5 dicas para vender serviços pela internet
Quando se fala de venda pela internet, logo se pensa em grandes e-commerces que vendem produtos físicos e digitais, mas muito pouco se pensa sobre a possibilidade de venda de serviços através do mundo digital.
Agora, quando vamos avaliar estratégias de vendas de serviços, temos que pensar em como tangibilizar o negócio para se tornar adquirível. E é nesse momento que passamos a encarar os serviços não como um “serviço” a ser realizado, e sim como uma solução a ser proposta ao cliente. Afinal, o cliente não está comprando um produto, e sim uma solução para algum problema ou necessidade.
Quer ficar por dentro de algumas estratégias de venda de serviços pela internet? Continue lendo este artigo.
Você é seu produto
Quando você vende serviços, está vendendo o seu tempo para executá-los, seu tempo que investiu para aprender a executá-los e suas capacidades para tal. Por isso, sua imagem pessoal é de extrema importância na hora de fazer ofertas.
Em teoria, você está vendendo todos os anos de estudo e prática que você teve até o momento para poder resolver, em pouco tempo, os problemas ou necessidades dos seus clientes.
Logicamente, isso não envolve somente sua pessoa em si, temos todo o processo de entrega, e a forma como você executa seu serviço. Mas, ainda assim, é você quem executa.
Outro ponto interessante de levantarmos é que você não está vendendo o serviço em si. Na verdade, está vendendo a solução.
Um dentista não vende o serviço de dentista, ele vende a melhora na dor de dente.
Um palhaço não vende o serviço de palhaço, ele vende diversão e alegria nas festas.
Um consultor de marketing digital não vende uma consultoria, ele vende o crescimento da empresa do cliente.
Por isso, as estratégias que vamos levantar são focadas em você e como você pode criar uma boa base de autoridade online para vender seus serviços online.
Gere autoridade
Para se fazer conhecido, você deve colocar a cara no sol. Estar onde seu cliente está é o primeiro passo para que comecem a te conhecer, por isso, sugerimos que você esteja em 3 canais muito especiais:
Tenha um site: reúna todas as suas informações em um só lugar. Quem é, o que faz, por que faz. Pense que é uma pessoa que está do outro lado e você está tentando vender seu serviço.
O que colocar em seu site? Confira um pequeno checklist:
- Seja bem específico naquilo que você quer oferecer de serviço
- Coloque cases de sucesso e depoimentos de clientes
- Se possível, tire foto e mostre as coisas que você faz
- Destaque seus diferenciais: o que você faz de diferente? Quem são seus clientes? Quais são suas garantias?
- Coloque suas informações de contato: nome, e-mail, telefone, Skype, etc.
Para ter um site, você não precisa contratar um webdesigner (é bom, mas não precisa). Existem diversas plataformas de site que oferecem essa possibilidade, de forma fácil e sem necessidade de conhecimento técnico.
Tenha redes sociais: como o nome já diz, seja social. Tenha uma rede social e a alimente. Entenda antes se aquela rede é adequada para o que você faz, e que você vai atualizar e ficar de olho nela.
Um exemplo bastante interessante que vivenciamos recentemente foi de um animador de festas. Esse animador de festa prestava o serviço de ser aquela pessoa que brincava e cuidava das crianças, enquanto os pais estavam longe. Seu trabalho, além de visual (fantasias, maquiagens, etc.), dependia muito de sua simpatia e carinho pelas crianças. Logo, uma rede social mais visual, como o instagram, seria uma ótima rede para seus serviços.
Ele nos contou que, mesmo não movimentando, tinha Facebook e Instagram, e que recebia muitos pedidos de orçamento, que eram ignorados, porque ele não verificava com regularidade suas redes sociais.
Imagina o tanto de oportunidade que essa pessoa acabou perdendo?
Tenha um blog: falar que você faz o que faz somente pelo simples fato de que você faz (ficou um pouco confuso, mas calma aí) é uma coisa redundante. Se falarmos para você o seguinte: “nos contrate, eu cuido do seu site”, você vai nos estranhar e se perguntar: “por que eu faria isso?”
Agora, se você ler este artigo, observar que nós temos autoridade no assunto e, assim, fazer-lhe uma proposta, você estará um pouco mais convencido de que nós entendemos do assunto e sabemos o que fazer para te ajudar.
E é aí que entra o blog. Além de ser uma forma de mostrar que você domina o assunto, estuda sobre ele e sabe o que fazer para resolver as necessidades alheias, você abre portas para ser encontrado.
Sabe por quê?
Por que as pessoas, quando precisam de algo, pesquisam no Google, e aparecem sites que informam a resposta do que a pessoa está procurando.
Se pesquisarmos “como desentupir uma pia”, seremos bombardeados por diversos artigos orientando o passo a passo de como realizar essa tarefa.
Se não conseguirmos desentupir a pia, é mais provável que a gente busque o serviço da pessoa que tentou nos ensinar, já que compreendemos que ela possui mais autoridade no assunto. Mas, se conseguirmos realizar a tarefa, ótimo para nós! Se, por exemplo, a privada entupir, também saberemos onde achar a solução e retornaremos àquele site, voltando, novamente, ao ciclo.
Qualidade nos seus serviços
É um detalhe meio óbvio de se falar. Nós sabemos.
Mas uma coisa que é de extrema importância na venda de serviços online: ter qualidade.
Tenha qualidade na prestação, tenha qualidade no atendimento, tenha qualidade, também, na hora de criar conteúdos para redes sociais e para o blog.
Tenha muito carinho e cuidado em tudo que você realiza, não faça, simplesmente, por fazer.
E lembre-se que na internet as pessoas podem se expressar muito facilmente. Um comentário com uma crítica ou avaliação negativa pode viralizar, o que pode, consequentemente, tomar proporções desastrosas.
A partir do momento em que criamos meios de contato, as pessoas irão usá-los.
Tenha uma base de dados
Hoje em dia, o e-mail é considerado o novo petróleo e é um mantra que levamos para nosso dia a dia, pois ele é a forma mais direta possível que você pode chegar em seus clientes, ex-clientes e potenciais clientes.
Achou um possível cliente, mas ainda não é o momento para ele contratar? Pegue o e-mail dele, seja presente em sua vida e, quando for o momento, ele, certamente, vai se lembrar de você.
Achou uma pessoa que se interessa pelo que você faz, mas não é necessariamente um cliente em potencial? Pegue o e-mail! Isso não o impede de te indicar para outras pessoas se gostar muito do que você faz.
Já prestou serviço ou vendeu algum produto para aquela pessoa? E-mail também! Ninguém garante que essa pessoa não precise novamente daqui a algum tempo. Se você permanecer perto dela, as chances de você repescá-la são maiores.
Existem infinitas possibilidades de usar o e-mail das pessoas e trazê-las para conhecer seus serviços e produtos e, até mesmo, convencê-las a contratar ou comprar.
Fazemos isso através das estratégias de Inbound Marketing. Um Inbound Marketing bem feito se torna um grande gerador de demandas, e melhor: ele faz isso automaticamente para você.
Mas, isso, se bem feito e com estratégia traçada. Não compre uma base de e-mails e saia disparando aleatoriamente, pois isso não dará certo, e você poderá ter problemas.
Quer saber mais? Nós somos uma agência de Inbound Marketing também. Nossa missão é ajudá-lo a vender mais.
Recapitulando a venda de serviços pela internet:
Confira o que foi apresentado neste post para que você possa vender serviços pela internet:
- Entenda que você não vende um serviço, e sim uma solução;
- Trabalhe sua marca pessoal;
- Gere autoridade;
- Tenha um site;
- Tenha redes sociais;
- Tenha um blog.
- Entregue qualidade;
- Colete e-mails.
Gostou de saber como vender serviços pela internet? Com essas dicas, nós esperamos que você coloque seus serviços online e possa abrir portas para novos negócios!
Se houver alguma dúvida, use a caixa de comentários.
Nos vemos em breve. Até logo!