Para atrair clientes e se diferenciar da concorrência, é preciso investir em estratégias de marketing, definição de objetivos e produção de bons materiais, mas, mais do que isso, é necessário investir na entrega de um bom produto.
Afinal, de nada adianta ter um marketing excelente se o produto deixa a desejar.
Deve-se fazer um estudo minucioso e desenvolver análises para entender se o que sua empresa está oferecendo realmente entrega valor ao cliente ou se é preciso realizar melhorias.
Confira nossas dicas e veja como saber se o seu produto é realmente bom!
O seu produto é realmente bom?
Essa pode parecer uma pergunta um tanto quanto simples e óbvia, sendo que muitas pessoas tendem a responder “sim” sem nem parar para pensar, mas você vai ver que há toda uma análise a ser feita e pontos importantes a serem considerados aqui.
No fim da análise, pode ser que o seu produto não se mostre tão bom assim, e isso pode ser positivo no sentido de te dar as informações de que você precisa para realizar as modificações e otimizações necessárias.
O que deve ser analisado?
Várias empresas gastam rios de dinheiro com marketing digital, mas não conseguem bater as metas de vendas – e isso não é culpa do marketing.
Se o marketing gera visitas para o site, por exemplo, mas as vendas não fecham, é um forte indício de que algo está errado e não são as estratégias de comunicação.
No mais, há outros aspectos que precisam ser analisados, como as próprias etapas da jornada de compra. Processos como entrega, frete e forma de pagamento também contam como diferenciais na hora de um cliente avaliar o seu produto e decidir pela compra.
Veja o que precisa ser analisado neste vídeo da Consultoria Digital:
Então, analise:
Os diferenciais do seu produto
Perante a concorrência, o que o seu produto ou serviço tem a oferecer que seja único, ou seja, só ele tem e mais ninguém?
Se o produto não tiver diferenciais, o que é possível a depender do nicho, é preciso investir em outras formas de se destacar, incluindo a qualidade desse produto, da jornada de compra, do atendimento e da entrega.
O custo-benefício do produto é bom? Ao compará-lo com o de um concorrente, eles se igualam? Qual visão o cliente tem dos processos inerentes à experiência de compra?
Se o produto não tiver diferenciais de preço e de qualidade, é preciso fazer uma reestruturação completa
Qualidade da entrega
Falando da entrega especificamente, é importante ressaltar o quanto esse tópico é delicado para as empresas por envolver as expectativas do consumidor.
Desde a embalagem até como o produto chega à casa do consumidor, sua empresa precisa estar atenta para possibilitar a melhor experiência possível ao cliente.
Afinal, de nada adianta o produto estar bem-embalado se a entrega ultrapassar o prazo estipulado. Da mesma forma, ainda que a entrega seja ágil, o consumidor vai se frustrar se notar que o transporte não foi feito com segurança e há danos na embalagem.
Para evitar trocas, devoluções e avaliações negativas no site, é fundamental investir em uma entrega de qualidade – e, de preferência, melhor que a da concorrência.
Em que sua empresa se difere da concorrência
Responda às seguintes questões para saber se sua empresa se difere da concorrência:
Sobre o preço
O seu preço é melhor em comparação ao dos concorrentes?
Sobre o prazo de entrega
Sua empresa consegue oferecer diferentes opções de entrega e fazê-las com segurança e agilidade?
Sobre o frete
É possível oferecer condições especiais de frete? Sua taxa é menor? A transportadora escolhida para esse serviço é confiável?
Sobre as condições de pagamento
Você fornece diferentes formas de pagamento? Seu cliente pode parcelar a compra? As parcelas são livres de juros?
Importante: se as respostas para as perguntas acima forem negativas, ou seja, se o seu preço não é o melhor do mercado, se o prazo de entrega é pior que o da concorrência, se o frete costuma dar problema e se as condições de pagamento não beneficiam o consumidor, sua empresa apresenta questões problemáticas que estão influenciando diretamente as vendas.
Onde está o problema?
Ainda supondo que as respostas das perguntas acima foram negativas, você começa a perceber que o problema em alcançar as metas de vendas não está no marketing digital, e sim na qualidade do produto e/ou da experiência de compra.
A empresa precisa olhar para dentro, para o seu próprio produto e processos. Caso contrário, o marketing digital será tido como “bode expiatório” do insucesso das vendas, o que, além de ser uma injustiça, não solucionará o problema inicial: as vendas fracas.
Como resolver o problema com o produto?
Se o produto é “só mais um” no mercado, isto é, não tem diferencial de qualidade, de preço, de entrega, de frete ou de custo-benefício em geral, é preciso partir do princípio de que não existe marketing bom para produto ruim.
Ou seja, não há marketing milagroso que salve um produto ruim. A solução? Ser humilde, olhar para o próprio produto, fazer uma análise minuciosa e entender o que é preciso fazer para melhorar.
Tem dúvidas se seu produto é realmente bom? Faça um exercício sincero e se coloque no lugar de um futuro cliente seu, perguntando-se o que te motivaria a comprar o seu produto e não o da concorrência.
Posteriormente, será preciso mudar algumas coisinhas no que tange ao seu produto ou serviço e como você o divulga. Aproveite para ver o vídeo em que Daniel Imamura, CEO da CD, levantou a reflexão sobre o que leva as pessoas a comprarem de você e não da concorrência:
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A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer sua empresa vender mais pela internet.
Veja como se diferenciar da concorrência com as inúmeras dicas disponíveis em nosso blog e conheça mais sobre o trabalho da CD na aba Serviços aqui do site.