Que o marketing digital está muito em alta todo mundo sabe, mas o que é preciso para vender mais nessa área?
A boa notícia é que há diversas estratégias dentro do marketing digital que você pode utilizar para vender mais. Por outro lado, é preciso muito conhecimento para se destacar perante a concorrência.
Entenda o que o marketing digital tem a oferecer para aumentar seu volume de vendas, de que forma você pode conquistar os melhores resultados e como ter ajuda de quem realmente entende do assunto.
O que é marketing digital?
Resumidamente, o marketing digital compreende diversas ações de comunicação via internet que visam chamar a atenção de um determinado público, a fim de alcançar um objetivo específico, que pode ser:
- Disseminar o conteúdo;
- Aumentar as vendas;
- Gerar engajamento;
- Reforçar a marca.
Com isso, ao fazer marketing digital adequadamente, você consegue mostrar sua marca e seus produtos ou serviços de maneira certeira, o que tende a aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.
O que o marketing digital pode oferecer?
Há diversas estratégias no marketing digital que podem te ajudar a alcançar seus objetivos e vender mais. As principais que podem ser utilizadas em praticamente todos os nichos e setores de empresas são:
Redes sociais
Criar um perfil ou página nas redes sociais é uma das estratégias mais simples e comuns que as empresas adotam para aumentar a visibilidade da marca na internet.
O principal objetivo dessa estratégia é justamente conversar com o público-alvo. Lembrando que cada público tende a estar mais presente em uma rede especificamente, por isso é muito importante fazer um estudo e averiguar onde ele se encontra.
Afinal, se o seu público está mais concentrado no Instagram, não faz sentido investir tanto tempo e recursos no LinkedIn, por exemplo. Entenda seu público para criar um perfil que se comunique muito bem com essas pessoas.
Por fim, é nas redes sociais que você pode mostrar os seus produtos, dar detalhes dos seus serviços e comunicar os diferenciais da sua marca, além de interagir com o máximo de pessoas possível para cativar e engajar o seu público.
Anúncios on-line
Outra estratégia bastante comum diz respeito aos anúncios on-line. Eles atingem o público-alvo em cheio e mostram ofertas com o intuito de incentivar uma compra – ou seja, aumentar as vendas de uma empresa.
Você pode fazer anúncios no Google, no Facebook e no Instagram, por exemplo, visando divulgar seus produtos ou serviços. Trata-se de uma estratégia paga e conhecida por trazer resultados a curto prazo.
Importante: ao contrário dos anúncios em rádio e TV, que aparecem para todas as pessoas, na internet é possível segmentar qual público verá as suas ofertas, o que aumenta significativamente as chances de vender mais.
Os anúncios podem tanto direcionar o público para um site (e-commerce) quanto diretamente para o seu WhatsApp.
SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia muito importante para aumentar as vendas.
A otimização de sites faz com que o seu site ou e-commerce apareça nas buscas que o seu público-alvo faz no Google (ou outros buscadores).
Ou seja, quando alguém entra no Google e faz uma pesquisa sobre o seu nicho, e você investe em um bom SEO, é esperado que o seu site seja indicado entre as primeiras respostas.
Essa estratégia é orgânica, ou seja, é o próprio algoritmo que seleciona seu site para ficar entre os 10 primeiros resultados de pesquisa – e você não paga nada para isso.
Importante: o tráfego orgânico é gratuito. Quando o usuário clica em um resultado de pesquisa orgânico, não é necessário pagar nada ao Google.
Aproveite e confira nosso Guia Prático de SEO.
Inbound Marketing
Outro pilar do marketing digital é o Inbound Marketing, uma metodologia que visa criar e estreitar o relacionamento entre a sua marca e o público.
Nesse público podemos incluir clientes antigos, clientes novos, ex-clientes, pessoas que já conhecem sua marca e se cadastraram para receber informações e quem mais estiver na sua base de contatos.
Por meio de e-mails, por exemplo, você concede informações sobre seus produtos ou serviços, além de oferecer condições especiais para cada um desses leads de acordo com o perfil e os interesses individuais.
Dessa forma, você estreita o relacionamento com seus contatos, mantém a imagem da sua marca viva na memória dessas pessoas e as incentiva a acessar o site e conferir de perto todas as possibilidades.
Entenda como as possibilidades do marketing digital te ajudam a vender mais
Agora que você conhece as principais possibilidades do marketing digital, entenda como elas podem te ajudar a vender mais!
A equipe da Consultoria Digital desenvolveu uma planilha para exemplificar como cada estratégia pode influenciar no seu faturamento. Veja o vídeo em que Daniel Imamura, especialista em marketing digital, fala sobre cada uma delas:
Anúncios
Estudos de mercado afirmam que a cada 100 visitantes no seu site, a tendência é que 1 feche uma compra.
Ou seja, se você trouxer 500 visitantes para o seu site, com a taxa de conversão de 1%, serão 5 pedidos feitos.
Claro que isso tem um custo – e é aqui que está o pulo do gato. Se para trazer 500 visitantes você precisou gastar R$ 500,00, por exemplo, no final das contas, você está “empatando” dinheiro.
Por isso, é preciso ficar de olho no custo por clique (CPC) justamente para colocar na balança o quanto você está vendendo e o quanto precisa investir.
Redes sociais
Suponha que você já tenha um perfil em uma rede social, como o Instagram, com vários seguidores, e conseguiu gerar mil visitas para o seu site.
Apesar de ser uma quantia considerável, é preciso analisar a qualidade de tráfego, ou seja, quantas dessas pessoas realmente representam uma oportunidade de venda.
Na nossa projeção, a taxa de conversão das redes sociais tende a ser inferior em comparação aos anúncios justamente porque quem clica no anúncio tem bastante interesse, enquanto as redes sociais chamam bastante a atenção de curiosos.
Importante: esse tráfego é ótimo para gerar engajamento, mas é preciso analisar se a rede social está de fato trazendo resultados nas vendas.
SEO
Com SEO, é possível trabalhar milhares de palavras – e quanto mais palavras forem trabalhadas, maiores são as chances de o seu site aparecer nas respostas de pesquisas feitas no Google.
Com SEO, você pode atrair 10 mil pessoas para o seu site (e até mais) desde que o trabalho seja bem-feito.
O bom dessa estratégia é que a taxa de conversão tende a ser bem alta, uma vez que a pessoa que chega até o site estava pesquisando exatamente sobre o seu nicho – ou seja, ela já está engajada e tem uma grande chance de adquirir a sua solução.
Inbound Marketing
Ao trabalhar uma base de contatos, você consegue conversar diretamente com um grande número de pessoas, envolvendo clientes, ex-clientes e interessados na sua marca.
Sempre que disparar um e-mail marketing para 5 mil contatos, por exemplo, a tendência é que, no mínimo, 100 pessoas fechem um pedido, com taxa de conversão de 2%.
Importante: na projeção feita pela CD, ao investir nessas estratégias de marketing digital, você pode gerar um faturamento em vendas de, no mínimo, R$ 26 mil.
Saiba como vender mais com marketing digital
Agora que você entendeu o potencial que o marketing digital tem para aumentar as suas vendas, que tal saber ainda mais sobre o assunto?
O blog da CD está repleto de conteúdos sobre marketing digital e materiais ricos para te ajudar a dominar o assunto.
No mais, a CD é uma agência de Marketing Digital especializada em SEO, redes sociais, anúncios e Inbound Marketing, estando mais que preparada para te ajudar a vender mais pela internet.
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