A auditoria de SEO é um dos primeiros passos que tomamos quando um projeto chega na agência. É com essa auditoria que preparamos os sites para começarem a receber as otimizações. Esse processo envolve diversos aspectos técnicos do site, como codificação, velocidade ou até tecnologia do site.
Hoje iremos conhecer um pouco sobre a auditoria de SEO realizada pela Consultoria Digital e sua importância para o processo. Acompanhe!
O que é auditoria de SEO e por que é tão importante?
A auditoria de SEO pode ser entendida como o momento em que os profissionais realizam uma série de avaliações para identificar possíveis problemas que estejam prejudicando a performance do seu site.
Então, a auditoria é essencial. Mas qual melhor momento para realizá-la?
Agora! Isso porque, se houver algum erro grave na estrutura da home, de nada adianta fazer todas as otimizações de SEO. Por exemplo, se você tem alguma TAG que bloqueia a leitura do seu site pelo robô do Google, independentemente do que você faça referente à otimização de sites, não terá o resultado esperado.
Esse problema técnico impede que o Google leia suas páginas, e auditoria serve justamente para checar elementos e garantir que, após sua implementação, os resultados apareçam.
A auditoria é um trabalho minucioso, fazendo toda uma checagem de elementos para garantir todas as condições de que seu site precisa para uma melhor performance nos mecanismos de pesquisa.
Aqui na Consultoria Digital, sempre que um projeto novo chega, é efetuada uma auditoria inicial, como um check-up completo do site. Entenda em detalhes no vídeo que o Daniel Imamura, fundador da Consultoria Digital, fez sobre o assunto:
Etapas da auditoria de SEO
Na Consultoria Digital, assim que um cliente chega, mantemos uma documentação de mais de 50 páginas, nela anotamos e comentamos tudo que pode ser otimizado, ou seja, tudo que pode ser tecnicamente melhorado para que, então, um profissional de desenvolvimento acesse o documento e entenda o que está possivelmente errado e como a correção será feita.
Aqui, a auditoria de SEO e implementação das melhorias são feitas pela própria equipe, porque já faz parte do pacote. Oferecemos um trabalho de SEO completo e temos profissionais internos, assim como a tecnologia necessária para a realização de todas as auditorias.
É claro que, em alguns casos, o cliente pode ter sua própria equipe interna para fazer a implementação e contratar a Consultoria Digital para realizar apenas a auditoria de SEO, mas é importante ressaltar que nossos profissionais identificam todas as oportunidades técnicas de melhoria e mantêm contato constante. Ou seja, estamos sempre em contato com o cliente, para que ele esteja ciente das decisões tomadas.
Por que contratar?
Às vezes, você, ou sua equipe, realiza trabalhos internos, mas não está colhendo os frutos. Contratar profissionais para auditoria gera verificações eficientes, como de TAGs do código HTML, para aferir se tudo está em sua versão mais otimizada.
Outra possibilidade, um pouco mais técnica, diz respeito à performance do servidor, em que é feita a validação da velocidade de carregamento das páginas e a navegabilidade, gerando uma boa experiência de navegação para os usuários.
Se você possui algum problema de renderização de páginas, se as imagens estão pesadas, se não estão otimizadas: tudo isso é validado nas etapas de auditoria de SEO da Consultoria Digital.
E se sua equipe não tem tempo de fazer o check-up completo e corrigir todas as possíveis questões porque está debruçada sobre outras ações, investir na contratação de uma auditoria de SEO com a Consultoria Digital é a melhor forma de manter o motor da empresa funcionando plenamente, sem falhas, principalmente se a ideia é avançar nos negócios.
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Ferramentas utilizadas em uma auditoria de SEO
A auditoria de SEO é realizado com auxílio de algumas ferramentas que são importantes para viabilizar todo o processo.
Algumas das principais são:
1. Semrush
Semrush é uma plataforma robusta que fornece uma análise detalhada de SEO, sendo uma das mais utilizadas para fins de auditorias de site e análise de concorrentes.
Durante uma auditoria de SEO, a plataforma Semrush ajuda a identificar erros técnicos, oportunidades de backlinks e a performance de palavras-chave, fornecendo dados críticos para a otimização do site.
2. Google Analytics
O Google Analytics é outra ferramenta importante para a realização de auditoria de SEO, pois ela fornece métricas para analisar e acompanhar o desempenho do site nos resultados de busca do Google.
Ele permite verificar o desempenho de acessos das páginas, tráfego orgânico, palavras-chave, fontes de aquisição e muito mais.
3. Google Search Console
O Google Search Console pode funcionar de modo integrado com o Google Analytics e ele possibilita que você verifique, durante a auditoria, se o site está indexado adequadamente.
Essa ferramenta também é muito interessante para verificar se há links quebrados no site, fazer monitoramento de classificações e até mesmo para configurar sitemaps.
4. Google PageSpeed Insights
Mais uma parte importante de uma auditoria de SEO é a verificação do desempenho do site em relação ao carregamento. E para fazer essa análise seja para desktop ou mobile, o Google PageSpeed Insights é a ferramenta ideal.
O software avalia a página atribuindo pontuações relacionadas a diferentes métricas, como otimização e velocidade.
Assim, ao final da análise ele gera uma classificação que pode ser de rápido, médio ou lento.
Isto é, essa ferramenta é fundamental para identificar problemas de desempenho que podem impactar negativamente o tráfego e a experiência do usuário.
5. Screaming Frog
Para concluirmos, a Screaming Frog é uma ferramenta que rastreia sites para identificar erros de SEO, como em meta tags, títulos e meta descrição.
Com ela você consegue gerar relatórios completos e de forma gratuita, a fim de realizar as otimizações necessárias no site e garantir que todas as páginas estejam alinhadas com as melhores práticas de SEO.
Saiba mais sobre a auditoria de SEO da Consultoria Digital
Entregamos páginas 100% otimizadas e traçamos estratégias que incluem palavras-chave e outras variáveis fundamentais ao bom posicionamento em resultados de busca. E com a auditoria de SEO você tem mais chances de alcançar êxito.
Então, fica a dica: te convidamos a fazer uma auditoria de SEO com nossos profissionais para sentir a diferença. Converse com nosso time e receba um passo a passo com o descritivo do trabalho realizado, assim como uma proposta que apresentará com clareza tudo o que faremos para alavancar os seus resultados!
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