Conteúdos em vídeo integram as estratégias de Marketing Digital, que tem o objetivo de aumentar a autoridade e a relevância do seu site perante os mecanismos de pesquisa, como o Google.
Confira as dicas deste artigo para entender quais são os benefícios desse tipo de conteúdo para as estratégias de marketing e como produzir bons vídeos para atrair seu público.
Marketing em vídeo
Os vídeos representam um dos pilares do Marketing de Conteúdo. Eles promovem uma maneira confortável de instruir o usuário, ainda mais levando em conta que muita gente gosta de assistir vídeos durante os intervalos que passam no transporte público, em filas ou enquanto fazem uma refeição.
Ou seja, dar ao seu cliente ou potencial cliente a possibilidade de assistir a um vídeo repleto de informações relevantes é uma forma bastante eficiente de promover o marketing da sua empresa, e isso é o que podemos chamar de marketing em vídeo.
No mais, as estratégias por trás do marketing em vídeo envolvem a produção, edição e utilização de vídeos para diferentes fins, levando em consideração os objetivos do planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo e SEO.
Quais são os benefícios do conteúdo em vídeo?
Os conteúdos em formato de vídeo podem trazer os seguintes benefícios para a sua marca:
Melhorar o processo de nutrição do usuário ou cliente
Se o usuário for devidamente nutrido e educado, receber informações relevantes e estiver convencido de que sua marca é confiável e tem expertise no assunto, ele será conduzido por todo o funil de vendas até fechar uma compra e ser fidelizado.
Além disso, ao chegar ao seu site, se o usuário tiver à disposição algum conteúdo em vídeo para aprender sobre determinado assunto ou produto, de forma dinâmica e objetiva, certamente passará mais tempo na sua página.
Gerar mais engajamento
Todo mundo sabe que grande parte dos internautas adora assistir vídeos pela internet. Ainda que a pessoa seja uma exímia leitora, ter a opção de consumir um conteúdo em vídeo traz uma comodidade extra para quem chega ao seu site ou redes sociais.
O vídeo promove um imediatismo quando o assunto é entregar soluções ou até resolver um problema, poupando o tempo do usuário, o que é muito valorizado hoje em dia.
Melhorar as conversões
Por meio de imagens, locuções, personagens, trilha sonora e, claro, informações relevantes, você pode contar uma história envolvente, gerando um vínculo mais profundo com o usuário.
A partir disso pode-se observar uma melhora nas conversões. Mas atenção! É fundamental desenvolver um conteúdo cativante, animado, que possibilite criar uma atmosfera que seja valorizada por quem está na internet.
Como o conteúdo em vídeo ajuda na estratégia de SEO?
Os vídeos são muito importantes para otimizar estratégias de SEO. Eles conseguem aumentar o tráfego do site de forma orgânica ao atrair usuários interessados pelo tema.
Ajudam também a educar o usuário ao mesmo tempo em que apresentam seus produtos ou serviços, e ainda melhoram o engajamento entre consumidor e a marca.
Quais tipos de conteúdo em vídeo eu posso produzir?
Há basicamente dois tipos principais de conteúdos em vídeos.
Vídeos para blog e redes sociais
Incluir vídeos nos artigos que são veiculados no blog, assim como nas redes sociais, aumenta a qualidade dos posts, o tempo de permanência do usuário, além de diminuir uma possível desconfiança por parte do público.
Ao mesmo tempo, para os motores de busca, fica claro que o seu conteúdo é relevante, completo e que deve aparecer para mais pessoas.
Vídeos para loja on-line
No seu e-commerce, os vídeos são muito úteis ao usuário, o que é visto como fator de ranqueamento pelos mecanismos de buscas, como Google, ajudando a sua empresa a sair na frente da concorrência.
Importante: os vídeos são cruciais para estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo, mas é fundamental ressaltar que precisam oferecer um conteúdo de qualidade para serem considerados relevantes.
4 dicas para produzir vídeos que atraiam seu público
Algumas dicas para ficar de olho na hora de produzir conteúdo em vídeo são:
1. Escolher um bom título
O título é responsável pela primeira impressão que o usuário terá do seu vídeo, por isso ele deve despertar a curiosidade e incentivar as pessoas a clicarem no play.
Busque utilizar palavras-chave no título que se relacionem com o conteúdo e com o nicho em que você atua.
2. Caprichar na thumbnail
A thumbnail também é responsável por chamar a atenção para os vídeos. Para quem não sabe, a thumbnail nada mais é que aquela miniatura que aparece antes de a pessoa assistir ao vídeo.
É como se fosse um banner que pode ajudar a incentivar o usuário a assistir ao vídeo. Por isso mesmo a thumbnail precisa ser chamativa e estar com as informações legíveis.
Você pode criar uma arte levando em consideração a identidade visual que já está no seu site e nas suas redes sociais. Dessa forma, as pessoas podem reconhecer sua marca só de bater o olho.
Temos um vídeo em que você pode aprender a criar capas de uma forma bem fácil para publicar seu vídeo no YouTube. Confira!
3. Explorar as anotações e descrições
Aproveite para adicionar uma descrição que chame a atenção do usuário, assim como anotações e cards com links, dessa forma pode guiá-los para outros conteúdos ou até mesmo para uma página específica dentro do site.
4. Ter atenção à duração do vídeo
Em geral, as pessoas não costumam se prender a vídeos muito longos, mas isso pode variar de acordo com o assunto. Observe como sua audiência responde aos vídeos mais longos (com mais de 1 minuto) e veja se vale a pena investir em conteúdos mais completos.
Importante: crie uma chamada realmente atraente para aparecer nos primeiros 10 segundos do vídeo. Com isso, você conseguirá chamar a atenção do usuário e as chances de ele assistir até o final serão maiores.
Qual ferramenta posso utilizar para editar meus vídeos?
Uma das principais ferramentas para se utilizar na criação e edição de vídeos é o Clipchamp. A empresa responsável pelo programa atua desde 2014 no segmento e investe em tecnologias de vídeo para entregar uma experiência de edição que seja rápida e possibilite as mais diversas criações.
Quer saber como utilizar o Clipchamp para criar e editar seu conteúdo em vídeo? Confira nosso vídeo:
Com o Clipchamp, é possível:
- Criar um projeto;
- Importar arquivos (imagens e vídeos);
- Adicionar textos e elementos animados;
- Aplicar transições;
- Fazer a sobreposição de imagem e vídeo (efeito Picture in Picture);
- Adicionar músicas;
- Ajustar o volume;
- Adicionar filtros e fazer a correção de cor;
- Exportar o vídeo já finalizado.
Ficou interessado em criação de conteúdo em vídeo como parte da sua estratégia de marketing? Há diversos materiais aqui no site da CD para você conferir. Fique à vontade para acessar todos os conteúdos que nós disponibilizamos gratuitamente.