É importante ter uma noção de coisas que você talvez esteja fazendo errado nas suas estratégias de marketing digital.
Se está com aquele sentimento de que, mesmo se empenhando no trabalho, o seu site não evolui, e as taxas de visitas, cliques e conversões estão deixando a desejar, este conteúdo é para você.
Veja quais ações equivocadas podem afetar seus resultados e o que fazer para remediá-las.
Quais são os principais erros nas estratégias de marketing digital?
Para começar, é importante que você dê uma olhada neste vídeo que a Consultoria Digital preparou sobre o tema. Nele, Daniel Imamura comenta sobre os 5 principais erros nas estratégias de marketing digital:
Confira os erros e as nossas dicas para lidar com cada um deles a seguir.
Otimizar uma página para várias palavras-chave
Ter uma página posicionada para várias palavras-chave pode ser o sonho de qualquer pessoa que entende de SEO, mas na prática é bem difícil isso acontecer – principalmente se as palavras-chave forem concorridas.
Como cada página só possui uma tag title, uma tag H1 e a necessidade de dar ênfase em um termo específico no conteúdo, fica muito mais difícil abordar várias palavras-chave de forma correta.
A ideia aqui é utilizar uma palavra-chave principal para cada página. Assim, você tem mais chance de otimizá-la de forma sólida e consistente.
Otimizar apenas seu on page
Veja bem, nós sabemos que o on page é muito importante, mas é por meio do conteúdo que o Google vai compreender qual é a mensagem que você quer passar, se você responde às dúvidas do usuário e a relevância que a sua marca tem na internet.
Por isso, além do on page, você precisa se dedicar à criação de conteúdo relevante e que desperte o interesse do usuário, seja texto, imagem ou vídeo.
Elaborar conteúdos detalhados e completos é parte fundamental de uma estratégia de marketing que visa melhorar o posicionamento de um site.
Oferecer uma experiência mobile insatisfatória
A experiência mobile do usuário é, oficialmente, um fator de posicionamento perante o Google. Ele leva em consideração, primeiramente, como está a navegabilidade do seu site em dispositivos móveis e só depois analisa a versão para desktop.
O problema é que, ainda hoje, muitas marcas não dão a devida atenção à versão mobile e acabam prejudicando seu posicionamento.
A maior parte das pessoas já acessa sites pelo mobile, então verifique de onde vêm os seus acessos e veja se você não precisa se dedicar mais para entregar uma experiência mobile satisfatória, ok?
Otimizar poucas palavras-chave
É comum encontrar pessoas que focam completamente em uma palavra-chave, e o problema começa quando esse termo é extremamente concorrido.
Resultado: o objetivo acaba não sendo alcançado, porém a dificuldade está na estratégia adotada, e não no SEO – então fique atento.
Se é um objetivo seu ganhar posicionamento para palavras-chave muito concorridas, uma boa estratégia é conseguir posicionamento para palavras consideradas long tail complementares, ou seja, mais fáceis de posicionar.
Se você quer um resultado consistente, não é utilizando pouquinhas palavras que isso vai acontecer. Ao conseguir vários posicionamentos complementares, é mais fácil posicionar os termos mais concorridos conforme seu site fica mais forte.
Aproveite e dê uma olhada em nosso e-book sobre palavras-chave e SEO.
Otimizar as palavras-chave erradas
Se mesmo após você conseguir vários posicionamentos o tráfego do site não apresentar melhora, é possível que a escolha de palavras-chave esteja equivocada.
Pode ser muito frustrante ver suas páginas no top 3 do Google e não receber as devidas visitas. Então, por mais que uma palavra-chave faça sentido na sua cabeça, você precisa saber se ela conversa com o seu potencial cliente.
Nossa dica aqui é utilizar ferramentas como o Semrush ou o Ubersuggest para validar o volume de buscas dessas palavras para o seu nicho.
Agora, se você conseguiu posicionamento, está gerando visitas, mas o gargalo está nas conversões, talvez as palavras-chave escolhidas não sejam tão propícias para a conversão.
Em todo caso, uma boa análise levando em consideração sua persona e o que ela está procurando no Google é fundamental para saber se as palavras-chave escolhidas são boas para um usuário que já está mais próximo da etapa de conversão.
Como escolher as melhores estratégias de marketing digital?
Até aqui, nós falamos sobre erros que podem comprometer o seu SEO, mas você sabe quais são as principais estratégias de marketing digital que você pode trabalhar na sua marca?
As estratégias de marketing digital contemplam diferentes objetivos, que por sinal podem ser complementares, visando trazer benefícios e bons resultados.
Para te ajudar, vamos falar sobre as principais. Confira a seguir.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é mais do que uma estratégia de marketing digital, sendo uma metodologia que visa atrair visitantes ao seu site.
Por meio de conteúdo relevante e inteligente, o Inbound te ajuda a conseguir oportunidades de fechar vendas ao convencer o usuário de que sua marca tem exatamente o que ele precisa.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo complementa outras estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing, e promove a veiculação de textos, imagens e vídeos que conversam exatamente com seu público-alvo.
Com isso, você consegue construir um vínculo de confiança com seu público e ainda pode se tornar uma referência no seu nicho perante o mercado.
SEO: otimização de sites para o Google
Ter seu site bem-posicionado nos resultados de uma busca feita no Google é o grande objetivo do SEO. Para isso, o método utiliza:
- Criação de conteúdo relevante, levando em consideração a definição do seu público-alvo, a escolha das palavras-chave e qual tipo de conteúdo gera mais engajamento no seu caso;
- Autoridade no mercado, construída principalmente com links externos, compartilhamento dos conteúdos e menções da sua marca por outras pessoas;
- Investimento em tecnologia para fornecer uma experiência satisfatória no site, tanto na versão para desktop quanto para mobile.
Redes sociais
As redes sociais se tornaram o principal canal de comunicação e relacionamento entre marcas e usuários.
Para dar os primeiros passos, é preciso criar uma página ou perfil para a sua marca e utilizar uma linguagem que converse com seu público-alvo, a fim mostrar a ele que você está nas redes e que têm as soluções perfeitas para o que as pessoas precisam.
Importante: sua marca não precisa estar em todas as redes, até porque o gerenciamento de mídias pode ser bastante trabalhoso, então faça uma pesquisa e veja em quais a sua audiência se encontra.
Mídia paga
Os anúncios pagos na internet são muito úteis como parte de uma estratégia de marketing digital que visa promover conversões de forma mais rápida. Eles podem ser exibidos nas redes sociais e em sites.
As formas mais convencionais de fazer a publicidade on-line é por meio de anúncios nas redes com o Facebook Ads (que também se aplica ao Instagram) e links patrocinados no Google Ads.
Como evitar erros nas estratégias de marketing digital?
Na hora de traçar suas estratégias de marketing digital, é preciso ter muito cuidado para não cometer erros. Como vimos, ações equivocadas podem trazer prejuízos e te afastar dos seus objetivos.
Por isso mesmo, para evitar erros, é muito importante contar com o trabalho de quem é expert no assunto, como é o caso da equipe da Consultoria Digital, uma agência que fornece diferentes serviços, envolvendo:
- Consultoria de SEO;
- Criação de conteúdo;
- Criação de sites;
- Inbound Marketing;
- Links patrocinados;
- Gerenciamento de redes sociais.
Antes de iniciar uma estratégia de marketing digital, deixe que a gente faça uma análise da atual situação da sua empresa, do seu nicho de mercado, dos concorrentes e do seu público-alvo.
Assim, podemos traçar as melhores soluções, colocar a mão na massa e fazer o acompanhamento de tudo o que está dando certo ou do que precisa de melhorias para que você alcance os seus objetivos.
Conheça mais sobre o trabalho da CD aqui pelo site e como nós podemos te ajudar com estratégias de marketing adequadas para o seu negócio.
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