Em momentos de crise econômica, como a que estamos vivendo, é preciso adotar soluções imediatas, a fim de minimizar danos. Ainda assim, muitas empresas possuem o objetivo de se destacar no mercado e alcançar novos clientes, mas como realizá-lo? Certamente, a resposta para isso está no investimento em marketing.
Por essa razão, o Marketing Digital tem sido cada vez mais escolhido por empresas de diversos setores, já que considera a opção mais viável no panorama em que vivemos. Dessa forma, muitos empreendedores apostam na estratégia que tem gerado mais resultados, e o Marketing Digital pode ser a melhor opção para reerguer seu negócio em um momento de crise.
Embora as ações de marketing convencionais envolvam estratégias que também resultam em conversão, com o Marketing Digital é possível atingir consumidores e conduzir sua marca nas redes sociais com o melhor custo-benefício. Portanto, vamos mencionar, neste artigo, o valor do Marketing Digital diante da crise econômica em nosso país.
O valor do Marketing Digital
Ainda que o marketing tradicional utilize suas ferramentas para gerar vendas e conquistar novos clientes, o Marketing Digital é a aposta para todas as estratégias de comunicação no futuro, já que os meios digitais proporcionam uma maior comodidade, tanto para os usuários quanto para as empresas que optam por esse serviço.
Sendo assim, 74% dos consumidores preferem realizar compras online, de acordo com um levantamento feito pela NZN Intelligence. Logo, é nítido que o maior potencial consumidor está concentrado na internet, uma vez que a jornada de compra é mais rápida, acessível e versátil.
A boa notícia é que o mundo digital possibilita diversas oportunidades e novas experiências de compra aos usuários, visto que as ofertas virtuais são mais cômodas e podem ser escolhidas com apenas alguns cliques. Para aplicar o Marketing Digital em seu negócio, existem algumas ferramentas:
- Sites e conteúdos otimizados (SEO);
- Redes sociais e blogs;
- Conteúdo de vídeo online;
- E-mail marketing;
- Banners na internet.
Benefícios do Marketing Digital em uma crise econômica
Não só durante uma crise, o Marketing Digital possui diversas vantagens em relação às ações que uma empresa pode adotar de acordo com um planejamento estratégico.
Confira dois dos benefícios:
Atendimento personalizado e presente
Como uma ferramenta que permite a disponibilidade de uma marca em diversos meios de comunicação, principalmente digitais, torna-se mais acessível o contato e o atendimento ao público. Por isso, o Marketing Digital pode ser um ótimo aliado para a captação de novos clientes, bem como a sua fidelização, uma vez que um consumidor bem atendido, certamente, poderá retornar ao seu estabelecimento (seja ele virtual ou físico).
Esteja presente digitalmente para o seu público em redes sociais, sites, anúncios e em outras plataformas para que dúvidas possam ser sanadas, ou ofertas, divulgadas. Mesmo em momentos de crise, sempre haverá um consumidor interessado em seu produto e serviço, basta alcançá-lo e estar disponível.
Melhor custo-benefício
Um anúncio na TV, na rádio ou em um simples outdoor nas ruas: você já parou para imaginar o valor de uma divulgação nos meios de comunicação convencionais? Mesmo que o custo não seja tão alto para o seu negócio, é válido considerar essas ações a longo prazo. Por outro lado, estratégias de Marketing Digital possibilitam um melhor custo-benefício, pois, além de não possuírem um alto investimento inicial, também são capazes de gerar ótimos resultados, alcançando seu público-alvo de maneira mais assertiva.
Vamos colocar as estratégias de Marketing Digital em prática? Sabendo do valor dessas ferramentas e do mundo digital para o seu negócio, é possível analisar o comportamento e interesses de seus consumidores, e investir em ações mais assertivas, a fim de obter melhores resultados em sua empresa.