O levantamento State of Search Brasil 2020, promovido pela Hedgehog Digital e pela Opinion Box, mostra que o Google é o buscador mais usado entre os brasileiros, sendo a principal ferramenta na busca de mais informações sobre produtos e serviços.
Tamanha popularidade também fez dessa plataforma uma verdadeira mina de ouro para anunciantes que desejam aumentar as suas conversões e melhorar o reconhecimento de suas marcas.
Para alcançar tal objetivo, as empresas utilizam o Google Ads (também conhecido como Google AdWords), a plataforma de anúncios oficial do Google. Ela permite a veiculação de anúncios patrocinados nos mais variados posicionamentos, indo muito além da página de resultados de busca.
Neste artigo, falamos com mais detalhes sobre como as campanhas funcionam dentro do Google Ads e por que essa pode ser uma ótima ferramenta para aumentar as vendas de sua empresa.
O que é o Google Ads?
O Google Ads é a plataforma utilizada por todos que desejam promover anúncios no Google. Ele foi (e ainda é) um divisor de águas para muitas empresas que desejavam anunciar seus produtos de forma mais profissional, mas não tinham o orçamento necessário para investir na veiculação em mídias tradicionais.
Hoje, a plataforma é uma referência para todos os profissionais de Marketing Digital, já que oferece uma infinidade de métricas e dados importantes para a tomada de decisão e execução de estratégias.
O Google Ads confere mais liberdade para que as empresas escolham o posicionamento de suas comunicações – são mais de seis tipos diferentes –, além de permitir controle total sobre o quanto será gasto em cada campanha.
Afinal, qual é a diferença entre Google Ads e Google AdWords?
Google AdWords era o nome utilizado para a ferramenta desde o seu lançamento, em 2000. Apesar disso, desde 2018, após uma reformulação completa da plataforma, o serviço passou a ser denominado Google Ads.
Como criar campanhas no Google Ads?
Toda campanha de links patrocinados deve começar com um bom planejamento. Nele, são determinadas variáveis como o tipo de público a ser alcançado, os objetivos de cada anúncio (visitas ao site ou vendas, por exemplo) e as palavras-chave utilizadas em cada campanha.
Então, o próximo passo é definir, dentre todas as opções de posicionamento disponíveis, qual mais se encaixa nas necessidades e objetivos de sua empresa. Quer entender os detalhes de cada posicionamento disponível? Confira os tópicos abaixo.
Rede de Display
A Rede de Display engloba diversos sites, blogs e páginas de notícias que são parceiros do Google. Atualmente, são mais de 2 milhões de sites diferentes, todos à disposição para veicular os anúncios de sua empresa.
Anunciantes que optam pela Rede de Display podem usar recursos de segmentação para mostrar seus anúncios apenas para uma parcela qualificada do público. Dentre os recursos mais populares, estão a escolha de palavras-chave, o remarketing e informações demográficas.
Rede de pesquisa (Search)
A modalidade da rede de pesquisa permite a veiculação de anúncios para determinadas palavras-chave. Quando essas palavras-chave (que, na verdade, são os termos que seu cliente digita enquanto busca no Google) são registradas, seu anúncio é mostrado.
Esse é um posicionamento especialmente útil para gerar conversões mais rápidas, já que tem maiores propensões de alcançar pessoas que buscam por termos específicos de compra.
Também é importante lembrar que a empresa não é cobrada pela veiculação de seu anúncio, apenas pela visita do cliente ao seu site (o que aumenta o custo-benefício dessa estratégia).
Veja como é fácil ver seu anuncio no Google Ads
Google Shopping
O Google Shopping é o posicionamento ideal para e-commerces que precisam anunciar diversos produtos, gerando tráfego direto para suas respectivas páginas. Para que os anúncios no Shopping sejam veiculados, sua loja virtual precisa estar vinculada ao Google Merchant Center, incluindo dados como imagens, preços e condições de venda de cada item.
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