Você certamente já ouviu falar dos podcasts, não é mesmo? Ou melhor, é provável até que você já tenha ouvido um ou que tenha uma lista dos seus preferidos para cada assunto.
A verdade é que esse tipo de formato já ganhou os corações – e os ouvidos – da maioria das pessoas do Brasil e do mundo. Mesmo que essa seja uma mídia praticamente consolidada, ainda não é tarde demais para que a sua empresa aproveite os benefícios que ela pode oferecer.
Neste artigo, você encontra algumas das principais dicas para que o podcast se torne o próximo grande passo na estratégia de comunicação da sua empresa!
O que é um podcast?
Se você não faz ideia do que estamos falando, deixe-nos explicar. Podcasts são como aqueles programas de entrevistas e conversas informais que estamos acostumados a ouvir nas rádios, exceto pela parte em que eles não são transmitidos ao vivo, estando disponíveis em plataformas de streaming, como o Spotify ou o Deezer, por exemplo.
Um podcast, que é uma série dessas entrevistas e bate-papos organizados por temporada, normalmente, tem um ou mais anfitriões fixos que se dedicam a explorar tópicos dentro de temáticas gerais, como economia, saúde, ciência, e por aí vai.
A facilidade com que esses conteúdos podem ser acessados e sua ampla variedade de assuntos abordados fez o formato cair de vez no gosto do público. De 2017 para 2019, o consumo de podcasts subiu em 500%, fazendo com que o ano fosse declarado como o “ano do podcast” pelos especialistas da plataforma de streaming Spotify.
Você sabia que agora os podcasts do Spotify também poderão ser reproduzidos em vídeo?
Quais as vantagens de usar esse formato na comunicação da minha empresa?
Podcasts são mídias importantes, principalmente se o seu público-alvo tem o costume de passar bastante tempo conectado à Internet. E, falando em termos práticos, quem é que não tem esse costume atualmente?
Além disso, esse é um conteúdo acessível e que pode ser consumido com outras atividades cotidianas de forma simultânea. Outro grande benefício dessa estratégia é a atração de público qualificado para a sua marca, uma vez que o assunto abordado pode ser bem específico.
Ao criar um podcast, sua empresa também vai estabelecer uma relação de confiança com seus clientes, assim como ganhar visibilidade e despontar como uma referência na área.
Como aplicar o podcast no Marketing Digital da minha empresa?
Para ter um podcast de sucesso, existem alguns detalhes que precisam ser resolvidos antes da grande estreia, como mostramos a seguir:
Encontre um tema relevante para o seu público
Tenha em mente quais são as dores dos seus possíveis clientes e procure conciliar essas necessidades com as temáticas que serão abordadas. Lembre-se de que, embora o seu objetivo possa ser a conversão em vendas, você precisa conquistar seu público antes que ele confie em você o bastante para fazer uma compra.
Vale a pena fazer uma pesquisa para entender o que seus concorrentes estão falando e, ainda mais importante, o que eles estão deixando de lado. Dessa maneira, você poderá oferecer um conteúdo diferenciado e original.
Pense em como esse conteúdo será consumido
A duração de cada episódio e o cronograma de lançamentos de cada um deles são variáveis importantes para decidir o sucesso do seu podcast. Procure estudar como é a rotina do seu cliente e adeque a sua comunicação como julgar necessário.
Invista em aparelhos de qualidade
O único contato que seus ouvintes terão com o conteúdo é por meio da audição; portanto, o som deve estar disponível em alta qualidade. Investir em um microfone mais robusto e boas ferramentas de captação de áudio pode evitar problemas com mau funcionamento e falhas no som, salvando sua empresa de uma situação embaraçosa.
Você conhece o podcast da Consultoria Digital?
O Bate-papo Digital é um podcast sobre Marketing Digital, negócios e todas as novidades desse mercado tão dinâmico. Você pode acompanhá-lo no Spotify, ou assistir às discussões em nosso canal do YouTube.
Quer aplicar o podcast às estratégias da sua empresa?
Conseguir clientes enquanto dá visibilidade à sua empresa parece o melhor dos dois mundos, não é mesmo? Com os podcasts, isso é possível! A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital especializada em criação de conteúdo e pode te auxiliar nessa empreitada. Conte com a nossa experiência para ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos.