Um sistema de vendas recorrentes pode ser excelente para quem deseja gerar mais receita e aumentar a fidelização de clientes.
Mas, para isso, é preciso nutrir um bom relacionamento não apenas com os visitantes como também com quem já comprou de você.
Veja como criar um sistema de vendas com nossas dicas exclusivas.
Como criar um sistema de vendas?
É muito importante que você não venda de forma aleatória, afinal de contas, a venda é o que gera o faturamento do seu negócio. Então, é preciso estruturar engrenagens eficientes para vender constantemente e conseguir bater as suas metas.
Para te ajudar, nós da Consultoria Digital criamos um passo a passo bem didático com o que você precisa fazer no seu negócio para criar o sistema de vendas. Confira:
O primeiro ponto é observar as etapas do funil de vendas. Para tornar a compreensão mais visual, nós trouxemos a seguinte imagem:
Etapa 1: visitantes
O topo do funil representa o momento no qual é preciso atrair visitantes para o site – e você consegue isso por meio de estratégias de marketing digital.
Com estratégias consistentes e convincentes, você chama a atenção de um determinado público e apresenta a ele seu produto ou serviço.
Levantada de mão
Esse movimento de atração pode levar ao que chamamos de “levantada de mão”, isto é, quando o visitante toma a iniciativa de pedir um orçamento ou quando ele demonstra interesse em adquirir um produto.
Em síntese: o marketing digital é capaz de converter a pessoa em uma “levantada de mão”, ou seja, um pedido de orçamento ou de informações.
Com isso, o visitante passa a conhecer seu site ou sua marca e você deve se dedicar a encontrar formas de transformar esse consumidor em uma primeira compra. Nesse sentido, algumas abordagens interessantes são:
- SEO, visando posicionar bem o seu site nas páginas de pesquisas feitas no Google;
- Links patrocinados, que mostram anúncios para seu público-alvo e o direcionam ao site;
- Redes sociais, elaborando posts e interagindo nos comentários para gerar engajamento e interesse por parte do público;
Trata-se de estratégias que incentivam o visitante a solicitar um orçamento. Em seguida, esse lead vai para o setor comercial.
Etapa 2: contatos
Quando o contato de um lead chega ao setor comercial, é função do profissional responsável converter a “levantada de mão” em um cliente de fato.
É o momento de envolver o lead o suficiente para transformá-lo em uma primeira venda. Para isso, o setor comercial precisa estar muito bem-alinhado com as estratégias de marketing digital.
Importante: o marketing é o grande responsável por transformar uma pessoa em “levantada de mão” e em lead, mas é crucial estar devidamente alinhado com o time de vendas para que as ações se complementem.
A importância de um CRM
Uma forma muito eficiente de manter os objetivos alinhados e acompanhar o desenvolvimento de uma campanha é por meio do CRM.
Com um sistema de CRM, fica mais fácil acompanhar se o time comercial está cumprindo com todas as etapas do processo de venda, se os atendimentos estão sendo feitos na ordem certa e se a prioridade de atividades está adequada.
Observação: o processo de vendas não termina quando você consegue convencer o lead a fechar uma compra – muito pelo contrário. Para criar um sistema de vendas eficiente, é fundamental avançar nas estratégias do funil e trabalhar o relacionamento com a sua base de clientes.
Etapa 3: clientes
Após a etapa 1, você tem em mãos uma base de contatos de clientes que adquiriu quando eles entraram em contato pedindo orçamentos ou informações.
Mas você sabia que tem como transformar o cliente de primeira compra em um cliente de compras recorrentes? A estratégia envolve ações do setor comercial visando vender para quem já é cliente.
Para isso, sua marca pode:
- Disparar e-mails informativos com descontos e ofertas interessantes;
- Vincular conteúdos no site (blog) e nas redes sociais falando sobre os produtos, mostrando como utilizá-los, seus benefícios, e aproveitando o momento para interagir com quem já é cliente e está fazendo perguntas nos comentários;
- Criar uma newsletter com notícias, dicas e outras informações relevantes, visando fortalecer a imagem da sua marca na memória dos clientes.
Com isso, você consegue nutrir um relacionamento com quem já é cliente e tem potencial de voltar para fechar novas compras. Se você investir em ações de fidelização e nutrição, incentivará a recorrência nas vendas.
O custo-benefício de um sistema de vendas recorrentes
É muito mais fácil e prático vender para uma pessoa que já comprou seus produtos ou serviços e conhece sua marca do que conquistar uma pessoa nova em um mercado tão competitivo.
O mesmo se aplica aos investimentos: você gasta menos trazendo clientes de volta ao site em comparação ao que é preciso investir para atrair novos leads.
Cuide bem da sua base de contatos e mantenha ela sempre saudável ao se relacionar por meio de e-mails e interação nas redes.
Tenha seu próprio sistema de vendas recorrentes
Ao seguir as três etapas do funil de compras, aproveitar nossas dicas e elaborar processos consistentes com o auxílio de uma agência de marketing digital como a Consultoria Digital, você pode criar um verdadeiro sistema de vendas recorrentes.
Com isso, será possível atrair novas pessoas para conhecer sua marca por meio de marketing digital, manter o setor comercial atuando de forma adequada (sempre em contato com o consumidor) e fidelizar os clientes para que voltem a fechar novos negócios.
Na hora de criar seu sistema de vendas recorrentes, não deixe de conferir de perto todos os vídeos sobre marketing digital que estão disponíveis em nosso canal no YouTube e aproveite para saber como a CD pode te ajudar.