Se você tem uma empresa ou trabalha no departamento de Marketing de uma companhia, provavelmente já sabe do impacto que o conteúdo pode ter na estratégia de vendas, não é mesmo? – ou, melhor dizendo, o impacto que um bom conteúdo pode ter.
Seus clientes, assim como você, são pessoas ocupadas e não têm tempo – nem interesse – em conteúdos que não agregam valor às suas vidas. Seja por meio do vídeo, do texto ou até mesmo de imagens, o conteúdo da sua marca precisa estar em constante aperfeiçoamento. Neste artigo, dizemos como fazer isso. Acompanhe!
Qual é a importância do conteúdo para sua marca nos dias atuais?
Você já deve ter percebido: anúncios estão por toda parte. Ainda que eles façam parte de boas estratégias de conversão, existem maneiras mais eficientes de chamar a atenção de seus clientes, principalmente se você tem um orçamento mais limitado, e produzir um conteúdo é uma dessas maneiras.
Imagine, por exemplo, que o consumidor tenha dúvidas sobre algum produto ou serviço que a sua companhia vende. Você pode sanar essa questão facilmente com um texto no blog da sua empresa ou um vídeo em seu canal do YouTube.
Dessa maneira, você expõe as funcionalidades do seu serviço ou produto, ajuda o seu cliente e ainda se estabelece como uma autoridade no assunto. Todo mundo ganha, não é mesmo?
Como fazer conteúdos melhores?
Você já sabe a importância do conteúdo e é provável que a sua empresa coloque em prática algumas estratégias relacionadas ao tema.
A grande questão é: como melhorar esses conteúdos? Bom, nós temos algumas dicas.
#01 – Conheça seus clientes
É sempre mais fácil conversar com quem você já conhece, não é? O mesmo vale para a estratégia de conteúdo da sua empresa.
Procure entender quem é o seu cliente, o que ele costuma consumir na internet e, ainda mais importante, qual é a linguagem que ele utiliza.
Então, mapeie quais são as principais dúvidas que seu produto ou serviço pode despertar. Invista tempo para entender quais são os principais problemas enfrentados pelos seus clientes e como sua empresa pode ajudar. Esse já é um ótimo começo.
#02 – Foque em resolver um problema, não apenas em vender
Um bom conteúdo permite que a sua empresa resolva problemas para seu cliente.
Quando falamos em uma estratégia de conteúdo, nem sempre os números de vendas devem ser o principal indicador de sucesso. Isso acontece porque o conteúdo é uma estratégia de longo prazo, que não se traduz em conversões imediatas.
Por isso, para melhorar a qualidade dos conteúdos que você publica, resista ao impulso de utilizar uma linguagem comercial demais ou focar diretamente no produto.
Foque em construir um diálogo com seu cliente. Temos certeza de que os resultados chegarão.
#03 – Faça um planejamento sólido
Engana-se quem pensa que um bom conteúdo só pode ser produzido por meio da inspiração. A criatividade é importante, é claro, mas contar com um calendário editorial também é.
Planejar conteúdos com antecedência te ajuda a mapear datas importantes, pesquisar assuntos mais profundamente, além de trabalhar com tranquilidade. Todo esse planejamento certamente é refletido na qualidade do resultado final.
#04 – Experimente formatos diferentes
Mesmo que você conheça seus clientes como a palma da sua mão, acredite, eles sempre podem surpreender. É por isso que diversificar os formatos dos seus conteúdos é tão importante.
Estar presente em canais diferentes também é um cuidado essencial se você deseja expandir o alcance da sua marca e conquistar mais leitores e clientes.
Esteja sempre experimentando novos formatos e analise os resultados com atenção para decidir quais estratégias valem o investimento e quais podem ser colocadas de volta na gaveta.
#05 – Não negligencie o SEO
Essa é uma dica importante principalmente para aqueles que estão focando em conteúdos escritos.
O SEO é a otimização para mecanismos de buscas. Seguir essas regras permite que ferramentas como o Google, por exemplo, determinem a qualidade do seu conteúdo e levem sua página para o topo dos resultados de pesquisa.
A consequência é o aumento de acessos em seu site, o que possibilita um maior número de conversões.
O primeiro passo para começar a produzir conteúdos
Dizem que o primeiro passo é sempre o mais difícil – mas ele também é o mais importante. Se você precisa de uma ajuda para tirar do papel os planos de Marketing de Conteúdo da sua empresa, a Consultoria Digital pode te ajudar.
Neste vídeo, o nosso CEO, Daniel Imamura, dá as principais dicas para aqueles que querem começar a produzir conteúdos melhores. Assista agora no nosso canal do YouTube!
Produzir conteúdos melhores não é fácil, mas a sua empresa não está sozinha nessa missão
Melhorar a estratégia de conteúdo da sua empresa é um projeto em constante evolução. É por isso que contar com uma agência de criação de conteúdo pode ser muito útil.
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing especializada na criação de conteúdos para diferentes plataformas. Visite nosso site e confira todos os serviços que temos à disposição da sua empresa!