Com a evolução do comportamento dos consumidores, a necessidade por uma abordagem mais natural e orgânica na comunicação de empresas ficou cada vez mais clara, fomentando o crescimento de estratégias como o Inbound Marketing. Essa é uma metodologia que pode gerar mais vendas, melhorar a percepção de marca entre os consumidores e ainda otimizar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Mas, entre teoria e prática, como desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing que realmente funcione? É sobre isso que falamos neste artigo! Esperamos que nossas informações possam ser úteis para você e sua empresa. |
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é o nome dado a um conjunto de estratégias que têm como princípio a atração de clientes em potencial para um negócio por meio de conteúdos de qualidade, sendo personalizados para atender às necessidades do público-alvo.
Essa é uma estratégia que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 2000, e que só cresce em popularidade desde então.
Como essa estratégia funciona?
A ideia central da estratégia de Inbound Marketing é atrair clientes interessados em determinado serviço ou produto, fazendo-os trocar informações de contato por conteúdos de relevância para, então, usar essas informações a fim de manter um diálogo entre o cliente e a empresa.
Sendo assim, ao contrário das estratégias tradicionais, o Inbound não se pauta na interrupção para chamar a atenção dos clientes – assim como os anúncios fazem, por exemplo –, mas na atração voluntária desse público por meio de ofertas de conteúdo relevantes.
Dentre as ferramentas mais utilizadas no Inbound, estão páginas de blog, landing pages, formulários de contato, conteúdos ricos e perfis em redes sociais.
Estratégias de Inbound Marketing: como desenvolver
Entenda, a seguir, os principais pontos de uma estratégia de Inbound de sucesso.
Produza conteúdos relevantes frequentemente
Quando o assunto é conseguir resultados melhores, consistência é a palavra-chave. Isso é verdade para muitas áreas da vida, mas também pode ser aplicado ao Inbound.
Produzir um conteúdo de qualidade é importante. Porém, a consistência nessa qualidade é ainda mais relevante. Invista numa boa escrita e na pesquisa de público-alvo para garantir que a comunicação seja eficiente.
Utilize uma ferramenta de automação
Envio de e-mail, gerenciamento de postagens em redes sociais, publicações de landing pages: o volume de trabalho envolvido em tirar uma estratégia de Inbound Marketing do papel é estrondoso.
Mas, felizmente, existem muitas ferramentas de automação que podem ajudar a sua empresa a ser mais estratégica e menos operacional, economizando tempo (e dinheiro).
Planeje bem a sua estratégia de e-mail
O e-mail é um dos pilares do Inbound e, além de ser uma forma de comunicação simples e direta, também é extremamente eficiente. Por isso, tenha um cuidado extra no planejamento de seus fluxos de e-mail e na redação de suas newsletters. Lembre-se: todo conteúdo precisa ser relevante e entregar uma oferta de valor.
Sempre analise os dados
Uma das belezas do Marketing Digital está na capacidade de mensurar com precisão o sucesso de cada esforço que sua empresa aplica. É possível saber quantas pessoas visitaram determinada página, quantas delas baixaram seu material e, desse total, quantas abriram determinado e-mail. Sendo assim, não negligencie o poder que um bom relatório tem na tomada de decisões acertadas.
Confira o nosso Guia de Inbound Marketing
Conheça a CD, uma agência de Inbound Marketing especializada em estratégias que funcionam
Se você procura uma agência de Inbound Marketing para traçar estratégias personalizadas para sua empresa, entre em contato com a Consultoria Digital, uma agência experiente no mercado.
Já ajudamos centenas de empresas a alcançarem mais vendas por meio do Inbound Marketing – e a sua pode ser a próxima. Navegue pelo nosso site e entre em contato conosco!