Hoje já não é novidade que vivemos conectados à internet. Seja através do computador, celular ou tablet, estamos sempre prontos para fazer uma busca, compartilhar uma informação ou comprar algo online.
É por este motivo que a internet virou este grande captador de clientes. Mas para ser bem sucedido nesta missão é necessário ficar atento a alguns pontos.
Se você possui um negócio e deseja fazer com que eles cresça, convido você aplicar as etapas abaixo na hora de prospectar clientes pela internet.
1 – Defina bem o cliente que você quer atingir
Quem quer atingir todo mundo não tem foco e demora mais para alcançar bons resultados. O ideal é definir um perfil de cliente e investir em fazer com que sua mensagem chegue até ele.
Seja bem específico. Defina sexo, idade, preferências, enfim, descreva uma pessoa com todas as características possíveis para que você saiba exatamente com quem deseja se comunicar.
Desta forma ficará muito mais fácil de você criar uma mensagem que impacte o público certo.
2 – Mostre que você resolve um problema do seu cliente
Agora que você já sabe com quem deseja falar, chegou a hora de mostrar que seus produtos ou serviços foram feitos para essa pessoa.
Você pode ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas se não conseguir mostrar isso para o seu cliente você não vai vender tanto quanto gostaria.
Crie artigos em seu blog, produza banners criativos, faça campanhas no Facebook, enfim, mostre a sua mensagem em todos os canais onde o seu futuro cliente está.
Por exemplo, você está lendo este artigo porque provavelmente tem um negócio online e deseja fazê-lo crescer, ter mais clientes, vender mais através da internet, etc. Este é o problema que a Consultoria Digital resolve e por isso criamos artigos sobre este assunto.
3 – Tenha um site responsivo
Segundo dados do IDC (International Data Corporation) somente entre Abril e Junho foram vendidos no Brasil mais de 13,3 milhões de smartphones. E esses números não param de crescer.
Se você possui seu site ou e-commerce a alguns anos, te convido a acessar seu Google Analytics e verificar como está a evolução dos acessos mobile. Muito provavelmente você verá uma constante crescente.
É por este motivo que o seu site ou e-commerce precisa estar preparado para funcionar perfeitamente em smartphone e tablets, ou seja, ele precisa ser responsivo.
Um site responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, seja a de um computador, celular ou tablet. Isso gera uma melhor experiência para o cliente que está navegando e ajuda também a ficar bem posicionado nas buscas do Google. É por este motivo que tudo que nós da Consultoria Digital desenvolvemos é responsivo.
4 – Atraia mais clientes
Agora que você já sabe com quem deseja falar, já criou a sua mensagem e consegue mostrar todos os benefícios do seu produto e já está com um site pronto para ser acessado em qualquer dispositivo, vamos definir estratégias para aquisição de tráfego qualificado.
Para que você consiga atrair mais clientes através da internet existem duas formas mais comuns:
Tráfego pago
A primeira delas é através de propaganda. Pensando em internet podem ser banners, links patrocinados ou campanhas no Facebook Ads.
Estes meios são uma excelente estratégia de curto prazo, pois assim que você investe nesses canais, você já começa a aparecer para seus potenciais clientes.
Porém você deve sempre ficar atento se o seu custo de aquisição do clientes está maior do que o retorno que você obtém. Você pode estar investindo mais do que consegue de lucro com esses clientes e com isso as contas não vão fechar no fim do mês.
Tráfego orgânico
Outra forma de atrair novos clientes é através dos mecanismos de busca, tais como Google, Bing e Yahoo. Aparecer bem posicionado nas buscas aumenta as chances que encontrar potenciais clientes.
Para conseguir ficar bem posicionado nas buscas do Google você precisa aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em seu site. Estas técnicas de otimização de sites são basicamente as boas práticas recomendadas pelas diretrizes do Google.
Essas boas práticas vão desde o código fonte até orientações sobre a produção de conteúdo de qualidade.
Vale lembrar que o trabalho de SEO traz resultados em médio a longo prazo, mas estes são mais duradouros visto que seu site fica bem posicionado por ser um dos melhores.
Unindo as estratégias
Sabendo como estas das estratégias funcionam, invista inicialmente em tráfego pago para divulgar mais o seu negócio, mas desde já comece a aplicar as boas práticas de SEO.
Quando conseguir bons resultados com SEO você poderá reduzir seu investimento em tráfego pago ou começar a investir na divulgação de outros produtos ou serviços.
Revisando
- Defina bem o cliente que deseja atingir
- Mostre como você pode ajuda-lo
- Tenha um site responsivo
- Utilize estratégias de tráfego pago para obter resultados no curto prazo
- Invista em técnicas de SEO para ficar bem posicionado no Google e receber muitas visitas orgânicas
Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo.