As palavras-chave são um dos principais ingredientes para uma boa estratégia de SEO. São elas que permitem que os textos de seu site estejam ranqueados na página de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.
Apesar disso, é importante notar que um segmento de mercado pode ter centenas, senão milhares, de palavras-chave relevantes e todas elas variam em grau de dificuldade.
É possível perceber, portanto, a importância de escolher as palavras-chave certas dentro de uma estratégia de otimização. Caso contrário, sua empresa pode estar desperdiçando recursos.
Se o seu negócio ainda não sabe bem como fazer isso, não se preocupe. Temos algumas dicas importantes que podem te ajudar a estabelecer prioridades na hora de escolher os termos de SEO para sua empresa – e todas elas estão neste artigo. Preparado para aprender mais?
Qual é a importância das palavras-chave?
O termo palavra-chave serve para designar as palavras ou frases que sintetizam as ideias centrais de um texto. Elas ajudam os mecanismos de busca e entenderem sobre o que o seu texto fala, permitindo que ele seja mostrado como melhor resultado para pessoas que buscaram por aquele termo na barra de pesquisa.
Para ficar mais claro, vamos exemplificar:
Digamos, por exemplo, que um usuário do Google queira saber mais sobre Inbound Marketing. Existe uma série de termos que ele pode escrever na hora de fazer a sua pesquisa. Aqui vão alguns exemplos:
- “O que é Inbound Marketing?”;
- “Inbound Marketing principais conceitos”;
- “Para que serve o Inbound Marketing”.
Nesse contexto, um texto que contenha a palavra-chave “Inbound Marketing” pode ser um bom resultado de pesquisa, desde que tenha um conteúdo completo e relevante para o usuário.
Um texto com palavras-chave relevantes e um bom conteúdo é capaz de atrair mais tráfego para o site de sua empresa e, consequentemente, chamar a atenção de clientes em potencial. Quer saber como escolher as melhores palavras-chave para seu segmento de mercado? É sobre isso que falamos no próximo tópico!
Como escolher as palavras-chave ideais?
Como explicamos, um mesmo segmento pode contar uma grande diversidade de palavras-chave relevantes. Não saber focar esforços pode ser um grande empecilho no sucesso de suas estratégias de SEO. Por isso, queremos te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave para seu nicho.
Neste vídeo em nosso canal do YouTube, nosso CEO, Daniel Imamura, fala sobre o processo de escolha de palavras-chave com exemplos bem práticos e fáceis de entender. Confira agora!
Os principais objetivos das palavras-chave no SEO
Nem todos que procuram por um termo no Google têm a mesma intenção de busca. De igual forma, nem todas as palavras-chave podem ser categorizadas da mesma maneira.
Existem três principais tipos de palavras-chave que as empresas precisam incluir em sua estratégia de SEO: navegacionais, informacionais e transacionais. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
Palavras-chave navegacionais
As palavras-chave navegacionais têm o intuito de levar o usuário a um destino específico, que pode ser um site ou uma página de categoria dentro de uma loja virtual, por exemplo.
Alguns exemplos de palavras-chave navegacionais podem ser o nome de sua empresa ou o nome de seu canal no YouTube. Elas são importantes porque, usualmente, têm um alto número de pesquisas mensais e podem servir como principal porta de entrada para seu blog ou site.
Palavras-chave informacionais
As palavras-chave informacionais são utilizadas quando o usuário tem o intuito de obter informações ou aprender sobre determinado tópico.
Elas são ótimas para atrair mais visitantes para seu site, mas, lembre-se: o seu conteúdo deve ser realmente relevante e informacional para que seja considerado um bom resultado de pesquisa.
Alguns exemplos de palavras-chave informacionais podem ser “como fazer SEO” ou “tendências SEO para 2021”.
Palavras-chave transacionais
As palavras-chave transacionais traduzem a intenção de busca de compra ou, pelo menos, pesquisa de preço. Usualmente, palavras transacionais precisam ser bem-planejadas na otimização de seu site, já que elas trazem um fluxo qualificado de possíveis clientes. Alguns exemplos de termos transacionais podem incluir as palavras “preço”, “onde comprar” e mais.
Tipos de palavras-chave
Se você quer ter os melhores resultados com sua estratégia de SEO, também é importante notar que existem dois principais tipos de palavras-chave: as head tails e as long tails. Explicamos as principais delas nos tópicos abaixo. Veja só:
Head tail
As palavras-chave head tail são termos que contam com grande volume de buscas mensais. Elas são palavras populares e mais abrangentes, relacionadas a um nicho específico. Termos como “SEO” ou “Inbound Marketing” são bons exemplos de palavras que aparecem em um alto número de pesquisas.
Ter um conteúdo bem-ranqueado para termos como esse gera um alto volume de tráfego orgânico, mas essa não é uma tarefa fácil. Palavras head tail têm um nível muito grande de concorrência. Usualmente, as páginas que performam melhor em palavras-chave head tail já estão no ar há algum tempo e contam com um conteúdo realmente aprofundado.
As head tails podem até trazer um grande volume de visitantes para seu site, mas nem sempre esses usuários são tão qualificados. Por se tratar de termos genéricos, palavras do tipo não são bons elementos de filtragem e podem não se traduzir em conversões imediatas.
Long tail
As palavras-chave long tail, ou de cauda longa, são termos que têm menos volume de pesquisas mensais, mas que compensam pela sua especificidade.
Compostas de termos mais longos, as long tails são termos ótimos para atrair um público mais qualificado e propenso a se interessar pelo seu serviço ou produto. Também é importante notar que a competição por palavras como essa é menor, o que beneficia sites e blogs que estão começando a sua produção de conteúdo.
Ainda que, individualmente, as palavras long tail não superem as palavras-chave head tail em volume de pesquisas, investir nelas pode ser uma ótima estratégia para ranquear mais palavras-chave de relevância para seu segmento.
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