Como escolher uma agência de SEO e marketing que realmente faça a diferença para o seu negócio? Fazer uma boa escolha pode ser determinante no mundo digital. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para fazer uma boa escolha. Confira!
Por que contratar uma agência de SEO?
Na internet, estar bem posicionado no Google é crucial para o sucesso do seu negócio. Uma agência de marketing digital especialista em SEO tem experiência com os mais diversos nichos e mercados, sabendo como fazer o seu site brilhar. De otimização on page a estratégias de link building, elas têm o know-how para aumentar sua visibilidade e impulsionar seu tráfego orgânico.
O que considerar ao escolher uma agência de SEO?
Aqui estão pontos a considerar para fazer a escolha certa, com base em resultados comprovados com SEO.
Experiência e especialização
A experiência conta muito no mundo do SEO. Por isso, procure por uma agência com um histórico comprovado de sucesso e que tenha especialização específica em SEO. Uma equipe experiente pode lidar melhor com complexidades dos algoritmos de busca e adaptar estratégias que funcionam.
Entendimento do seu mercado e público-alvo
Uma agência de SEO não só entende de otimização para mecanismos de busca, mas também compreende profundamente o seu mercado e público-alvo. Os profissionais devem ser capazes de se conectar com as demandas e comportamentos do seu público para criar estratégias que ressoem e convertam.
Abordagem personalizada
Cada negócio é único, e sua estratégia de SEO também precisa ser. Assim, evite agências que oferecem soluções genéricas e promessas supérfluas. Uma boa agência de marketing digital especializada em SEO deve oferecer uma abordagem personalizada e objetivos bem definidos, assim como alcançáveis, adaptando suas estratégias para atingir os objetivos do seu negócio.
Transparência e comunicação
Transparência é fundamental em qualquer parceria. A agência escolhida deve ser aberta sobre suas metodologias e estratégias. Além disso, uma boa comunicação é essencial. Você deve sentir sintonia com a agência e que pode confiar nela, estando, por exemplo, sempre informado sobre o progresso e as mudanças.
Objetivos claros e alcançáveis
Não confie em agências e empresas que prometem o primeiro lugar das buscas de forma garantida e absoluta, ou mais, que afirmam ter um “relacionamento privilegiado” com o Google. O próprio Google dá essas orientações em seu documento de “Como contratar um SEO”.
O Google é um algoritmo, e ele vai escolher o melhor site para apresentar nas primeiras posições. Existem centenas de fatores que devem ser considerados, além de ser uma competição constante entre websites.
Outro fator a ser verificado é se a agência que você está estudando leva em conta a sua empresa, seus objetivos e suas particularidades. Uma estratégia que não foca os objetivos personalizados de cada empresa talvez gere resultados não relevantes.
Ter visão de negócio é fundamental na estratégia e evita desperdício de tempo e até dinheiro. Portanto, os objetivos devem ser claros e comprovadamente possíveis de alcançar.
Resultados comprovados com SEO e estudos de caso
Não tenha medo de pedir resultados comprovados com SEO ou estudos de caso. Uma agência confiável de SEO terá orgulho de compartilhar suas conquistas e como ajudaram outros negócios a crescer.
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Conhecimento das últimas tendências e ferramentas de SEO
O mundo do SEO está sempre em evolução. Por esse motivo, é preciso que a agência acompanhe as últimas tendências e utilize as ferramentas mais avançadas para análise e otimização de SEO.
Uma forma de validar essa informação é observando se a agência participa de eventos, publica estudos de caso ou notícias de ferramentas específicas.
Custo-benefício
Enquanto o orçamento é um fator importante, o mais barato pode não ser sempre a melhor escolha. Avalie o custo-benefício da parceria, considerando o que a agência oferece em relação ao investimento necessário. Pergunte, por exemplo, as possibilidades de retorno do seu investimento, o famoso ROI.
Feedback de clientes e referências
Procure feedback de outros clientes ou peça referências. Isso pode dar insights valiosos sobre como é trabalhar com a agência e o tipo de resultados que entrega.
Perguntas a se fazer antes de contratar uma agência de marketing digital especializada em SEO
Antes de assinar o contrato, aqui estão algumas perguntas para fazer à sua potencial agência de SEO:
1. Como a agência de SEO ajudará nosso negócio?
Entenda como a agência planeja adaptar suas estratégias às especificidades do seu negócio.
2. Que resultados podemos esperar?
Defina expectativas claras sobre o que a otimização gerará para seu negócio em termos de tráfego, ranking e conversões.
3. Como a agência relata os resultados?
Um bom parceiro oferecerá regularmente relatórios detalhados e transparentes sobre os resultados em SEO, demonstrando o progresso e as métricas alcançadas.
4. O que será exigido de nossa equipe?
Conheça o nível de envolvimento e os recursos que sua equipe interna precisará fornecer.
5. Já atendeu clientes que atuam no mesmo ramo que a nossa empresa? Quais?
Experiência no seu setor pode ser um diferencial importante para entender as nuances do seu mercado.
6. Como o projeto será gerenciado?
Compreenda a metodologia e as ferramentas que a agência usa para gerenciar o projeto e se comunicar com você.
7. Em que áreas de SEO meu site será otimizado?
Entenda todas as áreas de SEO – técnico, conteúdo, on page, off page – que serão abordadas.
8. Quais ferramentas a agência usa?
Conheça as tecnologias e ferramentas de SEO que a agência usa para análise e otimização.
9. Quando verei os resultados de SEO?
Estabeleça um cronograma realista para ver as melhorias no ranking e no tráfego.
10. Como a agência se comunica com os clientes?
A comunicação eficaz é um dos pontos-chave para o sucesso da parceria.
Conte com a Consultoria Digital
Escolher a agência de marketing SEO certa pode ser o diferencial que coloca o seu negócio em destaque no mundo digital. Na Consultoria Digital, nos orgulhamos de oferecer todos esses elementos, assegurando que sua jornada de SEO seja não apenas bem-sucedida, mas também alinhada com os valores e objetivos do seu negócio.
Pronto para começar? Entre em contato com a nossa agência de SEO, e vamos juntos planejar o sucesso do seu negócio on-line!
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