A migração de site envolve etapas que precisam ser muito bem planejadas e comunicadas para não trazer problemas e prejuízos ao SEO.
Para efetuar uma migração de site, é preciso elaborar um planejamento e ter na equipe profissionais com as qualificações técnicas necessárias, como especialistas em marketing digital que atuam nas análises para mitigar ao máximo possíveis perdas de desempenho e resultados.
O que mais importa, em um primeiro momento, é manter uma comunicação alinhada entre os executivos e outros profissionais que mexem diretamente com o site.
Por ser um procedimento delicado, quanto mais aberto for o diálogo entre todos, maiores são as chances de obter um bom resultado.
O que é uma migração de site?
Migração de site é toda a ação que envolve um ou mais dos itens abaixo:
- Adicionar uma versão móvel;
- Alterar navegação do site;
- Alterar nome do domínio;
- Alterar URLs;
- Migrar de servidor;
- Migrar para outro CMS;
- Mudança de HTTP para HTTPs;
- Redesenhar um site.
Por que fazer uma migração de site?
Há vários motivos que podem te levar a investir na migração de site. Entre os principais, podemos citar:
- O site não é responsivo, o que hoje é considerado um grande problema. Cada vez mais pessoas estão acessando sites via tablets e smartphones, então é fundamental que o seu domínio atenda a esse ponto.
- O design da sua página é muito pesado, antigo e considerado pouco funcional.
- Sua marca está passando por um processo de renovação da identidade e surgiu a necessidade de reposicionar a empresa perante o público, sendo a mudança de plataforma a melhor forma de viabilizar essa mudança.
Atenção: é esperado que em algum momento toda a empresa com visão de futuro precise fazer a migração de site para aumentar a escalabilidade.
Quais perdas podemos ter por fazer errado o procedimento de migração de site?
São vários os motivos que podem te levar a fazer a migração de site. Independentemente de quais forem, é preciso ter muito cuidado para não sofrer perdas.
As perdas de resultados durante uma migração podem envolver:
- Perda de backlinks;
- Perda de elementos como imagens e texto;
- Perda de páginas (problema que dá origem ao erro 404);
- Perda de palavras-chave;
- Perda de posicionamento;
- Perda de receita;
- Perda de relevância e autoridade;
- Perda de visitas.
Acompanhe de perto a migração e observe se não há algum indício de perda. Se houver, significa que você muito provavelmente não se atentou a alguma etapa importante.
Atenção: na migração de site, é fundamental simplificar as etapas ao máximo. Comece por colocar em prática um processo por vez. Além disso, se for possível, não altere todas as URLs. Desenvolva um planejamento consistente com as análises feitas e não deixe nenhum ponto de fora.
Primeiro passo: preparando o terreno
Há alguns pontos importantes que você precisa se atentar para preparar o terreno antes de fazer a migração de site.
É sobre isso, e outros assuntos importantes, que o Daniel Imamura, CEO e fundador da Consultoria Digital, fala no vídeo abaixo. Acompanhe:
Além disso, ao migrar um site, é preciso:
- Informar a migração aos usuários: ainda que você siga todas as etapas do planejamento, nada pode garantir que o processo saia 100% como o esperado. Por isso, é melhor avisar seus clientes sobre as modificações.
- Manter uma comunicação alinhada com toda a equipe: a migração envolve desenvolvedores, redatores, analistas, especialistas em SEO, entre outros profissionais que precisam estar alinhados durante o processo.
- Manter uma rotina de reuniões: isso é importante para alinhar tudo o que já foi feito e os próximos passos.
- Migrar o site aos poucos: se possível, crie uma amostra de teste para mitigar problemas e migrar uma parte de cada vez.
- Evitar fazer diferentes tipos de migração de uma vez: se a ideia for reformular a arquitetura do site, mudar para um novo host e alterar o nome do domínio, o mais recomendável é realizar essas três modificações em três etapas separadas.
- Fazer a migração durante um período de tráfego mais baixo: se o seu site tem picos sazonais de acesso, o mais recomendável é fazer a migração durante uma baixa, diminuindo o impacto negativo caso algo não saia como o planejado.
- Fazer diversos testes no ambiente de homologação: eles servem de garantia contra possíveis erros de conteúdo ou de navegação. É fundamental que esses testes sejam feitos várias vezes e, de preferência, por diferentes pessoas, a fim de obter mais de uma opinião sobre o resultado.
Qual é o momento certo de migrar?
A escolha do melhor momento para fazer a migração é de extrema importância e deve ser considerada no planejamento.
Se feita no momento errado, a migração pode afetar muito o faturamento da empresa, os resultados e, consequentemente, a receita.
Por isso, evite migrar o seu site em épocas de pico de acessos ou datas sazonais que sejam importantes para as suas vendas.
Migrando
Durante a migração de site, é preciso preparar arquivos do website e, em seguida, partir para as etapas de migração:
Preparando arquivos do website
As principais tarefas envolvidas são:
- Checar se todas as páginas estão prontas e rastreáveis;
- Criar um sitemap com todas as novas URLs;
- Criar um sitemap com todas as URLs antigas;
- Preparar novos arquivos robots.txt.
Também é fundamental incluir o novo sitemap, assim como o sitemap antigo, no Google Search Console. Dessa forma, o Google faz o rastreamento do site antigo e consegue identificar todas as mudanças que estão sendo implementadas.
Com isso, ele saberá quais são os links que estão sendo redirecionados ao novo domínio, além de possibilitar a atuação das tags canônicas, as grandes responsáveis por identificar possíveis conteúdos duplicados no site.
Saiba mais: O que é Canonical?
As etapas durante a migração
Lançar novo arquivo robots.txt
Uma das principais etapas é lançar o novo arquivo robots.txt e verificar se ele não está, de alguma forma, prejudicando a rastreabilidade do novo site pelo Google.
Exceto por páginas que contêm dados internos e administrativos, todas as outras devem estar rastreáveis e indexáveis pelo Google para que o tráfego das novas páginas não seja prejudicado.
Ao assegurar a visibilidade das novas páginas, o algoritmo do Google pode entender a nova estrutura do site e em que pontos ela se relaciona com a antiga, podendo promover uma comunicação completa.
Checar se os redirecionamentos estão funcionando adequadamente
Essa etapa envolve algumas subtarefas:
- Checar as tags canônicas;
- Checar se os redirecionamentos estão funcionando;
- Corrigir qualquer página que não esteja redirecionando corretamente;
- Fazer os redirecionamentos 301 (mudança permanente);
- Rastrear a lista de antigas URLs.
Para checar se todas as tarefas deram certo, é recomendável utilizar ferramentas de rastreamento, que auxiliam na identificação de problemas on page e checam se as antigas URLs estão realmente levando para o novo site.
Alguns exemplos de ferramentas são a Xenu Link Sleuth ou Screaming Frog. Essa dica se aplica mais ao redirecionamento 301. Em outros casos, como o redirecionamento 302, os problemas são mais fáceis de serem identificados.
Importante: é preciso verificar também se as tags canônicas estão funcionando de forma correta. Ao menor sinal de erro, é crucial corrigi-lo imediatamente para que o posicionamento do seu site no buscador não seja prejudicado.
Checar se a home e os sitemaps estão funcionando adequadamente
Antes de partir para a indexação do site, é altamente recomendável que você dê uma última checada na home e no sitemap. Nunca se sabe quando ainda há um pequeno erro que passou batido anteriormente.
No próprio Google Search Console é possível fazer uma varredura para identificar se há qualquer tipo de problema no mapa do site.
Dentro dele, também há uma ferramenta chamada “Fetch and Render”, que tem como principal objetivo mostrar como o Google está processando a sua homepage.
No mais, sempre se atente à verificação de erros e corrija o que for preciso antes de autorizar o Google a atualizar o seu index.
Autorizar o Google a indexar o seu site
Para autorizar o Google a indexar o seu site após a migração, é preciso levar em consideração o sitemap.xml antigo e o sitemap.xml novo, lembrando de abrir o site novamente para finalizar a indexação.
Na prática, após cumprir todas as etapas que mostramos até aqui, só falta finalizar o processo de indexação e deixar que o Google trabalhe.
Para isso, é preciso remover o antigo sitemap e passar todos os links antigos, assim como os novos links, para o site novo. Após terminar esse processo de transferência, o site estará pronto para ser indexado pelo Google.
É preciso alocar tanto o sitemap antigo quanto os novos antes de indexá-los novamente para deixar bastante claro ao Google que ele deve se apressar e atualizar a sua lista de sites indexados.
Importante: é crucial sempre verificar mais de uma vez se os redirecionamentos de tags canônicas, links e mapas do site estão funcionando de forma adequada antes de fazer a indexação.
Migrei, e agora?
A etapa pós-migração é aquela na qual o seu site foi liberado para ser indexado pelo Google. Assim, há algumas tarefas que você precisa cumprir:
- Ficar de olho no status de indexação do seu site;
- Procurar possíveis páginas com erro 404 e fazer a correção dos problemas de rastreamento;
- Monitorar o tráfego orgânico.
Se o site já foi lançado e deu tudo certo, é o momento de ficar de olho para acompanhar de perto a performance de todo o trabalho feito até agora.
Utilize os relatórios elaborados por ferramentas, como o Search Console, e analise de perto se há algo que esteja afetando o seu tráfego orgânico.
Também é preciso ficar de olho em como está a situação de indexação do seu site no sitemap e no Google, buscando averiguar se o Google está atualizando a lista de páginas indexadas.
É muita coisa que deve ser feita durante o processo de migração de sites… mas sabe o que pode te ajudar? Um checklist completo, como o que a Consultoria Digital preparou para você!
Checklist de migração de sites
Nossa equipe sabe o quão desafiador pode ser o processo de migração de site, por isso criou um checklist interativo com todas as etapas a que você precisa se atentar até concluir a migração.
O checklist de migração de sites pode ser baixado aqui no site de forma totalmente gratuita. Utilize-o como um guia e um esboço para o planejamento da migração.
Aproveite e confira outros guias completos que estão na aba Materiais dentro do nosso site.