Como vender serviços pela internet?

Sumário

5 dicas para vender serviços pela internet

Quando se fala de venda pela internet, logo se pensa em grandes e-commerces que vendem produtos físicos e digitais, mas muito pouco se pensa sobre a possibilidade de venda de serviços através do mundo digital.

Agora, quando vamos avaliar estratégias de vendas de serviços, temos que pensar em como tangibilizar o negócio para se tornar adquirível. E é nesse momento que passamos a encarar os serviços não como um “serviço” a ser realizado, e sim como uma solução a ser proposta ao cliente. Afinal, o cliente não está comprando um produto, e sim uma solução para algum problema ou necessidade.

Quer ficar por dentro de algumas estratégias de venda de serviços pela internet? Continue lendo este artigo. 

ilustração de funcionários montando ideias de como vender serviços pela internet

Você é seu produto

Quando você vende serviços, está vendendo o seu tempo para executá-los, seu tempo que investiu para aprender a executá-los e suas capacidades para tal. Por isso, sua imagem pessoal é de extrema importância na hora de fazer ofertas.

Em teoria, você está vendendo todos os anos de estudo e prática que você teve até o momento para poder resolver, em pouco tempo, os problemas ou necessidades dos seus clientes.

Logicamente, isso não envolve somente sua pessoa em si, temos todo o processo de entrega, e a forma como você executa seu serviço. Mas, ainda assim, é você quem executa. 

Outro ponto interessante de levantarmos é que você não está vendendo o serviço em si. Na verdade, está vendendo a solução.

Um dentista não vende o serviço de dentista, ele vende a melhora na dor de dente.

Um palhaço não vende o serviço de palhaço, ele vende diversão e alegria nas festas.

Um consultor de marketing digital não vende uma consultoria, ele vende o crescimento da empresa do cliente.

Por isso, as estratégias que vamos levantar são focadas em você e como você pode criar uma boa base de autoridade online para vender seus serviços online.

Gere autoridade

Para se fazer conhecido, você deve colocar a cara no sol. Estar onde seu cliente está é o primeiro passo para que comecem a te conhecer, por isso, sugerimos que você esteja em 3 canais muito especiais:

Tenha um site: reúna todas as suas informações em um só lugar. Quem é, o que faz, por que faz. Pense que é uma pessoa que está do outro lado e você está tentando vender seu serviço.

O que colocar em seu site? Confira um pequeno checklist:

  • Seja bem específico naquilo que você quer oferecer de serviço
  • Coloque cases de sucesso e depoimentos de clientes
  • Se possível, tire foto e mostre as coisas que você faz
  • Destaque seus diferenciais: o que você faz de diferente? Quem são seus clientes? Quais são suas garantias?
  • Coloque suas informações de contato: nome, e-mail, telefone, Skype, etc.

Para ter um site, você não precisa contratar um webdesigner (é bom, mas não precisa). Existem diversas plataformas de site que oferecem essa possibilidade, de forma fácil e sem necessidade de conhecimento técnico.

Tenha redes sociais: como o nome já diz, seja social. Tenha uma rede social e a alimente. Entenda antes se aquela rede é adequada para o que você faz, e que você vai atualizar e ficar de olho nela.

Um exemplo bastante interessante que vivenciamos recentemente foi de um animador de festas. Esse animador de festa prestava o serviço de ser aquela pessoa que brincava e cuidava das crianças, enquanto os pais estavam longe. Seu trabalho, além de visual (fantasias, maquiagens, etc.), dependia muito de sua simpatia e carinho pelas crianças. Logo, uma rede social mais visual, como o instagram, seria uma ótima rede para seus serviços. 

Ele nos contou que, mesmo não movimentando, tinha Facebook e Instagram, e que recebia muitos pedidos de orçamento, que eram ignorados, porque ele não verificava com regularidade suas redes sociais.

Imagina o tanto de oportunidade que essa pessoa acabou perdendo?

ilustração de documentos, barra de pesquisa e uma lupa dando referência a busca por como vender serviços pela internet

Tenha um blog: falar que você faz o que faz somente pelo simples fato de que você faz (ficou um pouco confuso, mas calma aí) é uma coisa redundante. Se falarmos para você o seguinte: “nos contrate, eu cuido do seu site”, você vai nos estranhar e se perguntar: “por que eu faria isso?”

Agora, se você ler este artigo, observar que nós temos autoridade no assunto e, assim, fazer-lhe uma proposta, você estará um pouco mais convencido de que nós entendemos do assunto e sabemos o que fazer para te ajudar.

E é aí que entra o blog. Além de ser uma forma de mostrar que você domina o assunto, estuda sobre ele e sabe o que fazer para resolver as necessidades alheias, você abre portas para ser encontrado.

Sabe por quê?

Por que as pessoas, quando precisam de algo, pesquisam no Google, e aparecem sites que informam a resposta do que a pessoa está procurando.

Se pesquisarmos “como desentupir uma pia”, seremos bombardeados por diversos artigos orientando o passo a passo de como realizar essa tarefa. 

Se não conseguirmos desentupir a pia, é mais provável que a gente busque o serviço da pessoa que tentou nos ensinar, já que compreendemos que ela possui mais autoridade no assunto. Mas, se conseguirmos realizar a tarefa, ótimo para nós! Se, por exemplo, a privada entupir, também saberemos onde achar a solução e retornaremos àquele site, voltando, novamente, ao ciclo.

Qualidade nos seus serviços

É um detalhe meio óbvio de se falar. Nós sabemos.

Mas uma coisa que é de extrema importância na venda de serviços online: ter qualidade.

Tenha qualidade na prestação, tenha qualidade no atendimento, tenha qualidade, também, na hora de criar conteúdos para redes sociais e para o blog.

Tenha muito carinho e cuidado em tudo que você realiza, não faça, simplesmente, por fazer.

E lembre-se que na internet as pessoas podem se expressar muito facilmente. Um comentário com uma crítica ou avaliação negativa pode viralizar, o que pode, consequentemente, tomar proporções desastrosas.

A partir do momento em que criamos meios de contato, as pessoas irão usá-los.

Tenha uma base de dados

Hoje em dia, o e-mail é considerado o novo petróleo e é um mantra que levamos para nosso dia a dia, pois ele é a forma mais direta possível que você pode chegar em seus clientes, ex-clientes e potenciais clientes.

Achou um possível cliente, mas ainda não é o momento para ele contratar? Pegue o e-mail dele, seja presente em sua vida e, quando for o momento, ele, certamente, vai se lembrar de você.

Achou uma pessoa que se interessa pelo que você faz, mas não é necessariamente um cliente em potencial? Pegue o e-mail! Isso não o impede de te indicar para outras pessoas se gostar muito do que você faz.

Já prestou serviço ou vendeu algum produto para aquela pessoa? E-mail também! Ninguém garante que essa pessoa não precise novamente daqui a algum tempo. Se você permanecer perto dela, as chances de você repescá-la são maiores.

Existem infinitas possibilidades de usar o e-mail das pessoas e trazê-las para conhecer seus serviços e produtos e, até mesmo, convencê-las a contratar ou comprar.

Fazemos isso através das estratégias de Inbound Marketing. Um Inbound Marketing bem feito se torna um grande gerador de demandas, e melhor: ele faz isso automaticamente para você.

Mas, isso, se bem feito e com estratégia traçada. Não compre uma base de e-mails e saia disparando aleatoriamente, pois isso não dará certo, e você poderá ter problemas.

Quer saber mais? Nós somos uma agência de Inbound Marketing também. Nossa missão é ajudá-lo a vender mais. 

Recapitulando a venda de serviços pela internet:

Confira o que foi apresentado neste post para que você possa vender serviços pela internet:

  • Entenda que você não vende um serviço, e sim uma solução;
  • Trabalhe sua marca pessoal;
  • Gere autoridade;
    • Tenha um site;
    • Tenha redes sociais;
    • Tenha um blog.
  • Entregue qualidade;
  • Colete e-mails.

Gostou de saber como vender serviços pela internet? Com essas dicas, nós esperamos que você coloque seus serviços online e possa abrir portas para novos negócios!

Se houver alguma dúvida, use a caixa de comentários.

Nos vemos em breve. Até logo!

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