Entender que otimizar seu site é necessário, é um ponto muito importante, pois é através de diversas otimizações que o seu site ficará melhor e mais relevante, para que, desta forma, você consiga receber mais acessos e visitantes, seja para um blog pessoal que você tenha ou para o site da sua empresa. O que de fato muita gente pensa é: “Sei que é importante, mas como otimizar meu site?”. E é exatamente isso que vamos abordar neste artigo.
Entendendo a importância de um site otimizado
Quando falamos em otimização de sites, podemos pensar em duas frentes diferentes de foco de trabalho:
- Otimização com foco em SEO, que foca em deixar o seu site bem posicionado nos resultados orgânicos do Google;
- Otimização com foco em usabilidade e experiência do usuário, que em resumo, foca em melhorias para que os usuários usem seu site de uma forma prática, direta e sem dificuldades durante a navegação.
Nesse artigo, vamos falar sobre essas duas formas que você pode (e deve!) otimizar um site para que ele seja o melhor ambiente possível para seus usuários.
Otimizando seu site para SEO
Caso você ainda não saiba o que é SEO, temos um vídeo no nosso canal do YouTube que explica de uma forma bastante completa e simples sobre essa frente do marketing digital. Para assistir esse vídeo e entender mais, basta clicar aqui. No geral, existem 3 formas de otimizar seu site com foco nas melhores práticas de SEO:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é todo o marketing em formato de texto que você tem em um site, através de áreas de blog e landing pages, por exemplo. Com o marketing de conteúdo, você é capaz de escrever conteúdo de qualidade, tornando o seu site relevante em determinados segmentos de mercado.
Otimização técnica (on-page)
Esse tipo de otimização envolve todos os aspectos técnicos no qual um site é desenvolvido. Podemos citar como exemplo as heading tags, as meta tags de um site (como o title e description, o tempo de carregamento — que falaremos mais a seguir — e demais fatores).
Link Building
O trabalho de ganhar links estratégicos e relevantes para o seu site é o terceiro principal ponto de otimização com foco em SEO. Com os links, os buscadores vão entender que o seu site é relevante naquele segmento em que atua, portanto, merece um destaque maior nos resultados de pesquisa.
Um ponto muito importante sobre link building é que sempre devemos focar na qualidade dos links que temos no nosso site. Ter uma grande quantidade de links (que são ruins), não vale a pena, se eles não forem de qualidade e relevantes para o seu site e segmento de atuação.
Otimização com foco em UX
O segundo tipo de otimização é quando focamos na experiência do usuário (daí que vem a sigla UX, de user experience, em inglês). Vamos concordar que não adianta nada ter um site que ocupa as primeiras posições do Google, mas que seja extremamente ruim de navegar, certo? Você estará perdendo clientes em potencial.
Ficar de olho em como está a experiência do usuário é muito importante para todos os tipos de site. Existem diversas formas de analisar a experiência do usuário e procurar formas de otimizar suas páginas para que elas fiquem da melhor forma possível.
Se atente ao tempo de carregamento
Por mais que muitas empresas e programadores não dediquem um bom tempo analisando e otimizando o tempo de carregamento de um site, esse ponto é um dos mais importantes para a experiência do usuário.
Segundo a Amazon, a cada 100ms (milisegundos) que o site deles demora a mais para carregar, isso significa um prejuízo de 1% nas vendas do site. Isso acontece porque quanto mais um site demora para carregar, mais visitantes abandonam o site, causando um prejuízo de vendas. Um outro exemplo é que estudos mostram que 64% dos usuários de smartphones esperam que uma página carregue em menos de 4 segundos.
Com tantos dados que demonstram que o tempo de carregamento é altamente importante para um site, devemos, sim, nos preocupar (e muito!) com esse ponto. Existem diversas ferramentas de análise de tempo de carregamento que são extremamente úteis. Recomendamos algumas:
- PageSpeed Insights — Ferramenta do Google que mostra, de uma forma extremamente simples, como você pode melhorar o desempenho do tempo de carregamento de seu site.
- WebPagetest — Uma das principais ferramentas de análise e relatórios do tempo de carregamento de um site. Possui relatórios bastante completos que te ajudam a analisar todos os pontos do seu site.
Veja como seus usuários navegam no seu site
A melhor forma de analisar o que pode ser melhorado no seu site é… Vendo como os usuários navegam por ele, certo?
Para esse fim, a ferramenta Hotjar é a melhor opção. Com ela, você é capaz de criar mapas de calor (mapa de calor site) de como os seus visitantes interagem com cada elemento da sua página. Além disso, você também tem a possibilidade de gravar vídeos de todos que acessam suas páginas para assistir como cada uma das pessoas realmente navega em seu site.
O Hotjar possui um plano gratuito com algumas limitações, mas que já devem ser o suficiente para você encontrar as primeiras melhorias a serem feitas.
Agora que você já viu as melhores dicas e recomendações para otimizar seu site, está na hora de fazê-lo para conquistar as melhores posições nas pesquisas do Google e tornar a experiência dos seus usuários boa, prática e funcional!
Continue ligado aqui no nosso blog para receber novas dicas de marketing digital a fim de que você tenha o melhor desempenho na internet. Até a próxima!