitas palavras em um mesmo texto, mas, sim, ter um planejamento para otimizar conteúdos diversos do site utilizando o máximo de palavras possível.
Cada palavra-chave possui um volume de buscas mensais. Dessa forma, se você limita a quantidade de palavras, automaticamente está limitando o número de pessoas que verão o conteúdo.
Escolher apenas palavras-chave muito concorridas
As palavras mais concorridas também são as que dão mais trabalho e demoram para te entregar algum resultado.
É importante fazer uma mescla de palavras-chave entre algumas que sejam mais concorridas (difíceis de otimizar) e outras menos concorridas (com mais chance de se posicionar).
Escolher só um tipo de palavra-chave
Ao escolher apenas uma categoria de palavras-chave, como nomes de produtos, por exemplo, você restringe absurdamente a encontrabilidade dos seus conteúdos – principalmente se essas palavras forem concorridas.
Faça uma mescla entre palavras-chave que correspondem aos nomes dos produtos que você vende e palavras-chave que representem uma informação dada ao cliente.
Dessa forma, é possível otimizar parte das palavras com mais agilidade enquanto trabalha aquelas que demandam mais tempo para trazer resultados.
2. Negligenciar os pilares básicos do SEO
Ainda hoje, muita gente acha que o SEO acontece de forma simples, bastando fazer pequenas mudanças para alcançar um bom posicionamento nos motores de busca.
Mas, na verdade, o SEO é um universo holístico que demanda muito estudo e atualização. Há inúmeros fatores de ranqueamento e é preciso trabalhá-los o máximo possível.
E o que as pessoas geralmente ignoram?
On page
O on page representa toda a parte de código fonte, configuração do servidor, desempenho do site, etc.
Ignorar tudo isso faz com que o site não tenha elementos importantes, como a tag canonical, linkagem interna bem-trabalhada, tempo de carregamento satisfatório, imagens leves, entre outras coisas.
Criação de conteúdo
Sites com conteúdos copiados (plagiados), duplicados ou mal-escritos custam caro para as estratégias de SEO.
A criação de conteúdo deve oferecer textos originais, relevantes e que se relacionam com o que a sua marca propõe ao consumidor.
Link building
As pessoas nem sempre dão a devida importância ao link building. No entanto, ganhar links em sites de terceiros é muito importante para a sua estratégia.
Ao criar materiais realmente bons, outros sites vão querer referenciar seu site – e isso mostra ao Google que você é uma autoridade no assunto, assim os algoritmos podem aumentar a sua encontrabilidade na internet.
3. Fazer SEO pensando apenas no algoritmo
Não basta pensar apenas nos algoritmos, já que a experiência do usuário está sendo cada vez mais necessária.
Ou seja, quando o usuário entra no seu site, ele precisa encontrar um bom conteúdo, ter uma boa navegabilidade, encontrar facilmente o que procura e se sentir satisfeito com toda a experiência de navegação.
Importante: a experiência do usuário não está totalmente atrelada aos dados que você encontra em programas de análise de página, como o PageSpeed Insights. É preciso ter senso crítico e analisar o site enquanto um ser humano que está ali com um objetivo e precisa ter acesso ao que procura com facilidade.
4. Não fazer o planejamento de longo prazo
Enxergue o SEO como uma verdadeira maratona. Quem começa a investir em otimização para mecanismos de busca nunca vai parar de se atualizar.
Praticamente todo dia o Google altera algo em seus algoritmos, então você precisa estar atento a isso para deixar seu site respondendo o máximo possível às boas práticas atuais.
Além disso, é preciso lidar com questões envolvendo a concorrência e uma criação de conteúdo que seja realmente relevante e eficiente.
Para tanto, é fundamental integrar todas as etapas, atividades e detalhes em um planejamento de longo prazo.
5. Não implementar na velocidade certa
As técnicas de SEO precisam ser implementadas na velocidade adequada. Isso significa que o especialista em SEO e a equipe responsável pela implementação devem trabalhar de forma alinhada para que todos os ajustes sejam feitos o quanto antes.
Se os ajustes não forem implementados semanalmente, fica muito difícil gerar bons resultados.
É altamente recomendável que o gestor marque reuniões semanais com a equipe de SEO e a equipe de TI para que todas as solicitações saiam do papel e sejam colocadas em prática.
6. Errar na metodologia
Não ter uma metodologia de trabalho em SEO é um erro grave e que traz prejuízos aos resultados.
De nada adianta trabalhar a otimização de sites de forma aleatória, focando apenas em um fator de ranqueamento ou em uma dica específica.
Isso faz com que as ideias acabem rápido (já que não houve um cronograma de implementações) e as estratégias não tragam os resultados esperados.
A metodologia de trabalho em SEO contempla várias etapas, como, por exemplo:
- Planejamento de longo prazo (como já foi dito);
- Rotinas de otimização semanais;
- Análises periódicas;
- Mensuração de resultados.
E como ter acesso à melhor metodologia de SEO? Conheça a Metodologia SEO Centric da Consultoria Digital!
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