O comportamento do consumidor brasileiro apresentou mudanças a partir da expansão da internet e seus canais de comunicação. A internet viabiliza o acesso às mais diversas informações espalhadas pela rede. Além disso, apresenta novas formas de interação. Com isso, os usuários se tornaram mais presentes e passaram a usar a internet como uma ferramenta de expressão.
Estudar as tendências atuais e levar em consideração os interesses e o comportamento do público brasileiro na internet é a forma mais inteligente de criar estratégias de marketing competitivas e eficientes. A empresa que busca entender as necessidades do público, garante melhores resultados.
Brasileiros cada vez mais conectados
Os dados do relatório Digital 2020 Brazil mostram que, no Brasil, o número de pessoas conectadas chega a 71%, ou seja, são 150.4 milhões de pessoas que navegam pela internet diariamente. A média de tempo que os usuários passam na web é de quatro a nove horas por dia.
O número de pessoas on-line continua crescendo, entre 2019 e 2020, foi registrado 6% de aumento, isso significa que mais 8,5 milhões de pessoas se conectaram. Esses dados certificam que a internet é um ambiente favorável para captação de clientes.
Formas de acesso à internet: qual é a principal?
Que existem diversas maneiras de navegar pela internet todos sabem, mas, saber qual é a mais utilizada pelos consumidores brasileiros é uma vantagem na hora de desenvolver e programar sites e aplicativos. Essas informações ajudam a identificar quais técnicas de otimização de sites devem ser aplicadas para melhorar a experiência dos usuários.
Os dispositivos mais usados entre pessoas de 16 e 64 anos são:
- Celulares básicos (96%);
- Smartphones (94%);
- Computadores ou Notebooks (73%);
- Tablets (38%);
- Smartwatches ou Relógios Inteligentes (11%).
Os dados mostram que os consumidores brasileiros, atualmente, preferem acessar a internet por meio dos dispositivos portáteis. Isso indica que as empresas devem investir em sites adaptados ou com versões para mobile.
A influência das redes sociais
As redes sociais influenciam diretamente o comportamento dos brasileiros. Entre as plataformas mais acessadas estão, WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e outras. A verdade é que todas as redes sociais possuem o poder de influenciar e conquistar consumidores, podendo ser usadas como ferramentas para o marketing digital.
As redes sociais também são uma oportunidade para as empresas conhecerem melhor seu público e engajar sua marca. O relatório Digital 2020 Brazil mostrou que 84% dos consumidores brasileiros interagem nas redes sociais, comentando, curtindo e compartilhando posts, ações que representam bem o novo comportamento do consumidor brasileiro.
O comportamento apresentado pelos brasileiros
A internet transformou o comportamento do consumidor brasileiro, que atualmente apresenta um perfil mais bem informado, presente e independente! Os consumidores conectados estão sempre em busca de informações. Na prática, o consumidor passou a pesquisar mais antes de realizar qualquer compra on-line, comparando preços, produtos, serviços e, depois desse processo, escolhem qual opção será mais vantajosa.
O marketing digital é um recurso muito usado no processo de entendimento e aproximação dos consumidores. As estratégias de marketing são essenciais para ampliar o engajamento dos consumidores, despertando o melhor lado desse novo comportamento.
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