O planejamento de loja virtual se tornou fundamental com o aumento da tecnologia e a migração do comércio para o ambiente digital.
Hoje, vamos falar sobre a importância do planejamento de loja virtual, como começar o seu e por que é importante ter o auxílio de uma agência de Marketing Digital para obter os melhores resultados no seu e-commerce.
O que é um planejamento de loja virtual?
O planejamento de loja virtual é um dos primeiros passos que você deve dar em direção ao sucesso do seu e-commerce. Ao decidir que é a hora de vender seus produtos e serviços pela internet, é de extrema importância ter um bom planejamento.
Nele, estão contidas informações importantes, como objetivos, metas, catálogo de produtos e serviços que serão oferecidos, quais serão as mídias de divulgação e todas as etapas que são necessárias para alcançar os resultados esperados.
Por que fazer um planejamento de loja virtual?
Quando o assunto é planejamento de loja virtual, pense em algo como um direcionamento que a equipe responsável pelo e-commerce deve usar para se nortear e conseguir colocar os planos de ação em prática.
Ou seja, é preciso fazer o planejamento de loja virtual para alinhar todo o trabalho a ser realizado, de forma a evitar esforços em vão.
Quer saber tudo sobre como abrir uma loja virtual? Assista ao vídeo que o Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, fez sobre o assunto:
Quais são os tipos de planejamento que existem?
Há três tipos de planejamento principais. São eles:
Planejamento estratégico
Quando se fala em planejamento de loja virtual, a parte estratégica é a primeira a ser delineada, já que comporta o vislumbre de futuro da empresa, valores, missão e visão.
Planejamento tático
Nesse tipo de planejamento, são citados os objetivos e condições que devem ser alcançados.
Enquanto o planejamento estratégico é aplicável a toda a empresa, o tático tem um envolvimento mais específico, geralmente direcionado a uma equipe ou a um processo, como o plano de ação de Marketing ou de vendas, por exemplo.
Planejamento operacional
Como o próprio nome sugere, trata-se do plano de ação envolvendo o que será feito na prática para atender aos objetivos.
Geralmente, envolve um cronograma de ações, como o calendário editorial de conteúdo, por exemplo.
Veja: Por que sua empresa precisa de uma consultoria para e-commerce
Como fazer um bom planejamento?
Para fazer um bom planejamento de loja virtual, é fundamental levar em conta as seguintes etapas:
Desenvolver uma proposta de valor
Para vender bem, uma loja on-line precisa ter uma proposta de valor, ou seja, entregar um diferencial para o potencial cliente. Isso faz com que você se destaque no mercado.
Muitas lojas optam pelo apelo de valor e dizem oferecer produtos mais baratos. Outras preferem afirmar que a qualidade de seus itens é excepcional e tem um ótimo custo-benefício.
Qual é a sua proposta de valor? Você pode falar sobre preço, qualidade, atendimento, etc. Basta selecionar o que realmente representa o seu negócio.
Determinar o público-alvo
De nada adianta ter uma proposta de valor se você não sabe com quem vai falar. Determinar o público-alvo é um dos primeiros passos no planejamento de loja virtual justamente por ser o norteador das próximas etapas e do sucesso de um plano de ação de Marketing.
Definir seus objetivos e metas
Todo o planejamento leva em consideração os objetivos e metas do projeto – e, em um planejamento de loja virtual, não é diferente.
Pense no que você quer alcançar com a sua loja virtual, qual segmento ela contempla e o que deve motivar você e sua equipe a conquistar os melhores resultados.
Não se esqueça de definir um tempo limite para o cumprimento das metas e garantir que a equipe tenha definido o que será preciso para alcançá-las.
Estar presente nas mídias sociais
Hoje em dia, um e-commerce precisa estar presente nas mídias sociais para ser conhecido. Por isso, certifique-se de criar páginas e perfis nas principais redes, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter, etc.
Ter um plano de Marketing
Para alcançar o maior número de potenciais clientes e vender mais, é fundamental incluir o plano de Marketing no seu planejamento para a loja virtual.
Atualmente, há diversas abordagens que podem ser utilizadas envolvendo anúncios pagos e rankeamento orgânico – o que pode ser feito com o auxílio de uma consultoria de SEO.
Conte com o trabalho de uma agência de Marketing Digital especializada para alavancar os resultados da sua loja virtual de forma correta e otimizada.
Preciso de uma agência de Marketing Digital para criar um planejamento da minha loja virtual?
Conversar com quem entende do assunto e já tem experiência no mercado com planejamento de loja virtual é fundamental para alcançar as metas e vender mais.
Para isso, entre em contato com a Consultoria Digital e descubra o quão vantajoso é contar com o trabalho de uma equipe com expertise em Marketing Digital para e-commerce.
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A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que entende tudo sobre planejamento de loja virtual e leva em consideração tanto as suas necessidades quanto especificidades e demandas – por isso, o plano de ação é elaborado de forma correta e assertiva.
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