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Nesse episódio falamos sobre os insights que o livro A Startup de 100 dólares pode trazer para o seu negócio dar certo.
No episódio de hoje do Coisa de Empreendedor, vamos falar sobre como fazer o seu negócio dar certo. Utilizaremos vários insights do livro A startup de $100.
Pegue o seu café, que o papo já vai começar!
Um livro que eu li, quando comecei a empreender, e que mudou muito o meu mindset e que me ajudou muito na hora de empreender foi A startup de $100.
Eu trouxe alguns insights que podem ser aproveitados aqui, mas se você está pensando: “Ai, Daniel, meu negócio não é uma startup…”, tira essa ideia da cabeça, pois não iremos falar só sobre startup, ideias inovadoras, nem “unicórnios” que vão ganhar milhões. Esse não será o nosso objetivo.
O objetivo é falarmos sobre os insights que, nesse modelo de startup de $100, podemos pegar e aproveitar muito para fazer seu negócio dar certo, independentemente do estágio em que ele está hoje. Tenho certeza de que as ideias desse livro que eu vou trazer para você irão te ajudar.
Então, a primeira ideia que eu marquei aqui é: entendermos o que as pessoas realmente querem. No negócio, isso é o ponto-chave. Claro, primeiro você vai analisar se a sua ideia é legal, ou seja, se é possível vender. Tem todo aquele planejamento que, se você está abrindo ou já abriu o seu negócio, você provavelmente já fez essa pesquisa. Mas, às vezes, queremos vender alguma coisa que os clientes não, necessariamente, querem, isto é, não é aquilo que eles realmente pagariam para ter. Porém, com o livro, que é muito prático, há várias tabelas e formulários que você pode utilizar para modelar o seu negócio e partir para ação em um modelo muito mais estruturado.
No empreendedorismo é normal testar, errar, aprender e continuar, só que, com as ideias deste livro, você pode ganhar tempo, com alguns insights que vão te levar diretamente para o que você deseja.
Então, pensando o que as pessoas realmente querem, basicamente o autor coloca uma tabela sobre o que as pessoas querem mais e o que elas querem menos. Há coisas que as pessoas querem mais, e algumas delas o seu negócio, por exemplo, pode oferecer:
- amor;
- dinheiro;
- aceitação;
- tempo livre.
E na lista das coisas que as pessoas querem menos:
- stress;
- conflito;
- incômodo;
- incerteza.
Isso é muito bom para pensarmos, pois, se o nosso negócio não consegue fornecer claramente alguma dessas coisas, você pode estar tentando vender algo que as pessoas não querem realmente.
Ele até menciona, em um trecho do livro, que, se você não tem certeza do que seu cliente quer, pergunte, pois, assim, virá uma resposta muito boa pra você poder fazer o que ele deseja de fato.
Vou trazer alguns exemplos para ficar mais palpável.
Por exemplo, as pessoas querem mais tempo livre para ter momentos de lazer, e até empresas desejam ter mais tempo livre também para que possam focar no negócio. E é justamente por isso que a Consultoria Digital existe, nós fazemos toda a parte do Marketing para que a empresa que nos contratou tenha mais tempo livre para focar diretamente no negócio.
Outro exemplo: menos estresse. Quando você tem uma equipe interna, isso pode gerar estresse, pois a gestão deve ser acompanhada, o marketing precisa ser eficiente, entre outros aspectos. Tudo isso não envolve apenas o estresse ruim, é o estresse comum do dia a dia, de cobrança, acompanhamento de projeto, lançamento, campanha, SEO, links patrocinados, inbound marketing, etc. Então, há vários pontos que a Consultoria Digital, por exemplo, consegue ajudar para evitar o estresse, pois o gerenciamento dessas atividades é feito pela nossa equipe. Dessa forma, a Consultoria Digital consegue fornecer tempo livre ao cliente para ele cuidar de seu negócio e, por consequência, seu estresse diminui.
Depois, o livro traz um modelo que é o plano de negócios de uma página. Às vezes, principalmente quando estamos no começo da empresa, queremos fazer um plano de negócios elaborado, com várias páginas, que vira quase um livro, porque queremos fazer muito bem detalhado para evitar, ao máximo, erros no planejamento.
Porém, quem já leu um pouco sobre startup, sabe que a parte de startup é muito ação, você testar muita coisa e ir fazendo, mas isso não impede de ter um plano de negócio.
Então, para você não ter que fazer um plano de negócio muito extenso, sendo que, no meio do caminho, talvez precise modificá-lo várias vezes, e também para você não começar o negócio sem nenhum plano de negócio, o livro oferece um modelo de um plano de negócio de uma página, em que são colocadas várias questões, que você deve pensar e responder antes de abrir o seu negócio, para que você tenha clareza sobre aquilo que está trabalhando.
Vou citar algumas perguntas feitas pelo livro. Por exemplo, na questão de visão geral, o que você vende?
Pode parecer meio óbvio, mas, às vezes, ao não conseguir definir claramente o que você vende, pode correr o risco de não conseguir ser claro para o seu futuro cliente.
Outra pergunta: quem vai comprar?
No Marketing, falamos sobre a persona, que é quem vai comprar realmente o seu produto. Você já analisou qual é o perfil do seu público? Realmente há demanda? Existe muita gente para você vender o seu produto? E como sua ideia ajudará as pessoas? É nesse ponto que voltamos à sacada anterior: no que seu produto vai ajudar? Oferecendo mais tempo livre? Gerando mais amor? Ou possibilitando outros pontos que foram listados na tabela citada anteriormente?
No livro, há muitas coisas que vão te auxiliar a fazer o plano de negócios de uma página, o que, consequentemente, vai te orientar muito bem se você estiver passando por um momento de abertura de negócio. Na verdade, até se você já tem um negócio que está em funcionamento, mas não fez o plano de negócios, ou se está precisando refazê-lo, com o livro, você terá a oportunidade de testar um bom plano de negócios.
O terceiro ponto, que eu achei legal trazer aqui, também é a parte de alavancagem dos negócios, porque o livro aborda sobre o ciclo de vida inteiro de uma empresa, que ele chama aqui de startup. Há, aliás, até um ponto aqui de você abrir uma franquia do seu negócio, então é um livro bastante completo, bacana e didático.
Quanto ao ponto sobre a alavancagem do negócio, em uma página do livro, ele começa a falar como você pode ajustar as coisas em seu negócio para crescer.
Ele aborda sobre a questão de, por exemplo, aumentar o tráfego. Se você tem um negócio digital, já falamos aqui que tráfego é um negócio muito importante. E se você está vendendo algo, sabe que trazer pessoas para dentro do seu site, do seu e-commerce, é essencial para você fazer mais vendas. No livro, há também uma parte sobre trabalhar o aumento da conversão, ou seja, se você, hoje, vende um pedido a cada 100 pessoas que visitam seu site, então está com uma taxa de conversão de 1%. Mas como aumentar essa taxa de conversão para 2%? Então, com o livro, você recebe algumas sacadas sobre aumento de conversão, teste AB, que é muito importante, enfim. Também, é abordado sobre como aumentar o preço médio das vendas, que é o ticket médio, vender mais para os clientes existentes, que podemos trabalhar em questões de Inbound Marketing, relacionamento com o nosso cliente, entre outros assuntos relacionados.
Enfim, todos esses tópicos mencionados, por exemplo, de aumento de tráfego, aumento de conversão, aumento de ticket médio, a parte de relacionamento com o cliente, tudo isso você pode encontrar em nossa série Segredos do Marketing Digital, em que gravei uma aula para cada um desses tópicos abordados pelo livro.
Aqui vai uma dica: para você que quer alavancar o seu negócio, confira as sete aulas que eu disponibilizei aqui no canal do YouTube. Você poderá se inscrever gratuitamente e receber diretamente em seu e-mail.
Bom, para concluir, mencionei aqui as principais dicas sobre o livro A startup de $100 para você fazer o seu negócio dar certo. Com o livro em mãos, você vai entender, basicamente, o que as pessoas realmente querem comprar, além de ter acesso a um insight de como fazer um plano de negócios claro, objetivo e super rápido, que é o suficiente. E também já aproveita algumas sacadas sobre alavancagem de negócios.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado!
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