O Inbound Marketing baseia-se em quatro pilares principais: atração, conversão, venda e encantamento. Mais do que apenas vender um produto, uma empresa que deseja utilizar estratégias de Inbound precisa se preocupar com o que o cliente precisa.
Na fase de atração, por exemplo, a companhia deve fornecer conteúdos de alta qualidade e relevância. Isso pode ser realizado por meio de um blog, das mídias sociais e dos produtos de seu site.
Durante a conversão, a empresa precisa se preocupar com a usabilidade de suas landing pages, fazer a utilização de formulários e call to actions bem pensadas para, só então, realizar a venda.
O Inbound não para no momento que a compra é realizada. Sua empresa também precisa criar um relacionamento com esse cliente, e isso pode ser feito por meio da oferta de mais conteúdo relevante e um bom serviço de pós-compra.
Como fazer Inbound Marketing?
Atualmente, o Inbound Marketing é uma das mais efetivas metodologias do Marketing Digital. Ao invés de buscar ativamente o cliente, o Inbound propõe que empresas apliquem técnicas para atraí-los e fidelizá-los por meio de uma trilha composta por conteúdos de qualidade.
O objetivo é guiar o possível cliente por todos os passos até a conversão, passando pelo reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, a compra. Tal estratégia pode ser colocada em prática com recursos relativamente comuns e acessíveis, tais como blogs, newsletters, postagens em redes sociais e mais.
Se você quer saber como fazer Inbound Marketing e como essa metodologia funciona, continue acompanhando os próximos tópicos deste artigo.
Quais são as vantagens de aplicar o Inbound Marketing na sua empresa?
Aplicar essas estratégias pode:
- Ajudar a sua empresa a se posicionar como uma referência no mercado;
- Ajudar a atrair novos clientes e alcançar públicos diferentes;
- Diminuir custos com mídia paga.
Mas como fazer Inbound Marketing na prática? Veja nos tópicos a seguir:
Defina o público-alvo e crie as personas
Entenda quem são seus potenciais clientes e como eles se comportam. Procure pesquisar sobre seus hábitos de consumo de conteúdo e busque maneiras de acomodar essas necessidades por meio da comunicação de sua empresa.
Dando um passo além, personalize esse público ainda mais criando uma persona, uma espécie de cliente ideal que conta com informações mais detalhadas. Fazer isso torna a sua comunicação muito mais efetiva e aumenta as chances de conversão.
Entenda a jornada de compra
Como seus clientes chegam até o seu site? Uma vez que eles conhecem seu produto ou serviço, quais são os passos necessários para que ocorra uma conversão? Essas são perguntas importantes, uma vez que dificilmente um cliente compra na primeira visita a um site.
Trabalhe o funil de vendas
Uma vez que a sua persona e jornada de compra estão delimitadas, é o momento de planejar o conteúdo que será produzido pela sua empresa, levando em consideração as etapas do funil de vendas do Inbound Marketing:
Além disso, é possível adicionar a análise de resultados e a retenção de clientes nesse processo, já que essas são duas fases essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de Inbound.
Como funciona o Inbound Marketing?
O funil de vendas – com as etapas de atração, conversão, relacionamento e venda – representa os pilares do Inbound Marketing. Cada uma dessas etapas demandam ações específicas da empresa e do cliente, as quais são guiadas por meio da trilha de conteúdo planejada previamente.
Na fase de atração, por exemplo, podem ser utilizados recursos como as páginas em redes sociais e o SEO. Enquanto isso, na fase de conversão, são utilizadas as landing pages e formulários para captação de leads.
Já no relacionamento, são utilizados os e-mails marketing e as newsletters para que o contato com o cliente seja mantido. Por fim, a venda pode ocorrer por meio do site, contato direto com o vendedor ou qualquer outra plataforma de conversão oferecida pela empresa.
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair a atenção de um público-alvo por meio de conteúdos úteis e relevantes e, consequentemente, ter a permissão de iniciar um relacionamento, que ocorre, normalmente, por e-mail.
Essa é uma estratégia que requer diversas ações coordenadas dentro do seu marketing digital para obter máxima efetividade. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!
Como é feito o Inbound Marketing?
Para compreender melhor todas as ações necessárias para atrair e converter o público-alvo desejado, podemos dividir essas ações em 3 fases principais:
- Atração;
- Relacionamento;
- Conversão.
Atração
Tendo o público-alvo já definido, precisamos atrair sua atenção enquanto o usuário navega na internet, para poder, posteriormente, estabelecer pontos de conversão.
Para isso, precisamos entender onde esses potenciais clientes estão e o que estão fazendo.
Pensando em uma jornada de compra, podemos imaginar que esses usuários, ao terem alguma dúvida, podem realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca sobre como resolver determinado problema.
Como estratégia de atração, podemos ter uma página do nosso site que responda a essa dúvida e que esteja nas primeiras posições do resultado de pesquisa no buscador por meio de técnicas de SEO.
Caso esse mesmo usuário esteja em uma rede social, podemos divulgar esse mesmo artigo por meio de uma estratégia de impulsionamento de posts.
Ou seja, vamos utilizar todos os recursos que cada plataforma nos oferece para levar o conteúdo até nosso público-alvo e fazê-lo acessar nosso site, por exemplo.
O intuito de trazer esse usuário até nosso site é que ele veja que podemos ajudá-lo a resolver seu problema. Para isso, vamos oferecer um material útil para ele.
Para ter acesso a esse material, o usuário precisa preencher um formulário e deixar seus dados de contato. Será por meio desses dados que iremos iniciar nosso relacionamento com ele.
Relacionamento
A ideia deste relacionamento é justamente reforçar nossa autoridade sobre o tema de interesse do usuário, mantê-lo bem-informado e, além disso, fazer com que ele conheça melhor as soluções que podemos oferecer.
Esse relacionamento deve ser sempre personalizado, ou seja, de acordo com o interesse do usuário e o estágio em que ele se encontra dentro da jornada de compra. É preciso enviar e-mails sob medida para que a estratégia tenha efetividade.
Para poder fazer isso, é necessário utilizar uma ferramenta de automação de marketing.
Esse tipo de ferramenta serve justamente para criarmos fluxos de comunicação programáveis. Ou seja, de acordo com regras pré-determinadas, cada usuário que converter em nossos formulários irá receber uma comunicação personalizada de acordo com suas necessidades.
Uma ferramenta que recomendamos é a RD Station.
Se você quiser saber mais sobre como ela funciona, existe uma playlist em nosso canal do YouTube mostrando os principais recursos.
Conversão
Conforme o usuário se relaciona com nossos e-mails e materiais, vamos conduzindo a comunicação para mais próximo do momento da conversão.
A conversão nada mais é do que o momento em que o usuário é convidado a comprar nosso produto ou serviço.
Registramos uma conversão quando um pedido de orçamento é solicitado ou um produto é comprado diretamente por meio de nossa loja virtual, por exemplo.
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para que isso aconteça, desde o envio de um e-mail com um convite para falar com a equipe comercial, um cupom de desconto ou um e-mail promocional.
Pós-venda
Não pense que o trabalho de Inbound Marketing termina quando a primeira conversão acontece.
É muito importante que o relacionamento continue mesmo após a primeira conversão, afinal de contas, é muito mais fácil vender novamente para quem já confia em nossa marca. Para isso, manter um bom relacionamento é a chave do sucesso.
Enviar e-mails periodicamente com informações, descontos e promoções é um dos caminhos para estimular novas vendas para a base de clientes.
Por que Inbound Marketing é importante para minha estratégia de marketing digital?
Caso você ainda não esteja convencido de que investir em Inbound Marketing é uma boa estratégia, veja, a seguir, mais alguns pontos que reforçam a utilização dele em seu marketing digital.
Aumente a base de contatos
Aplicando as estratégias que citamos neste artigo, você terá uma base de contatos em constante crescimento, tendo cada vez mais oportunidade para realizar novas vendas.
Basta saber se relacionar com cada um desses contatos de forma personalizada, e, como consequência, as vendas serão efetivadas.
Reduza a dependência em anúncios
Algumas empresas são reféns dos seus anúncios, ou seja, caso parem de anunciar, ou o algoritmo mude, suas vendas cairão instantaneamente.
Com uma base bem construída e bem nutrida, é possível reduzir essa dependência, e há menos riscos de sofrer com uma queda de performance em suas campanhas.
Esse fato se deve a conseguir atrair usuários que ainda estão no começo de sua jornada de compra e, por meio do relacionamento com eles, conduzi-los até o momento da conversão.
Introdução ao Inbound Marketing: e-book para baixar gratuitamente
Se você ainda não tem uma estratégia de Inbound Marketing estabelecida em seu negócio, saiba que está na hora de começar!
Pensando nisso, produzimos o e-book Introdução ao Inbound Marketing para você baixar gratuitamente e ter acesso a muitas outras informações sobre esse assunto.