Como saber se a agência está entregando resultados
Fala pessoal, aqui é o Daniel Imamura, da Consultoria Digital, e no vídeo de hoje eu vou te ajudar a entender se a sua agência realmente está te ajudando a gerar resultados efetivos para o seu negócio. Então, vamos lá?
Sua agência está gerando uma demanda recorrente para você?
Sim, é muito importante você entender se a sua agência está gerando demanda recorrente para o seu negócio.
O que são essas demandas recorrentes? São leads entrando no seu pipeline de vendas, são pessoas baixando seu e-book e entrando na sua base de Inbound Marketing, na sua base de emails, se tem gente se cadastrando na sua newsletter. Ou seja, se tem sempre fluxo de novas pessoas chegando até você e deixando o contato. Isso vai gerar uma demanda para você mandar o seu E-mail Marketing, vai gerar uma demanda para seu time comercial entrar em contato e, potencialmente, fazer uma venda. Então, é muito importante que, mensalmente, a sua agência esteja entregando coisas novas, novos leads, gerando mais pessoas cadastradas na sua base todos os meses.
Isso vai te gerar uma demanda recorrente mês após mês.
Se você olhar pra trás e pensar ”nossa, faz meses e meses que não chega nem um lead pelo site, ninguém mais se cadastrou na nossa newsletter, ninguém faz mais nenhum comentário nas nossas ações de marketing”, então, provavelmente, as ações que você está fazendo não estão impactando as pessoas, não estão gerando demanda para dentro da sua empresa. Se esse é o cenário que você está enfrentando agora, já é o primeiro passo para você identificar que sua agência não está sendo efetiva, ela não está gerando uma demanda decorrente.
Sua agência está te vendendo resultados constantemente?
O que eu quero dizer com vender resultados constantemente: é muito importante, quando você está fazendo qualquer tipo de projeto, que você veja a evolução do trabalho que está sendo executado, ele tem que estar surtindo algum efeito.
Claro que sabemos que há projetos de médio e longo prazo, por exemplo, como os trabalhos de SEO, mas você consegue saber nas primeiras semanas, no primeiro mês de trabalho, se a coisa já está indo para um lugar legal, ou seja, se está apontando o gráfico para cima. Porque é assim que você vai ver se estão conseguindo implementar tudo aquilo que foi te vendido no escopo de trabalho, se estão conseguindo ganhar, mesmo que pequenas, posições no trabalho de SEO. Ainda que não tenha ficado em primeiro lugar, você saiu da vigésima posição para a décima quinta posição. Isso já é um pequeno indício de que você está tendo pequenos resultados com a sua agência.
É muito importante que haja essa comunicação com você, que é o cliente. Aqui na Consultoria Digital, zelamos muito por isso. Esse é o motivo pelo qual temos nosso time de Customer Success que, semanalmente, entra em contato com nossos clientes para mostrar todas as pequenas vitórias que nós tivemos na última semana e o que temos para trabalhar na próxima. Então, fique atento se a sua agência não está muito quietinha há muito tempo, pois isso pode ser um indicador de que as estratégias não estão dando certo. Dê aquela perguntada para ver se não é só uma falha de comunicação ou se, de repente, tem um problema mais grave pelo qual sua agência não está te entregando resultados.
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Você sabe quais são as metas do seu projeto?
Falei, no item anterior, que é muito importante a gente saber sobre as pequenas vitórias que estão acontecendo no projeto. Mas, pra saber se você está indo na direção certa, você precisa saber qualquer é a meta do projeto.
Se o projeto não tem uma meta clara entre você e a sua agência, ou seja, você pede algo para eles como meta e eles concordam que aquilo é uma meta factível, que é uma meta real para o projeto, se isso não está claro para você e seu time, temos um problema muito sério.
Provavelmente, vocês não estão alinhados com a agência, que pode estar pensando em entregar um tipo de resultado e vocês estão esperando outro resultado. Assim, vai haver o desencontro das informações, a quebra da expectativa, e você vai perceber que a agência não está gerando resultado. Mas, na verdade, é porque: não existe meta definida, a meta não está clara ou cada um tem a sua meta.
Tudo isso vai gerar um pequeno desgaste no relacionamento e você vai achar que sua agência não está gerando resultados para você.
Então, se você não sabe quais são as metas do seu projeto de Marketing Digital, das suas ações de marketing, sente de novo com a sua agência e ponha isso no papel, pois é muito importante para você conseguir avaliar os resultados do trabalho que está sendo feito.
Você está recebendo relatórios periodicamente?
Como eu falei, nós temos nosso time de Customer Success, que entra em contato semanalmente com os clientes, fala o que foi entregue na semana anterior, o que está sendo entregue nesta semana, quais foram as pequenas vitórias do projeto nesse período. Isso é uma espécie de relatório, de prestação de contas, que acontece semanalmente. Mas nós também mandamos o relatório mensalmente para nossos clientes com o fechamento de acessos, conversões, das ações que foram feitas no mês para que o cliente possa acompanhar tudo, etapa por etapa, a evolução de tudo que está acontecendo, para que ele possa, realmente, ver o resultado do trabalho para o qual ele contratou a nossa agência.
Se você não recebe nenhum tipo de relatório semanal, mensal, é só aquele papo de vendedor de que está tudo certo com o seu projeto, que estão fazendo todo o possível, fique ligado. Pode ser que os resultados não estejam acontecendo.
Peça para receber esses tipos de relatórios, pois é muito importante que eles existam. Se, de repente, eles não podem mandar semanalmente, porque não está dentro do seu escopo de trabalho, peça, pelo menos, um fechamento mensal. Tem que fazer parte do trabalho a prestação de contas, afinal, você, como cliente, está pagando por um serviço. Você precisa ver o que está acontecendo com o dinheiro que você está investindo no seu Marketing Digital.
Essas são as dicas do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Se você gostou, deixe seu joinha. Caso não seja inscrito no canal, se inscreva, ative o sininho para receber nossas notificações. Eu vou deixar na tela mais dois vídeos para você continuar acompanhando o nosso trabalho aqui no canal da Consultoria Digital e eu te vejo em um próximo vídeo.