Que o mundo digital está ficando cada vez mais visual nós sabemos, mas o que isso impacta nas estratégias de marketing e SEO que aplicamos em nossas empresas?
A escolha da paleta de cores de forma estratégica pode gerar diversos resultados para uma estratégia quando aplicada de forma correta. Todas as cores geram ações e reações nas pessoas, e isso que chamamos de Psicologia das Cores. Por isso é importante pensarmos cuidadosamente nas paletas de cores que escolhemos para nossa produção de conteúdo, por exemplo.
Ao utilizar recursos textuais e de imagem, é importante mantermos uma estrutura visual, e uma paleta de cores pode auxiliar nessa tarefa. Hoje, com a evolução da tecnologia e da Inteligência Artificial, podemos ter essa paleta de cores gerada automaticamente a partir da imagem que escolhemos para nossa publicação – ou qualquer outra aplicação que tenha impacto visual.
Uma paleta de cores bem escolhida pode trazer resultados não só em questões de estar “bonito” ou “feio”, pode também aprimorar elementos como identificação da marca, tom de voz do texto, facilidade de leitura e diversos outros elementos psicológicos.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco como utilizar estrategicamente uma paleta de cores e como descobrir a paleta de cores de uma imagem por meio de ferramentas gratuitas. Para que, assim, você possa enriquecer cada vez mais sua estratégia de SEO e marketing digital.
Boa leitura!
Descobrindo a paleta de cores ideal
Em vez de confiar apenas na intuição ao escolher suas cores, recomendamos ferramentas especializadas. Uma excelente opção gratuita é o Color Palette Generator. Essa ferramenta não só extrai paletas de cores de imagens, como também permite ajustes estratégicos para atender às especificidades de sua marca e gerar o impacto visual desejado.
Você gostou de uma imagem e quer saber quais são as cores principais que compõem a sua paleta? A ferramenta avalia a imagem que você está escolhendo como principal do post e gera uma tabela de cores relacionadas a essa imagem, trazendo cores hexadecimais para que você possa replicar em qualquer documento ou site em que você deseja utilizar essas cores.
O que é Psicologia das Cores?
Resumidamente, a Psicologia das Cores é a ciência que estuda a influência das cores sobre as ações humanas. Quando falamos de marketing, é algo que se associa às estratégias de vendas em sites, e-mails, conteúdos ou landing pages.
Ou seja, cada cor provoca uma reação inconsciente dentro do consumidor, sendo fundamental escolhê-las de forma estratégica. Emoções, como confiança, otimismo, luxo e tantas outras, podem ser despertadas apenas com a escolha certa da cor, ditando, muitas vezes, o tom da comunicação que queremos utilizar.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja este estudo feito pela Colorcom.
Por que e onde usar as cores em uma estratégia de SEO
Quando falamos de um bom SEO, isto é, com foco em geração de leads e vendas, não devemos só olhar para aspectos técnicos, como títulos e descrições, mas também para aspectos visuais e de usabilidade.
Nesse contexto, as cores podem desempenhar um papel-chave nas estratégias de SEO, pois, após o momento em que o usuário entra no site, é importante que ele perceba o profissionalismo e qualidade, o que é, em partes, feito pelas cores de uma página ou conteúdo.
Por exemplo, imagine que você está buscando informações sobre produtos Coca-Cola, ao acessar o site deles, o conteúdo está totalmente em azul. Estranho, certo? Você, provavelmente, até checaria o endereço que digitou, para ter certeza de que é o site da Coca-Cola mesmo.
Ou, ao criar uma página de serviço para posicionar em uma determinada palavra-chave que aborda assuntos sérios, como finanças e empréstimos, usar a cor rosa em sua construção talvez não seja a decisão mais sábia.
Além de levar os usuários para o seu site, é importante que ele transmita corretamente a mensagem. Por isso o cuidado nas escolhas de cores é algo a ser considerado. Lembre-se: a percepção do usuário irá impactar diretamente o seu engajamento.
O aspecto visual é ponderado por mais de 90% das pessoas ao realizar uma decisão de compra. Além disso, estudos indicam que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto ou serviço dentro dos 90 segundos de visualização inicial; sendo que até 90% dessa avaliação é feita a partir do impacto visual em relação às cores.
Por isso, na próxima vez que for desenvolver alguma coisa que contenha pontos visuais, como fotos ou até mesmo o layout, pense na paleta de cores que irá adotar. E uma forma fácil para uma pessoa leiga, além de entender o que cada cor representa, é recorrer a uma ferramenta que gere essa paleta a partir de uma imagem pré-definida.
Então, escolha uma imagem que represente tudo aquilo que você quer passar de informação e dê uma olhada no que a ferramenta te sugere.
Como descobrir a paleta de cores de uma imagem com o Color Pallette Generator?
A ferramenta que vamos mostrar pertence ao Canva e se chama Color Palette Generator. Você pode simplesmente fazer o upload de uma imagem, e a plataforma automaticamente trará quais são as principais cores que a compõem.
Você pode ver o nome dessas cores ou, então, se quiser, pode copiar o seu código hexadecimal. Assim, a cor vai ficar disponível para você poder utilizá-la em outras ferramentas, como no Photoshop ou dentro do próprio Canva, quando estiver criando suas artes.
Se você descer um pouquinho a tela, vai ver que já há várias outras paletas que foram geradas por outros colaboradores e também pela própria ferramenta. É possível saber qual delas o pessoal mais gostou, as quais, de repente, podem servir de inspiração para você.
Ainda utilizando as ferramentas que o Canva disponibiliza para trabalhar com paleta de cores, há a Color Palettes, em que é possível, por exemplo, utilizar o código hexadecimal de uma imagem que já foi usada e ver a sua cor principal.
Então, ao colar o código no quadro de busca, veremos várias opções. Mas, se quiser ver todos os resultados, é só descer a tela, pois há várias paletas de cores. Assim, ao clicar em uma que achou mais bacana, a ferramenta mostrará mais informações.
Há uma nova sugestão de paleta a partir da cor inicial que demos de sugestão. Você também pode copiar as cores de que gostou e formar a sua paleta. Há outras sugestões de paleta de cores que podem agradar, porque estamos trabalhando com tons próximos, que têm combinação.
Se você quiser saber um pouquinho mais sobre as cores e o que elas significam, dentro do Canva, também há outra ferramenta, a Color Meanings and Symbolism, que explica o significado das cores.
Você pode digitar, em inglês, o nome da cor. Por exemplo: Rose Red. Então, a ferramenta vai trazer toda a explicação, sendo possível entendê-la com mais profundidade.
Às vezes, quando estamos usando um elemento visual, precisamos trazer um embasamento para nosso cliente e explicar. Tem que haver um significado por trás.
O legal também é que teremos opções de combinações e paletas de cores, como o monocromático, com toda uma paleta monocromática baseada, por exemplo, no Rose Red.
Também há o formato de seleção análoga, explicado no nosso último vídeo sobre outra ferramenta do Canva: o Color Wheel. Ele tem todos os formatos do Color Meanings, como o monocromático, o análogo, o complementar e o triádico. Nós já mostramos como tudo isso pode ser feito de forma manual nessa ferramenta, que foi tema de vídeo.
Então, vamos deixar o link para você assistir e entender como fazer a seleção manual das cores por meio dessa ferramenta. Está tudo explicadinho.
Confira o vídeo:
Links para acessar as ferramentas:
- Color Palette Generator: https://www.canva.com/colors/color-palette-generator/
- Color Palettes: https://www.canva.com/colors/color-palettes/
- Color Meanings: https://www.canva.com/colors/color-meanings/
- Color Wheel: https://www.canva.com/colors/color-wheel/
Outros sites para descobrir paleta de cores
Além das ferramentas de paleta de cores Canva, existem outros sites para descobrir as cores que você deseja utilizar.
Entre os principais, estão:
1. Shutterstock
O Shutterstock é uma ferramenta bastante popular no universo do design e tem usabilidade simples e fácil.
Além da função de buscar a paleta de cores na imagem, esse site também conta com um banco de imagens extenso.
Embora a versão gratuita já ofereça diferentes recursos, a versão paga inclui recursos que aprimoram o desenvolvimento do projeto.
2. Color Hunt
Outra opção é o Color Hunt, que é um site que atua na paleta de cores por meio da combinação de cores.
Esse site é interessante para quem gosta de trabalhar buscando inspirações em uma vitrine com diferentes cores combinadas, pois é assim o funcionamento da plataforma.
Inclusive, nesse site você pode gerar e salvar sua coleção de cores própria, bem como pode usar filtros para encontrar a paleta que mais se encaixa no que o cliente espera.
3. Khroma
Junto com as ferramentas de paleta de cores Canva, o Khroma está na lista, sendo uma das principais opções para criar e identificar cores em imagens.
Esse site usa inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário, aprender as preferências de cada um e ainda gerar sequências próprias através do treinamento do algoritmo.
4. Adobe Color CC
O Adobe Color CC é um site que possibilita que o usuário extraia a paleta da imagem ou apenas as cores gradientes. Para isso, basta fazer o upload do arquivo desejado.
Ainda, o Adobe Color CC tem uma funcionalidade de roda de cores interativa, na qual você consegue trabalhar com a harmonia dos tons variados e arrastar o mouse para desenvolver novas paletas.
5. Color Drop
Por fim, o Color Drop é totalmente gratuito e é um site com um espectro de cores planas, o que contribui para você encontrar, com facilidade, os códigos hexadecimais.
Além disso, essa ferramenta permite que o usuário transite entre diferentes abas e tem a opção de criar gradientes com duas cores e inseri-los nos projetos.
Sendo assim, além de saber como descobrir uma cor no Canva através das informações que reunimos ao longo deste conteúdo, você conhece também alguns outros sites que pode testar para entender qual a melhor escolha para as suas necessidades.
Como vimos, a escolha inteligente das cores não apenas aprimora a estética, mas também influencia a psicologia do usuário, afetando suas decisões de compra. Seja na identidade da marca, no tom do texto ou na usabilidade do site, as cores desempenham um papel importante.Quer levar sua estratégia de SEO para o próximo nível? Conte com uma Agência de SEO especializada para otimizar seu site e alavancar seus resultados. Entre em contato com nossos especialistas e transforme sua presença digital!
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