Hoje em dia, o Marketing Digital conta com um dos fatores que decidem e interagem com a tomada de decisão dos usuários: os influenciadores. No caso de sua marca ou empresa, você deve buscar por um influenciador que vá ao encontro de suas ideias e que saiba utilizar as estratégias a favor do seu negócio, além de possuir um público assíduo.
Um influenciador de uma marca deve, necessariamente, criar conteúdos que sejam benéficos, especialmente, para o contratante, já que alguns aproveitam uma parceria para se autopromover e não entregam o resultado esperado. Portanto, avalie bem a sua escolha e monitore constantemente se o trabalho está sendo entregue como o esperado, analisando suas métricas, conversões, entre outros aspectos.
Como avaliar um influenciador digital?
Em primeiro lugar, é preciso medir seu nível de engajamento nas redes sociais, realizando, também, a análise de seu público, seu comportamento e formas de interação. Além disso, deve-se avaliar se o influenciador possui alguma participação nos negócios, bem como apoia um segmento específico.
Após isso, você deverá observar se os interesses do influenciador vão de encontro às suas necessidades, para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível para ambos. Portanto, converse com ele e tire todas as suas dúvidas antes de fazer sua escolha e iniciar a parceria.
Por fim, solicite um relatório com números ou verifique trabalhos anteriores para que possa tirar suas conclusões. No entanto, nem sempre um bom influenciador é aquele com milhares de fãs, visto que mais vale um que possua uma menor quantidade de seguidores, mas que tenha bons compartilhamentos, comentários e mostre resultado.
Como escolher um influenciador digital?
Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa missão, e duas delas são o Squid (brasileiro) e o Glambassador (internacional). Nessas plataformas, é possível se cadastrar como anunciante ou influenciador, e sua inteligência fica encarregada de mostrar a combinação ideal.
Como medir resultados?
Inicialmente, é necessário avaliar o seu próprio negócio. Reveja o seu objetivo, faça comparativos mensais e veja o que mudou no período determinado. Após a análise inicial, verifique os indicadores-chave de desempenho (os famosos KPI’s):
- Quantidade de impressões alcançadas;
- Novos visitantes ao seu site ou página;
- Número de pessoas alcançadas;
- Engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos);
- Aumento de seguidores na página durante a campanha;
- Rastreio de vendas por meio de código de desconto do influenciador;
- Número de leads gerados no site;
- Vendas na loja física;
- Marcações em seu perfil.
Agora ficou mais fácil de escolher o influenciador digital ideal para o seu negócio? Caso tenha dúvidas sobre o universo do Marketing Digital, acesse o nosso blog e conheça mais sobre o assunto.