Um projeto de SEO deve ter seu escopo muito bem estruturado para surtir os resultados que se espera, mas cada caso demanda um projeto bastante específico.
Continue lendo este artigo para entender como um bom projeto de SEO pode ser estruturado, o que é necessário para planejá-lo e qual é o momento de investir em um contrato de SEO com uma agência de Marketing Digital.
O que é um projeto de SEO?
Um projeto de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, reúne técnicas e estratégias que são colocadas em prática para melhorar o posicionamento do seu site, e-commerce ou blog em mecanismos de busca, como o Google.
Isso significa que, por meio de um bom projeto de SEO, é esperado que, quando seu potencial cliente fizer uma pesquisa no Google, seu site será recomendado entre os primeiros resultados da busca.
Mas como isso acontece? Bom, há uma série de etapas a serem cumpridas, mas as estratégias giram em torno de bons conteúdos, uso de palavras-chave e boas práticas de desenvolvimento de sites.
Veja bem: de nada adianta criar conteúdos sem propósito ou encher seu site de palavras-chave. Aliás, esse tipo de comportamento é até malvisto pelos algoritmos do Google.
O processo é bem mais complexo, e por isso mesmo vamos te mostrar como planejar um projeto de SEO passo a passo. Confira!
Como planejar um projeto de SEO?
Se você quer elaborar um adequado projeto de SEO, deve se atentar a algumas etapas que são cruciais para obter bons resultados no ranking do Google. São elas:
Definição de objetivos
O primeiro passo do projeto de SEO é saber quais são os seus objetivos e traçar um planejamento que leve em consideração o posicionamento da sua marca, suas metas e o público-alvo da empresa.
Pesquisa de palavras-chave
Em seguida, é preciso se dedicar às palavras-chave. Elas são um dos grandes responsáveis por ajudar seu site a ser considerado relevante pelo Google e alcançar um bom posicionamento nos motores de buscas.
Importante: a seleção de palavras-chave não acontece de forma aleatória. Muito pelo contrário, ela deve levar em consideração o nicho da sua empresa, seus produtos, volume de buscas e objetivos.
Por isso, é preciso se dedicar e fazer um estudo sério de palavras-chave para que se consiga alcançar resultados realmente bons com SEO.
Otimização do site
Outra etapa importante para estruturar seu projeto de SEO diz respeito à otimização do site propriamente dito.
Aqui, é importante contar com o auxílio de especialistas para mensurar variáveis como navegabilidade, estrutura, elementos, acessibilidade, entre outras.
O objetivo é sempre tornar o site o mais simples, intuitivo, funcional e agradável possível, fornecendo ao usuário uma experiência excelente para, consequentemente, melhorar o ranqueamento das páginas.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é a queridinha do SEO. Antes de tudo, é preciso desenvolver um planejamento de conteúdo que leve em consideração as palavras-chave, termos importantes do seu nicho e assuntos que tenham relação com os produtos ou serviços que você tem a oferecer.
Sempre tenha em mente que um bom conteúdo vai promover o ranqueamento do seu site. Por isso, essa etapa deve ser levada a sério! Os conteúdos devem informar o consumidor e oferecer soluções aos problemas.
Importante: para que todas as etapas que mencionamos até aqui sejam realizadas com maestria, é essencial que você tenha o apoio de quem é profissional em SEO, e isso pode acontecer por meio de uma consultoria de SEO.
Quais são as etapas de uma consultoria?
Basicamente, uma consultoria de SEO leva em consideração:
Análise de performance
Os especialistas em SEO estão sempre acompanhando o desempenho do que é feito, visando à otimização do site.
Isso é feito para que você saiba o que está dando certo e o que precisa melhorar. É apenas por meio da análise de performance que se pode identificar pontos de melhoria na sua estratégia.
Análise de concorrentes
Depois de ver o que está bacana no seu site e o que precisa mudar, é chegada a hora de analisar seus concorrentes.
Essa análise serve para que a consultoria te ajude a aprender com os concorrentes ao observar qual é o desempenho deles.
Sabendo quais são os pontos positivos e negativos das abordagens dos seus concorrentes, fica mais fácil perceber o que você pode usar na sua estratégia para traçar um caminho mais efetivo.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é a base da consultoria de SEO. Depois de ter em mãos as informações coletadas nas análises, os especialistas vão te ajudar e traçar um plano de ação com as técnicas mais eficientes de otimização de sites.
Importante: não há uma receita de bolo quando o assunto é a escolha das técnicas. Isso vai depender de cada caso e o que vai determinar a eficiência das estratégias são os dados e informações específicas do seu negócio e do seu mercado.
Planejamento de conteúdo
Nós já falamos sobre a criação de conteúdo e do quanto é preciso fazer um estudo apurado para delimitar temas, pautas e palavras-chave.
No caso, com um planejamento de conteúdo elaborado durante a consultoria de SEO, o que for produzido pela sua empresa terá muito mais chances de aumentar a relevância do site no Google.
Os profissionais especializados também vão te ajudar a identificar quais assuntos, formatos e tipos de materiais melhor se enquadram no seu negócio.
Leia também: A importância do SEO para blogs
Etapas de um projeto de SEO
Na Consultoria Digital, o desenvolvimento de um projeto de SEO é cuidadosamente planejado, abrangendo diversas etapas essenciais:
Fase de planejamento e auditoria:
- Planejamento estratégico de SEO, focado nos detalhes importantes;
- Revisão completa do site para identificar oportunidades de melhoria;
- Avaliação do perfil de backlinks, assegurando a qualidade e relevância dos links externos;
- Mapeamento detalhado de palavras-chave, voltado para maximizar a visibilidade;
- Identificação de conteúdo duplicado para evitar penalizações pelos motores de busca;
- Análise da arquitetura do site, visando a uma estrutura lógica e eficaz;
- Estudo dos concorrentes para entender o cenário competitivo;
- Verificação de links quebrados que possam prejudicar a navegação;
- Análise do tempo de carregamento das páginas, fundamental para a experiência do usuário.
Fase de otimização técnica:
- Mapeamento estratégico de URLs;
- Otimização de títulos e descrições (tags title e description) para melhorar a relevância nos resultados de busca;
- Ajuste das imagens para garantir carregamento rápido e acessível;
- Correção de erros 404 que possam impactar negativamente o SEO;
- Monitoramento contínuo com ferramentas, como o Webmaster Tools;
- Melhoria das heading tags, essenciais para a estruturação do conteúdo;
- Otimização para reduzir a taxa de abandono e rejeição, mantendo os usuários engajados.
Fase de validação e usabilidade:
- Ajuste das tags canônicas para evitar problemas com conteúdo duplicado;
- Revisão do arquivo robots.txt, gerando uma configuração adequada para direcionar os robôs de busca;
- Otimização do sitemap.xml para facilitar a indexação das páginas;
- Foco na otimização para pesquisas locais, essencial para negócios com presença física;
- Revisão contínua do conteúdo para manter sua relevância;
- Garantia de que o site é mobile-friendly, indispensável no ambiente digital atual;
- Análise detalhada das landing pages para melhorar a conversão;
- Avaliação da usabilidade do site, visando proporcionar uma experiência superior ao usuário.
Como funciona um contrato de SEO?
Se você está convencido de que a consultoria de SEO é o melhor caminho para dar início a um projeto de SEO, é importante saber como funciona esse tipo de contrato.
Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, falou em detalhes sobre isso no vídeo abaixo. Confira!
Em um contrato de SEO, assim como em qualquer tipo de contrato, você precisa observar exatamente o que está sendo acordado. Atente-se a todos os itens antes de assinar o documento e, na dúvida, consulte um advogado.
No contrato, devem constar:
- As obrigações da empresa contratada, com todo o escopo de trabalho descrito de forma bem clara;
- As suas obrigações, ou seja, do contratante;
- Questões envolvendo pagamento, rescisão, prazo de duração do contrato, assim como as assinaturas de ambas as partes.
Contrato de SEO: com fidelidade x sem fidelidade
Há dois tipos de contratos de SEO – com e sem fidelidade. Mas o que cada um tem a oferecer? Entenda a diferença entre eles a seguir.
Contrato de SEO com fidelidade: o cliente precisa cumprir um determinado período (contado em meses) com a empresa contratada antes de poder cancelar. É similar a um plano de celular ou TV a cabo. Se cancelar antes, será preciso pagar multa.
Contrato de SEO sem fidelidade: o cliente pode cancelar quando quiser, contando com os serviços da agência de SEO contratada enquanto estiver satisfeito, vendo os resultados, e não pressionado ou amarrado por causa de cláusulas contratuais.
Procurando consultoria para seu projeto de SEO?
É muito importante saber que a consultoria de SEO tem tudo o que é preciso para promover um projeto de SEO que contemple os objetivos e necessidades da sua marca.
Afinal, nem toda empresa precisa ou deseja as mesmas coisas. Cada caso tem suas peculiaridades e, para alcançar metas, é preciso contar com o trabalho de especialistas no assunto, como a Consultoria Digital.
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que trabalha com consultoria de SEO sem fidelidade e te ajuda a alcançar um melhor desempenho por meio de análises, conteúdo de qualidade e demais técnicas para otimizar seu site.
Uma vez que o trabalho de SEO se inicia e começa a gerar resultados, o cliente não precisa ir embora, afinal, ele acompanha a curva de crescimento em acessos e o aumento de resultados em conversões.
Acreditamos que o cliente deve permanecer porque está feliz e satisfeito com a parceria, e não ficar amarrado por conta de uma cláusula contratual. E isso tem dado muito certo: temos diversos clientes conosco há mais de sete anos!
Nossos clientes permanecem conosco porque estão satisfeitos ao verem os resultados que geramos constantemente. Mas, em casos nos quais a parceria, por um motivo ou outro, não dá certo, o cliente pode encerrar o contrato quando quiser: sem nenhum tipo de multa, cláusula contratual ou prejuízo.
Conheça mais sobre o trabalho de SEO da Consultoria Digital aqui no site ou entre em contato com um de nossos consultores.