Você tem trabalhado as imagens do seu site ou e-commerce corretamente? Elas estão otimizadas para sua estratégia de SEO?
Hoje, vou mostrar para vocês como otimizar imagens. Existem alguns critérios, fatores de ranqueamento que estão diretamente ligados à imagem.
Vamos falar sobre alguns fatores que envolvem a imagem.
O primeiro deles é o nome do arquivo de imagem. Não faça upload das imagens do seu site sem colocar um nome amigável, às vezes a pessoa extrai a foto com um nome estranho, e isso não traz nenhuma informação para os mecanismos de busca.
Se o Googlebot ler sua imagem, ele não saberá sobre o que se trata. Temos que imaginar que o Googlebot é deficiente visual e vai utilizar todos os artifícios que envolvem a imagem para identificar o conteúdo que está ali dentro, e o nome do arquivo é um deles.
Outro ponto que podemos trabalhar na imagem é o atributo alt, que é um texto alternativo utilizado pelo Googlebot para identificar também sobre o que se trata determinada imagem.
Você deve utilizar o atributo alt para colocar uma breve descrição do que se trata aquele arquivo de imagem, pois é isso que vai ajudar o mecanismo de busca a identificar sobre o que se trata aquele arquivo.
Vale lembrar que os softwares, para quem é cego ou tem deficiência visual e quer navegar na internet, utilizam esse atributo alt para fazer a leitura a quem não consegue ver o que está na tela.
Um outro fator que podemos trabalhar junto da imagem é, justamente, o contexto. Imagine que eu tenho uma página e coloquei um arquivo chamado serra.jpg. Além disso, coloquei também no alt a palavra ‘’serra’’. Sobre qual serra estou falando? Se eu estiver falando sobre política, muito provavelmente o Google entenderá que estou falando sobre o José Serra, por exemplo. Já se eu estiver falando sobre geografia, será interpretado como um acidente geográfico, então, o contexto que essa figura está incluída pode ser o grande diferencial para o Google compreender certamente o assunto que a imagem trata.
Então, você deve trabalhar sempre estes três elementos:
- Nome do arquivo;
- O atributo alt;
- Colocar as figuras sempre dentro de um contexto.
Sendo assim, isso fará com que as imagens colaborem para a sua estratégia de SEO.