Atualmente, o YouTube é uma das principais redes sociais, especialmente para quem busca por informações e explicações dinâmicas.
Os vídeos são meios de comunicação eficientes, sendo uma forma muito interessante de fazer marketing digital.
Ou seja, pelo YouTube, você pode fazer muito mais do que vídeos institucionais sobre sua empresa ou vídeos de propaganda.
Entenda como você pode utilizar o YouTube em sua estratégia de marketing digital, que tipo de conteúdo produzir e de que maneira aplicar as boas práticas de SEO em seu canal.
Como usar o YouTube no marketing?
No seu marketing digital, você pode usar o YouTube para:
Gerar interação
Quando o público se interessa pelo seu conteúdo no YouTube, ele tende a interagir pelos comentários, compartilhar em outras redes sociais, assistir a outros vídeos do seu canal e indicar para amigos.
Mas é importante ressaltar que, para criar esse nível de interação, é preciso vincular vídeos que sejam realmente informativos e relevantes, além de utilizar os recursos que a plataforma tem a oferecer.
Fazer a segmentação do seu público
No marketing, a segmentação de público-alvo é bastante importante para promover mais assertividade na hora de oferecer seus conteúdos.
Hoje, há ferramentas que você pode utilizar para segmentar seu público dentro do YouTube, levando em consideração variáveis como: palavras-chave, interesses dos usuários, áreas de atuação e até mesmo informações demográficas (como idade e gênero).
Atrair seguidores
Ao oferecer conteúdos que entreguem ao usuário as respostas para o que ele procura, você consegue mostrar ao seu público que entende do assunto.
Com o passar do tempo, gera-se um ciclo virtuoso em que quanto mais conteúdos informativos você fizer, mais seguidores chegarão até o seu canal.
Para que seu canal realmente atraia seguidores, é preciso prepará-lo adequadamente: faça títulos objetivos e chamativos, preencha os campos de descrição, elabore capas de vídeo (ou thumbnails) atraentes e chamativas, além de realizar uma gravação em que a imagem e o áudio fiquem em alta qualidade.
Em nosso canal, mostramos como você pode fazer as capas dos seus vídeos de forma fácil e prática. Não deixe de conferir!
Analisar dados e métricas
Para potencializar seu marketing utilizando o YouTube, você pode coletar dados e analisar o desempenho dos vídeos vinculados ao seu canal – mas por que isso é importante para o marketing?
Por meio desses dados e métricas, é possível saber quantas pessoas viram seu vídeo, quantas delas deram like, quais assistiram ao vídeo até o final, entre outras informações que são imprescindíveis para saber quais conteúdos são mais engajadores no seu nicho.
Gerar autoridade
Produzir vídeos pode te ajudar a gerar autoridade e relevância para a sua marca, pois mostra aos usuários a sua expertise no assunto, o que também faz com que você saia na frente da concorrência.
Quem produz um conteúdo interessante chama a atenção, consolida-se como especialista no assunto e, até mesmo, influencia o comportamento dos clientes em potencial.
Por que ter um canal no YouTube?
Se você se pergunta se vale a pena ter um canal no YouTube, saiba que, além de ajudar na divulgação da marca e estreitar o vínculo com seu público, essa rede social traz mais três ótimas razões para investir em vídeos:
- Trata-se de uma forma de gerar engajamento gratuitamente;
- É uma rede considerada estável, já que pertence ao Google;
- Dispõe de ferramentas para te ajudar na divulgação do seu conteúdo.
Aliás, são tantas as razões pelas quais vale a pena investir no YouTube que nós resolvemos gravar um vídeo falando apenas sobre por que você deve ter o seu próprio canal.
Ainda que muita gente siga o caminho tradicional de produção de vídeos – isto é, para fazer publicidade e ganhar dinheiro com a monetização –, há outras razões pelas quais você deve investir em um canal no YouTube.
Se você focar em atrair a atenção do seu público, identificando quais são os potenciais assuntos para tratar, quais informações o seu público procura e com qual linguagem ele se identifica, chamará a atenção de leads qualificados, aumentando a confiabilidade da sua marca e criando uma audiência fiel.
Identifique o que o seu público-alvo gosta de consumir no YouTube e qual é o melhor tipo de conteúdo para se comunicar com ele. Assim, você terá altas chances de fazer sucesso na rede.
Quer saber tudo sobre criação de conteúdo para o YouTube? Baixe nosso e-book sobre o assunto.
Que tipo de conteúdo produzir?
Há três principais tipos de vídeos para produzir a fim de publicar no YouTube. São eles:
Tutoriais
Grande parte das pessoas que querem aprender alguma coisa rapidamente, de forma segura e gratuita, vão para o YouTube. Isso porque, na hora de seguir um tutorial, a preferência é por vídeos em vez de textos.
Vídeos educativos
Mais do que divulgar seu produto, é preciso educar o usuário para que ele perceba que você tem a solução para os problemas dele.
Por meio dos vídeos, você entrega informações relevantes gratuitamente, criando relevância entre seu público e fazendo com que ele aprenda mais sobre a sua marca, produtos ou serviços de forma natural.
Aproveite para conferir um passo a passo que elaboramos para você criar seu primeiro vídeo no YouTube da forma correta.
Vídeo ads
Os vídeos para ads são em formato de anúncios, muito utilizados para aumentar os views.
Para quem quer investir recursos financeiros, essa é uma maneira bacana de ajudar a aumentar as visualizações e tornar o canal mais relevante.
Agora, se a ideia for otimizar seu canal de forma orgânica, ou seja, gratuita, você precisa investir em SEO para YouTube.
SEO para YouTube: como fazer?
Para fazer SEO no seu canal do YouTube, siga estes 5 passos cruciais:
Defina uma palavra-chave principal e as secundárias
A escolha das palavras-chave é um dos principais processos na hora de fazer o SEO em uma rede.
Isso porque ela indexa seu conteúdo e faz com que ele fique visível aos usuários que pesquisam pela palavra em específico ou por termos similares.
Não se esqueça de posicionar essa palavra-chave em locais específicos, como no título do vídeo, na descrição e nas tags.
Elabore um título instigante
Na hora de criar o título do seu vídeo, leve em consideração que ele precisa contar a palavra-chave principal e ser relevante para o seu público.
Pense em um título em que você clicaria se fosse o consumidor e não se esqueça de usar uma frase curta e objetiva.
Crie uma descrição com as principais informações
O campo de descrição costuma ser negligenciado por parte das marcas que produzem conteúdo em vídeo, mas é uma ferramenta importante na hora de convencer a pessoa de que ela precisa assistir para obter informações relevantes.
Forneça as principais informações sobre o que será falado no vídeo, utilize termos-chave e não se esqueça de colocar o link do seu site ou das suas outras redes sociais.
Use tags no vídeo
Os marcadores do YouTube, ou as tags, são outro elemento que influencia no SEO do canal.
Você pode utilizar as tags para ajudar o YouTube a identificar o assunto do seu vídeo e fazer a indexação correta. Assim, quem pesquisar sobre o assunto poderá encontrar o seu conteúdo com mais facilidade.
Faça uma consultoria de SEO para YouTube
A consultoria de SEO para YouTube tem como objetivo melhorar o posicionamento dos seus vídeos toda a vez que algum usuário fizer uma busca relacionada ao tema.
Além disso, por meio de SEO para YouTube, você pode atrair mais visitantes, aumentar o engajamento da sua marca e preparar esse público para fechar uma compra ao direcioná-lo para o seu site.
Ficou interessado na consultoria de SEO para YouTube? Nós, da Consultoria Digital, somos especialistas em SEO e podemos ajudar a melhorar o posicionamento e a visibilidade dos seus vídeos no YouTube.
Falando em YouTube, em nosso canal há diversos conteúdos sobre SEO, Conteúdo, Redes Sociais e muitos outros nichos do Marketing Digital. Não deixe de conferir e de se inscrever para nos acompanhar por lá!