Criar um planejamento de social media é uma tarefa desafiadora para qualquer empresa. Muitas variáveis devem ser consideradas, além do entendimento necessário sobre cada plataforma.
Existem ferramentas que ajudam no processo de agendamento das postagens, mas o ideal é ter um bom planejamento de produção de conteúdo antes de começar a pensar nas publicações propriamente ditas.
A partir disso tudo, preparamos um conteúdo completo para que você entenda mais sobre o assunto e possa fazer a sua empresa deslanchar de uma vez por todas nas redes sociais. Acompanhe!
O que é necessário saber antes de fazer um planejamento de social media?
Antes de fazer o seu planejamento de social media, é importante dedicar algum tempo para formular a sua estratégia de Marketing Digital. Pense em que público você quer atingir, que tipo de conteúdo deseja passar para essas pessoas, qual linguagem quer utilizar, entre outros aspectos.
Você também pode separar um momento para pensar no orçamento que vai utilizar para isso. Algumas empresas contam com profissionais internos para fazer esse tipo de trabalho e outras preferem contar com uma consultoria especializada.
Normalmente, a opção mais indicada é a segunda, já que, ao contar com uma agência de Marketing Digital, há uma equipe completa focada em obter os melhores resultados de social media para que a sua empresa se destaque ainda mais no mercado.
Para que serve e qual é a importância de um planejamento de mídias sociais?
O planejamento de mídias sociais é utilizado para manter uma boa organização dentro da sua estratégia de Marketing. Ao fazer um bom planejamento, é possível otimizar o tempo da sua empresa e executar as suas estratégias de social media de maneira mais eficiente.
Além disso, a periodicidade das publicações é muito importante para manter e crescer o nível de engajamento nas redes sociais. Com um planejamento detalhado e seguido à risca, você consegue manter a frequência das suas postagens e ganhar ainda mais reconhecimento nas redes sociais.
Qual é a importância do planejamento de social media?
Planejar é sempre a primeira etapa de qualquer projeto! Por isso, fazer um planejamento permite que você comece com o pé direito na sua estratégia de social media. Ao se organizar em relação às postagens, você consegue até mesmo utilizar ferramentas como o Creator Studio para agendar as publicações.
Ter tempo para se planejar é essencial para executar suas tarefas com tranquilidade e eficácia. Por isso, dedique um período para fazer o seu planejamento de social media ou contrate uma agência especializada para te ajudar.
Por onde começar o seu planejamento de social media?
Uma das principais questões antes de começar o seu planejamento de social media é o entendimento dos objetivos e das métricas que você busca atingir com as suas publicações. Isso pode ser feito por meio das metas previamente estabelecidas.
Normalmente, as empresas possuem objetivos bem-definidos. Como exemplo, podemos citar o aumento do número de leads, o conhecimento das pessoas sobre os produtos e serviços que a empresa oferece, o crescimento das conversões de vendas, o aumento do reconhecimento da marca, entre outros.
Em relação às métricas utilizadas no planejamento de social media, você pode escolher as de alcance, cliques, visualizações, entre outras. Tudo varia de acordo com a estratégia de Marketing que a sua empresa possui.
Outro ponto importante para começar o seu planejamento é a definição do público-alvo, ou seja, da audiência que você quer atingir com as suas publicações. Para entender quem é o seu público-alvo, você pode fazer pesquisas de mercado e uma pesquisa interna sobre os clientes que já tem.
Depois disso, escolha em quais redes sociais você quer fazer as suas postagens. A escolha das redes deve depender da estratégia e da abordagem que deseja fazer nas publicações.
Além disso, é preciso verificar a frequência com que vai fazer as postagens, já que é importante manter uma regularidade para ter mais engajamento. Também é válido fazer um cronograma de postagens para que tudo fique bem-organizado na sua semana.
Por fim, faça testes com diferentes tipos de postagens em mais de uma plataforma. Assim, você consegue ter uma boa base de resultados para verificar o que está ou não dando certo dentro da sua estratégia de social media.
Qual é a melhor forma de publicar nas redes sociais?
A melhor forma de fazer as suas publicações é tendo foco e organização. Você também pode contar com o auxílio de algumas ferramentas como a mLabs e a Etus. Elas agendam as publicações automaticamente para que você não precise se preocupar com isso.
O único problema é que, recentemente, essas ferramentas pararam de funcionar no Instagram e no Facebook. Aqui, na Consultoria Digital, já estamos cientes dessa questão e elaboramos um vídeo explicando o que você pode fazer para contornar a situação:
Para fazer o agendamento das suas publicações no Facebook e no Instagram, você pode utilizar uma ferramenta nativa do Facebook: o Creator Studio. Por meio dele, é possível agendar as postagens.
A recomendação é sempre ficar atento à importância de fazer um agendamento correto. Assim, você tem a certeza de que o processo foi feito, e sua postagem terá muito mais chances de ser publicada da maneira de que você precisa.
Além disso, é necessário verificar se a publicação foi ao ar como estava previsto no agendamento. Dessa forma, ao conferir os agendamentos todos os dias, você tem chance de consertar eventuais erros.
O agendamento de IGTVs, Stories e Reels, infelizmente, ainda continua manual, ou seja, sem a possibilidade de fazer agendamento na plataforma. Dessa forma, é importante ter um cronograma de postagens para não se perder e não esquecer de postar os seus conteúdos periodicamente.
A boa notícia é que, para fazer esse tipo de publicação, você pode usar o seu computador ou notebook. Não há necessidade de utilizar apenas o seu smartphone para isso.
Conte com a ajuda da Consultoria Digital para fazer as suas publicações
Aqui, na Consultoria Digital, somos especialistas em criação de conteúdo e consultoria de redes sociais. Conte com a gente para manter suas redes sociais atualizadas com eficiência e de forma estratégica! Assim, você terá muito mais tempo para se preocupar com a evolução dos negócios da sua empresa.
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