A sigla CAC vem da expressão Customer Acquisition Cost, que significa o mesmo que Custo de Aquisição de Clientes, em português. Ou seja, o CAC nada mais é do que o investimento médio necessário para conquistar um novo cliente.
Essa métrica é fundamental para indicar a eficiência das ações de marketing e vendas e a saúde financeira do negócio. Isso porque o CAC permite verificar se o valor aplicado para atrair um novo cliente é menor que o do ticket médio ou LTV (Lifetime Value ou valor de tempo de vida, em português), isto é, se você está obtendo lucro.
As ações de marketing e vendas consideradas eficientes são aquelas que unem bons resultados com baixo investimento. Dentro do marketing digital, há diversas formas de aumentar essa eficiência a partir da redução do CAC. Quer saber quais são elas? Siga com a gente!
Como calcular o CAC?
Basicamente, o cálculo do CAC consiste em dividir a soma de todo o investimento em marketing e vendas pelo número de clientes adquiridos em determinado período de tempo. A somatória de investimentos deve considerar itens como:
- Salário da equipe de marketing e vendas;
- Comissões de venda;
- Capacitação dos colaboradores;
- Compra ou manutenção de equipamentos e materiais;
- Assinatura de softwares;
- Anúncios pagos;
- Telefonia, entre outros.
Para que fique mais claro, vamos a um exemplo. Imagine que você deseja saber o CAC do mês passado. Para isso, é preciso conferir quanto foi investido para atrair novos clientes e quantos clientes você conquistou no referido mês. Suponhamos que o investimento foi de R$ 10 mil e que você conseguiu atrair 50 novos clientes com esse valor:
Ou seja, você investiu em média R$ 200,00 para atrair cada um dos novos clientes. Mas o que isso significa? É um valor aceitável ou não? Confira o próximo tópico e descubra como interpretar o seu CAC.
Como saber se o CAC está bom?
Como dito antes, ao analisar o CAC em relação ao ticket médio (valor médio gasto pelos clientes em cada compra) ou LTV (valor médio que cada cliente paga para sua empresa durante um determinado período de tempo), é possível saber se o negócio está gerando lucro ou não.
Retornando ao exemplo anterior, se o valor médio gasto por cada cliente na sua empresa for de R$ 500,00, significa que o CAC é satisfatório, visto que você estará obtendo R$ 300,00 de lucro. Agora, se o ticket médio fosse de R$ 100,00, você estaria em maus lençóis, dado que sofreria um prejuízo de R$ 100,00 a cada nova compra que conquistasse.
Caso você atue na área de prestação de serviços e faça uso da modalidade de pagamento recorrente, como é o caso das empresas que vendem assinaturas, o CAC deve ser avaliado em relação ao LTV, tendo em vista que o valor total investido pelo cliente corresponderá à somatória do valor mensal pago até o encerramento do contrato.
Por exemplo: se você investiu R$ 500,00 para atrair um cliente que te paga mensalmente R$ 100,00 e o tempo médio dos contratos são de 12 meses, logo o LTV será de R$ 1.200,00. Então, você terá ganho R$ 700,00 de lucro.
Como reduzir o CAC?
Como vimos, o marketing digital oferece algumas estratégias que auxiliam na redução do CAC. No vídeo abaixo, Daniel Imamura, nosso especialista, fala sobre cada uma delas:
SEO
Uma das formas de reduzir o CAC é investindo em SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), que consiste em adequar as páginas atreladas ao seu domínio para que elas atendam aos fatores de ranqueamento do Google e, consequentemente, fiquem bem-posicionadas.
Essa estratégia permite reduzir custos, uma vez que, diferentemente dos anúncios pagos, você não precisará pagar por cada clique adquirido, pois o público-alvo o encontrará a partir das pesquisas orgânicas.
Social media
Outra maneira de diminuir o CAC é realizar vendas para o público que já segue o perfil da sua empresa nas redes sociais, sem precisar investir em publicidade. Isso é possível por meio da publicação frequente de conteúdos textuais ou audiovisuais que auxiliam no desenvolvimento de conexão entre sua marca e os potenciais clientes e engajamento.
Por exemplo: você pode fazer uma transmissão on-line para mostrar os produtos que estão em promoção na sua loja e salientar que, como são itens únicos ou com poucas unidades, os primeiros a entrarem em contato os levarão por um valor mais acessível.
Anúncios
É possível, ainda, diminuir o CPC (Cost-Per-Click ou custo por clique) dos anúncios para reduzir o valor do CAC por meio das estratégias de marketing digital. Como você deve saber, cada palavra-chave possui um CPC e umas contam com um valor mais acessível do que outras.
Com o uso de determinadas ferramentas de marketing, é possível identificar as principais palavras-chave do seu segmento e o valor de cada uma delas. Assim, você pode construir uma estratégia que atraia o mesmo número de pessoas por um custo menor, reduzindo o CAC.
Taxa de conversão
O marketing digital conta com estratégias capazes de dar maior visibilidade à sua empresa, aumentar o tráfego orgânico do seu site e fazer com que os potenciais clientes avancem no funil de vendas, contribuindo com o aumento da taxa de conversão e, consequentemente, com a redução do CAC.
Conte com a Consultoria Digital
A Consultoria Digital atua desde 2014 no segmento de marketing digital. Ao longo desses anos, a CD já reuniu uma série de cases de sucesso e premiações que atestam a qualidade dos serviços prestados.
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