O material rico é um tipo de conteúdo que busca educar o público e, ao mesmo tempo, convertê-lo em lead para aumentar as oportunidades de vendas.
Entenda como o material rico pode ser utilizado em uma estratégia de Marketing Digital visando à atração do seu público-alvo e o que é preciso para criar um conteúdo que seja realmente relevante.
O que são materiais ricos?
Podemos compreender os materiais ricos como conteúdos aprofundados sobre um determinado tema.
Ou seja, o material rico, como o próprio nome sugere, apresenta uma vasta gama de informações relevantes, sempre com o objetivo de educar o visitante.
Então, ao oferecer um conteúdo interessante ao usuário, você faz a troca desse material por um contato (geralmente e-mail), e pode construir sua base de leads para trabalhar um fluxo de nutrição posteriormente.
Importante: a elaboração de um material rico requer bastante pesquisa e tempo para que a produção seja de qualidade. Quanto maior for a densidade de dados, melhor.
Qual é a importância dos materiais ricos?
Os materiais ricos são parte das estratégias para atrair potenciais clientes. Podemos agregar ao material rico a capacidade de servir de gatilho para que uma persona se torne um lead, ou seja, forneça dados de contato em troca de um bom conteúdo.
Quando o material rico entrega algo realmente relevante e chamativo, as pessoas se dispõem a fornecer suas informações em troca, como nome e e-mail.
Se falarmos sobre funil de vendas, podemos encaixar o material rico em estratégias que vão do topo até o meio do funil, como forma de agregar potencial e fortalecer a imagem da sua marca, criando autoridade ao mesmo tempo em que há o fornecimento de um conteúdo informativo gratuitamente.
Importante: os materiais ricos são peças-chave para gerar engajamento, principalmente se a divulgação for feita via redes sociais. Então, se a sua ideia for começar a investir nesse tipo de conteúdo, elabore uma boa estratégia de Inbound Marketing para tirar o melhor proveito.
Em quais formatos o material rico pode ser produzido?
Há diversos formatos em que o material rico pode ser produzido. Ainda que o e-book seja o tipo mais comum, podemos chamar a atenção para outros estilos, como os guias, que oferecem uma experiência mais assertiva e dinâmica.
Confira alguns formatos para se inspirar:
- E-books;
- Ferramentas de simulação;
- Infográficos;
- Planilhas;
- Podcasts;
- Templates;
- Videoaulas;
- Webinars;
- Whitepapers.
Como produzir material rico?
Entenda o que o seu público-alvo procura (e do que precisa)
Para produzir um material rico realmente relevante, você precisa, em um primeiro momento, estudar a sua persona.
Por estudar, entende-se identificar suas necessidades, desejos, hábitos e dúvidas, buscando por temas e tipos de conteúdo que atraiam o olhar desse público.
Estudar o público, além de te dar insights sobre o que produzir de material rico, também é importante para determinar quais são os melhores canais para ofertar o conteúdo.
Defina o tema levando em consideração os diferenciais da sua marca
O tema escolhido para o conteúdo do material rico deve respeitar alguns requisitos, como se relacionar com o nicho em que você atua, entregar informações relevantes e mostrar que você tem autoridade no assunto.
Dessa forma, sua marca consegue, de fato, gerar valor e autoridade, além de atrair um público bem mais quente, ou seja, que tem interesse em comprar seus produtos ou serviços.
Escolha a estrutura que vai ser utilizada
Hoje, há diferentes estruturas para elaborar um material rico. Entre elas, é possível citar e-books, infográficos, whitepapers, podcasts, entre outros.
A definição da estrutura é importante para que você consiga se aproximar ainda mais do perfil do seu público-alvo. Independentemente do formato escolhido, garanta que a construção do conteúdo aconteça de forma dinâmica, bem-organizada e mostrando que sua marca realmente entende do assunto.
Importante: faça uma boa revisão do material rico para ter certeza de que não há erros gramaticais ou de concordância. Essa análise ajuda a identificar falhas e impedir que o conteúdo perca credibilidade perante o lead.
Planeje a divulgação
De nada adianta seguir à risca as etapas anteriores e não investir em maneiras de fazer o material rico ser encontrado pelo público.
Dentro das estratégias de Marketing Digital, há formas de atrair o público para o seu conteúdo ao utilizar links internos, técnicas de SEO (otimização) e, principalmente, a metodologia Inbound Marketing.
O material rico, inclusive, é um conteúdo de extrema importância para quem deseja investir em Inbound Marketing e atrair leads de forma orgânica para aumentar as oportunidades de vendas.
Como utilizar o material rico para captar leads?
O material rico, além de promover uma profundidade maior de conhecimentos, tem um uso muito especial: captar leads para a criação de um fluxo de e-mails e nutrição de potenciais clientes.
Ou seja, o material rico pode ser utilizado para converter o público-alvo em leads, processo que costuma acontecer por meio de landing pages.
Mas como utilizar o material rico para captar leads? Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, fala sobre isso em seu vídeo que trata sobre vendas on-line sem depender do uso das redes sociais. Confira!
Um material rico pode ser seu principal aliado na hora de conseguir o contato de e-mail de potenciais clientes.
Tudo o que você precisa é criar um bom material, que seja relevante e que entregue informações importantes. Assim, pode atrair esse público até a landing page e coletar o endereço de e-mail em troca do conteúdo.
Como exemplo, podemos citar a elaboração de e-books, vídeos ou planilhas com dicas que chamem a atenção do público. As pessoas certamente cederão um endereço de e-mail se forem cativadas pela proposta do material.
Dicas extras para conseguir leads
Crie uma newsletter: a newsletter é uma forma de enviar notícias, informações e dicas periodicamente para quem já conhece e segue sua marca. Basta o usuário se cadastrar para recebê-la.
Cupons e ofertas diferenciadas: que tal oferecer um cupom de desconto ou uma oferta exclusiva para quem se cadastrar? Essa é uma forma bastante eficiente de conseguir o e-mail dos usuários.
Estratégias para material rico: saiba como utilizar conteúdos como estratégia de atração
Com um bom material rico, você pode captar muitos e-mails, mas é preciso conduzir uma estratégia de atração e de nutrição desses leads.
Você precisa estar sempre em contato com seu público, divulgando assuntos interessantes e mostrando as vantagens dos seus produtos.
Isso é a base do que podemos chamar de estratégias de Inbound Marketing, que têm como principal objetivo atrair potenciais clientes e manter um vínculo entre a marca e a base de contatos, visando aumentar as oportunidades de vendas.
Para colocar isso em prática, você pode estudar os conteúdos que estão aqui no site da CD. Entre blog posts, e-books e guias, temos materiais completos sobre esse tema.
Veja também como a Consultoria Digital pode te ajudar a elaborar um planejamento estratégico e a utilizar materiais ricos da melhor forma possível, levando em consideração as necessidades e as especificidades do seu negócio. Entre em contato conosco!