A projeção de vendas de um e-commerce é a base de todo o planejamento do negócio, pois os objetivos e as estratégias de marketing digital são definidas de acordo com essa estimativa. Além disso, a projeção de vendas fornece um diagnóstico do desempenho dessas ações, indicando onde se deve focar para atingir os resultados desejados.
Se interessou pelo assunto? Que tal entender melhor o que é projeção de vendas e como aplicá-la na sua loja virtual? Acompanhe a leitura deste artigo!
O que é projeção de vendas?
A projeção ou forecast de vendas nada mais é do que a previsão ou estimativa de vendas e receitas que um negócio pode gerar em um determinado período de tempo (mensal, bimestral, anual, etc.). Para isso, é preciso efetuar uma série de cálculos com base em dados e indicadores, como histórico de vendas, taxa de conversão e ticket médio, por exemplo.
Como fazê-la?
Para facilitar o cálculo da projeção de vendas, recomendamos o uso de uma planilha com as seguintes colunas: canal, tráfego, taxa de conversão, número de pedidos, ticket médio e projeção de vendas. Pensando em te ajudar, disponibilizamos a planilha de projeção de vendas para loja virtual utilizada pela Consultoria Digital, tanto para estimar as vendas aqui da agência quanto as dos clientes.
A seguir, confira o passo a passo da projeção de vendas para e-commerce:
1. Identifique os canais de tráfego
Como você pôde notar pela nossa planilha de projeção de vendas, o primeiro passo para realizar essa estimativa é identificar quais canais trazem visitantes para seu e-commerce, como, por exemplo:
- E-mail marketing;
- Anúncios no Google;
- Anúncios no Facebook;
- Anúncios no Instagram;
- Search Engine Optimization (SEO).
2. Insira o seu tráfego e taxa de conversão
Após listar todos os canais que geram tráfego para sua loja virtual, verifique o número de visitas e taxa de conversão de cada um. Para isso, consulte o número de visitas que cada canal gerou nos últimos 12 meses e faça uma média entre eles para obter uma estimativa do tráfego. Depois, calcule a taxa de conversão. Para isso, some todas as vendas realizadas nos últimos 12 meses em cada canal e divida o resultado pelo total de visitantes.
3. Número de pedidos e ticket médio
Para obter a média do número de pedidos/vendas, basta multiplicar o tráfego pela taxa de conversão. Já para saber o ticket médio gerado por cada canal de vendas, considere o mesmo período analisado para efetuar os cálculos anteriores e some todo o faturamento e número de vendas obtido nesse espaço de tempo. Então, é só dividir o faturamento pelo número de vendas. Veja:
Janeiro – junho = R$ 10.000,00 de faturamento e 100 vendas fechadas.
Ticket médio = 10.000/100
Ticket médio = R$ 100,00
Ou seja, cada cliente gasta em média R$ 100,00 no seu e-commerce.
Feito todo esse passo a passo, você terá a estimativa de vendas e o ticket médio de cada canal. Daí é só multiplicar o primeiro pelo segundo e, depois, somar o resultado de cada canal. Pronto! Agora você já tem uma projeção de vendas para sua loja virtual.
Ficou com alguma dúvida? Então assista ao vídeo abaixo, no qual Daniel Imamura explica como calcular a projeção de vendas para sua loja virtual:
Como aumentar as vendas?
Concluiu a projeção de vendas para loja virtual e percebeu que o resultado está abaixo do que você gostaria? Pois bem, agora é o momento de usar essa previsão para uma tomada de decisão estratégica, que é analisar onde e quanto investir para conquistar mais tráfego e, consequentemente, mais conversões, com o objetivo de atingir o faturamento almejado.
Se você deseja um retorno a curto prazo, a melhor saída são os anúncios divulgados nos principais canais de comunicação acessados pelo seu público-alvo. Mas lembre-se sempre de associá-los às ações de SEO, pois, apesar de ser uma estratégia de médio a longo prazo, com o passar do tempo, ela ganha força e contribui com a redução de despesas com anúncios pagos.
Saiba mais como funciona o SEO para lojas virtuais
Conheça a Consultoria Digital
A Consultoria Digital é a agência de Marketing Digital certa para o seu negócio faturar mais por meio da internet, pois contamos com estratégias personalizadas e comprovadas para expandir a presença digital das marcas.
Então, se você se viu na situação mencionada neste artigo, na qual o resultado da projeção de vendas para loja virtual não atendeu às suas expectativas, entre em contato conosco e conheça nossa consultoria em CRM, que vai te ajudar a potencializar as vendas do seu negócio!
Veja: Por que sua empresa precisa de uma consultoria para e-commerce