O processo de vendas é formado por um conjunto de etapas replicáveis que tem como objetivo fazer o potencial cliente avançar no funil de vendas. Esse processo se torna escalável quando adquire potencial para expandir e captar público frio, que nada mais é do que consumidores que ainda não conhecem sua empresa. Ou seja, para ser escalável, é preciso que o processo de vendas tenha capacidade de atrair novos clientes.
Aqui, na Consultoria Digital, sempre que um novo cliente fecha um projeto com a gente, realizamos o kick off, uma reunião feita na fase inicial de um projeto que visa alinhar todos os detalhes entre o cliente e a equipe que vai colocar em prática as ações planejadas.
Uma das primeiras perguntas que fazemos ao novo cliente durante essas reuniões é sobre quais estratégias ele utiliza para atrair seu público. Não é incomum ouvirmos como resposta que a estratégia consiste na participação de feiras do segmento, panfletagem nas ruas e indicação de clientes fidelizados.
Não há nenhum problema em investir nessas ações, a questão é que elas não são escaláveis. Veja só: para que a empresa possa participar de uma feira, é preciso que ela exista. Para que ela possa distribuir panfletos pelas ruas, é necessário que o clima esteja agradável. Para que um cliente fidelizado o indique, deve-se primeiro atrair esse cliente e fidelizá-lo.
O que queremos mostrar é que essas ações são oportunidades – muito bem-vindas, por sinal. Mas para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é preciso contar com processos de venda escaláveis, que garantam a atração de um grande volume de clientes sem a necessidade de depender do acaso.
Para conseguir escalar vendas, é preciso contar com um processo previsível a fim de fazer a atração de público frio, e isso só é possível por meio do marketing digital. Continue a leitura e descubra o porquê!
Como o marketing digital ajuda a escalar vendas?
Daniel Imamura, especialista em SEO, falou sobre esse assunto no vídeo acima. Dê play para conferir!
Diferentemente do que ocorre em canais de comunicação, como TV, rádio, revistas e jornais, no ambiente on-line, o potencial cliente pode interagir com a marca, e cada uma dessas interações gera dados capazes de fornecer grandes insights à empresa.
Assim, é possível monitorar e avaliar com precisão e em tempo real o comportamento do consumidor e o desempenho das ações executadas, gerando maior previsibilidade. Vale destacar ainda que, por meio de dados estatísticos, é possível prever possíveis cenários futuros.
Além do maior controle sobre os dados, o marketing on-line também oferece maior domínio sobre as ações a serem executadas. Por exemplo: para lançar uma campanha, é possível definir:
- Os canais de divulgação (Google, Instagram, Facebook);
- O perfil de cliente que se deseja impactar (gênero, faixa etária, localidade);
- Quando e quantas vezes a campanha aparecerá para o público-alvo.
Cabe dizer que é possível automatizar uma série de estratégias de marketing digital, então a divulgação das campanhas não depende da sua disponibilidade em promovê-las.
É importante salientar que a escalabilidade não está relacionada apenas ao aumento das vendas, mas também à sua retração.
Esse controle sobre a demanda permite que você possa interromper a campanha de marketing no momento em que seu estoque estiver vazio ou sua agenda, lotada. Portanto, um processo de vendas escalável oferece controle sobre sua expansão e retração.
Como você pode vender mais com marketing digital?
Veja algumas das principais estratégias de marketing on-line que podem tornar seu processo de venda escalável:
- Links patrocinados: nada mais são do que os anúncios pagos que aparecem na página de resultados dos motores de busca, rede de display, intervalo de vídeos e redes sociais;
- Inbound Marketing: trata-se do conjunto de estratégias de relacionamento com seus potenciais clientes que tem o objetivo de fazê-los avançar no funil de vendas;
- SEO: a sigla se refere a Search Engine Optimization, uma estratégia que visa otimizar as páginas vinculadas ao seu domínio na web para torná-las mais fáceis de serem lidas pelos algoritmos dos buscadores e posicioná-las entre os primeiros resultados exibidos nas páginas de busca – o que facilita que seus potenciais clientes o encontrem;
- Marketing de conteúdo: corresponde à criação de conteúdos textuais e visuais para diferentes canais de comunicação (sites, blogs, redes sociais, e-mail) visando apresentar ao público-alvo a sua empresa, produtos ou serviços, educá-lo sobre a importância deles, estreitar a relação entre a marca e os consumidores e persuadi-los a avançar no funil de vendas.
Conte com a Consultoria Digital
A Consultoria Digital é uma empresa especializada em diferentes estratégias de marketing digital com potencial para escalar vendas.
Se você deseja ter um maior controle sobre seu processo de vendas, mas ainda não sabe como fazer isso na prática, entre em contato com a nossa equipe e peça um orçamento!