Você, por um acaso, consegue se lembrar de como era a vida antes da internet? Ou melhor: você já parou para pensar como as estratégias de Marketing eram traçadas antes? O que as pessoas faziam para obter resultados e aumentar o número de suas vendas?
Parece impossível pensar em um mundo sem as facilidades do universo digital. Porém, mesmo com a evolução propiciada pela internet em diversos âmbitos, existiam, sim, diversas formas de fazer Marketing antes, e é exatamente esse o tema do nosso blog hoje.
Estratégias traçadas antes da internet
Parece impossível, mas não é. Separamos algumas estratégias que eram traçadas antes da internet chegar às nossas vidas. Confira algumas delas:
Propagandas de massa
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente. Assim, as propagandas de massa, via transmissão radiofônica ou televisiva, eram algumas das estratégias mais aconselhadas para empresas que tinham o dinheiro necessário para arcar com as despesas da divulgação.
A grande questão desse tipo de divulgação era a necessidade de ter que apresentar o mesmo conteúdo para todas as pessoas, sem a possibilidade de segmentação ou de ter um público-alvo definido. Ou seja, os anunciantes pagavam para que a propaganda fosse veiculada para todos, não apenas para possibilidades reais de clientes – o que não acontece atualmente. Com a internet, há a possibilidade de escolher quem vai ter acesso a determinado anúncio.
As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, já são grandes facilitadoras no quesito de escolha das características do público a ser atingido, reduzindo o valor do investimento. Outro ponto é em relação à eficiência das campanhas: antes, não tinha como mensurar. Hoje, sem dúvidas, isso é possível.
Mala direta
Outra estratégia utilizada era a mala direta, espécie de cartas que vinham acompanhadas de uma propaganda ao destinatário. Esse serviço, inclusive, ainda é oferecido pelos Correios. Os dados pessoais dos consumidores eram conseguidos pelas empresas por meio das pesquisas de rua, por exemplo.
Ou seja, funcionários eram postos nos passeios com o intuito de realizarem entrevistas com transeuntes para coletar dados, como o nome, endereço, telefone e os interesses pessoais da pessoa. Algumas dessas pesquisas prometiam prêmios ou brindes para quem respondesse.
A grande questão em torno dessa estratégia era exatamente sobre toda a logística necessária para conseguir realizar a coleta de dados. Além disso, também abria margem para que os entrevistados fornecessem dados falsos, prejudicando o sucesso da campanha.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, esse tipo de abordagem pode ser muito bem substituída por técnicas de Inbound Marketing, por exemplo. Esse tipo de estratégia tem como objetivo oferecer conteúdos de valor, que sejam
úteis às pessoas e, em troca, tais indivíduos dão a possibilidade de serem contactados.
Listas telefônicas
As listas telefônicas também eram bem comuns antigamente. Como as pessoas não tinham acesso ao Google, elas tinham que recorrer a outro recurso para conseguir o contato de alguém: eis que surgem as páginas amarelas das listas telefônicas. Essas listas vinham em formato de livro, com dimensões grandes e laterais grossas, com o contato telefônico das empresas de determinada cidade ou região. Para encontrar alguma empresa específica, era necessário olhar todo o material até encontrar. Caso o serviço solicitado estivesse em uma região fora da cobertura da lista, o contato não seria possível.
As buscas do Google
É necessário que entendamos o funcionamento das buscas do Google, grande aliado nos dias atuais. Sempre que uma pessoa digita um termo no Google, ela está colocando uma palavra-chave para encontrar algo. Assim, um algoritmo é acionado para que ele faça a busca por meio do banco de dados, fornecendo qual página da internet é a mais recomendada para suprir as necessidades da busca, isto é, resolver o problema da pessoa em questão.
Toda essa informação é acessada pelo Googlebot, um robô que tem como função ler todas as páginas da internet e armazenar no banco de dados do Google as informações encontradas. Dessa forma, todo o trabalho de SEO é levado em consideração.
A otimização realiza diversos ajustes em determinado site para que o Google possa efetuar a leitura de todas as informações necessárias, conseguindo oferecer às pessoas as soluções para os seus problemas.
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