O Spotify, uma das apostas dos empreendedores para 2021, presente para download tanto no sistema Android como no iOS, começa o ano com algumas novidades que prometem influenciar diretamente na experiência dos usuários. Uma das plataformas de música mais populares do mundo, que promete a expansão para 85 países, o alcance de um bilhão de usuários e que já consta na lista das estratégias de Marketing Digital de diversas marcas, começa a crescer o seu mercado investindo em funcionalidades que deixam o aplicativo ainda mais versátil.
Revolução na plataforma
Uma das novidades anunciadas pela marca é o lançamento de um serviço de áudio de alta qualidade para os usuários assinantes, o Spotify HiFi. Em anúncio feito pela empresa no dia 22 de janeiro, esse serviço tem como objetivo oferecer faixas de áudio com uma qualidade de CD em formato de lossless.
Além disso, está previsto também o lançamento do Spotify Clips. Essa ferramenta nova se assemelha aos stories do Instagram, ou seja, são posts temporários que poderão ser publicados pelos músicos da plataforma. O objetivo dessa nova funcionalidade é poder criar um espaço de relacionamento mais estreito entre os artistas e seus fãs usuários do Spotify. Os artistas poderão, por exemplo, compartilhar momentos de backstage ou de lançamentos de músicas.
Dentre as funcionalidades oferecidas aos músicos do aplicativo, o Canvas estará disponível para a utilização de todos os artistas. Esse serviço é uma opção de compartilhamento de vídeos curtos. Outras novidades do aplicativo são:
- Expansão do RADAR, serviço que procura e divulga novos músicos (no primeiro ano de funcionamento, 175 músicos foram apoiados);
- Disponibilização do modo Descoberta sem custos para gravadoras em formato beta;
- Spotify for Artists, utilizado por mais de um milhão de artistas ao mês e que estará pronto para uso em mais de 25 idiomas até o final do ano;
- Playlists serão atualizadas diariamente;
- Daily Mixes levarão em conta os gêneros mais ouvidos pelo assinantes, além das décadas;
- Criação de listas com os nomes de quem escreve e produz as faixas musicais.
- Criação do Spotify Audience Network destinado ao mercado publicitário, que oferecerá a possibilidade da criação de campanhas em formato de podcasts e propagandas.
Podcasts em expansão
Em relação aos podcasts, eles recebem destaque especial, já que ganham novas funções. Uma delas é, por exemplo, uma parceria com o WordPress, que tem como objetivo a transposição de palavras em áudio. Além disso, outra novidade é a possibilidade de realizar perguntas e pesquisas em tempo real, com o mecanismo de gravação de faixas em áudio e também em vídeo.
Entre as novidades mais esperadas nos podcasts está o lançamento do Renegades: Born in the USA, patrocinado pelo Dollar Shave Club e pela Comcast. O podcast conta com a participação de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e do artista Bruce Springsteen. Os primeiros episódios já estão disponíveis para os usuários.
Além disso, outros podcasts esperados na plataforma são os que serão criados em parceria com a Warner Media, que contarão com a presença dos personagens da DC, como a Arlequina, o Superman, a Mulher Maravilha, a Mulher Gato, Batgirl e o Coringa. O primeiro podcast, já confirmado, é o Batman Unburied, com previsão de lançamento para a metade do ano e um cenário guiado pelo universo das investigações.
Saiba também: Duas novidades para os usuários do Instagram