A gestão de clientes é fundamental para garantir que a sua empresa venda mais e seja sempre lucrativa.
Mas como fazer a gestão de clientes corretamente? Esse processo precisa ser bem-estruturado – e é justamente sobre isso que falamos neste post. Confira!
O que é gestão de clientes? Entenda de forma simples
Basicamente, a gestão de clientes envolve a estruturação de um processo que visa criar um relacionamento entre sua empresa e seus potenciais clientes.
O principal objetivo da gestão de clientes é atrair, converter, fidelizar e, até mesmo, reconquistar os mais antigos.
É com uma gestão de clientes forte e bem-estruturada que você consegue se manter presente para o consumidor, gerar uma conexão e, então, oferecer seus produtos e serviços com mais chances de fechar uma venda.
Por que fazer a gestão de clientes?
Ao fazer uma boa gestão de clientes, você garante benefícios para a empresa e para o consumidor. Alguns deles são:
- Atendimento ágil e de qualidade;
- Aumento das vendas, inclusive por upsell e cross-sell;
- Atração de novos clientes por meio de indicações feitas pelos clientes atuais;
- Fidelização;
- Relacionamento mais próximo com o público-alvo em geral.
5 dicas para fazer gestão de clientes corretamente
Quer fazer a gestão de clientes de forma correta? Confira 5 dicas certeiras:
1. Comece pelo planejamento e pela comunicação dentro de casa
O primeiro passo para fazer a gestão de clientes é se organizar, realizar um bom planejamento e garantir que a comunicação esteja fluindo adequadamente dentro da empresa.
Isso tudo é fundamental para que os dados dos clientes permaneçam bem-organizados e a equipe possa estruturar um processo de atendimento.
Com todos os dados organizados, o processo de atendimento é facilitado e, consequentemente, o cliente sente que tem suas demandas ouvidas.
2. Ouça e entenda as demandas dos seus clientes
Muitas reclamações de consumidores com relação ao atendimento giram em torno de não ter suas demandas ouvidas e solucionadas.
É crucial entender do que seu público precisa e de que forma entregar isso a ele – o que gera confiança e, consequentemente, um relacionamento mais próximo.
Além de garantir um atendimento de qualidade, ao ouvir o cliente, você pode fazer o levantamento dos objetivos do público-alvo e analisar se o que sua empresa oferece está de acordo com eles. Assim, é possível alinhar expectativas e evitar decepções.
3. Invista no Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento é um dos pilares da gestão de clientes nos dias de hoje, desenvolvendo estratégias que estão sendo cada vez mais incorporadas pelas marcas.
Por meio de técnicas bem-estruturadas, o Marketing de Relacionamento é capaz de estreitar o vínculo entre a empresa e o público, gerando mais competitividade no mercado ao desenvolver uma identidade que casa com o que o consumidor procura.
É importante notar que o Marketing de Relacionamento costuma atuar via redes sociais e e-mails, utilizando comunicação amigável e inclusiva, passível de construir um vínculo próximo e sólido.
4. Preste atenção aos clientes “empacados” no funil de vendas
Muitas vezes, o cliente pode ir até uma determinada etapa do funil e permanecer por lá, já que não chegou a fazer contato com a empresa.
Ainda que ele esteja ciente do bom trabalho desenvolvido pela sua empresa, não chegou a criar um relacionamento – mas isso não significa que ele não tenha um alto potencial para fechar negócios.
Lembre-se de dedicar algum tempo a esses clientes porque, certamente, eles não estão recebendo a devida atenção.
5. Invista em um CRM
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na gestão de clientes.
Ao colocar o cliente como peça central, o CRM ajuda na gestão do relacionamento com o público por meio de coleta, processamento e análise de dados.
Com base nesse banco de dados, a equipe responsável pela gestão de clientes pode oferecer produtos específicos que vão ao encontro das demandas e desejos do público, aumentando as vendas e o valor do ticket médio.
Precisa de um CRM para fazer a gestão de clientes?
O CRM é muito válido se a sua empresa busca fazer a gestão de clientes corretamente e desenvolver um bom relacionamento com o público.
Por meio do CRM, é possível gerenciar, em uma única plataforma, dados de leads, consumidores, contas e oportunidades. Além disso, ele também armazena todo o histórico dos clientes, incluindo as interações que já foram feitas.
Assim, a plataforma fornece meios para estreitar o relacionamento entre os setores da empresa (como vendas, Marketing e atendimento) com o público-alvo e clientes em potencial.
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A Consultoria Digital é uma empresa de Marketing Digital que, além de estruturar técnicas de Marketing para alavancar suas vendas, ajuda na gestão de clientes por meio da consultoria em CRM.
A consultoria em CRM da CD estrutura a plataforma para que você faça:
- Configuração da base de dados;
- Controle de atividades e tarefas;
- Controle de propostas;
- Gestão da equipe de vendas;
- Gestão do ciclo de vendas;
- Gestão do funil de vendas personalizado;
- Integração com RD Station Marketing;
- Score de oportunidades.
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