Hoje, mais do que apenas uma conversão, empresas que desejam se destacar no mercado devem buscar construir um relacionamento com seus clientes. Por isso, o engajamento é um dos principais objetivos de Marketing de companhias que utilizam as redes sociais como veículo de comunicação.
Apesar disso, alcançar bons níveis de engajamento não é uma tarefa fácil. O mercado é competitivo e a atenção de seus leitores e possíveis clientes é dividida com centenas de outros concorrentes.
Então, como criar estratégias que aumentem as chances de engajamento e a proximidade de uma empresa com o seu público? É sobre isso que falamos neste artigo.
Mas, antes de nos aprofundarmos no assunto, queremos compartilhar com você um vídeo muito interessante que publicamos em nosso canal do YouTube.
Nele, nosso CEO, Daniel Imamura, fala sobre como determinar se o engajamento de uma empresa é satisfatório, além de explicar algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar essa métrica. Assista agora!
O que é engajamento?
No Marketing Digital, engajamento é o nome dado a todo o tipo de interação entre os perfis corporativos de empresas nas redes sociais e seus consumidores. Essa é uma métrica que serve para determinar o nível de proximidade entre essas duas partes e a relevância da marca entre o público geral.
O engajamento é um ótimo termômetro para determinar a eficácia das estratégias de comunicação e Marketing de Conteúdo.
É importante notar que, quando falamos de engajamento, estamos nos referindo a um tipo de interação natural e orgânica. Ela pode se manifestar no número de curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo.
Por que o engajamento é importante para seu negócio?
Como explicamos brevemente no tópico anterior, o engajamento é uma ótima ferramenta para determinar se uma estratégia de comunicação está ou não sendo eficaz.
Altos níveis de engajamento podem sugerir que o tipo de conteúdo publicado está alinhado com as necessidades das personas, além de utilizar uma linguagem de fácil entendimento.
O engajamento também pode ser útil para aumentar a credibilidade da sua empresa e criar um senso de autoridade em seu segmento de mercado. Isso ajuda a atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já fizeram negócios com a sua companhia.
Como criar engajamento com o público em 4 passos
Você já sabe a importância de conseguir bons níveis de engajamento. No entanto, quais são as estratégias que, efetivamente, ajudam a sua empresa a chegar a esse patamar? É sobre isso que falamos nos próximos tópicos.
1. Conheça a sua persona
Toda conversa flui melhor quando você conhece a pessoa com quem você está falando, não é mesmo? Isso também é verdade para empresas e seus clientes.
Conhecer o seu público-alvo te ajuda a alinhar o tom de toda a comunicação e abordar assuntos relevantes, o que aumenta as chances de engajamento.
Por isso, busque o máximo de informações possível sobre as suas personas e mapeie os desejos e dores desse público, fazendo com que seu planejamento se adapte a essas necessidades. Dados como gênero, faixa etária, região geográfica e contexto socioeconômico podem ser muito úteis nesse processo.
2. Foque na qualidade de seu conteúdo
O nível de engajamento de suas publicações é diretamente proporcional ao seu nível de qualidade.
Seu cliente está sendo exposto a uma quantidade gigantesca de conteúdos todos os dias e, para se destacar, tudo o que você publica precisa ser relevante e interessante.
Foque em resolver um problema para o seu cliente antes de tentar vender a ele qualquer coisa. Esse cuidado torna a sua comunicação mais genuína e atrativa.
3. Utilize os recursos de interação das plataformas
Enquetes, votações e caixas de perguntas. Não há escassez de recursos para empresas que desejam engajar seus consumidores em redes sociais. Por isso, se a sua estratégia de comunicação não aproveita essas ferramentas, o potencial para engajamento do seu perfil cai consideravelmente.
Pense em como articular estratégias de conteúdo que conversem entre si e foque em CTAs interessantes, que incentivem a interação por parte dos leitores, seja ela um compartilhamento, um comentário, seja qualquer outro tipo de ação.
4. Mensure todos os resultados
Monitorar os resultados de seus esforços de comunicação é um cuidado essencial para garantir o alinhamento de todas as estratégias. Métricas como o alcance, por exemplo, também podem ajudar a determinar o sucesso de uma postagem.
Observe atentamente as interações de cada postagem para determinar se os objetivos de Marketing de sua empresa estão sendo alcançados, adaptando as ações de acordo com as necessidades de seus leitores.
A busca pelas melhores taxas de engajamento é constante, afinal, o mercado está sempre mudando, assim como os seus clientes. Com essas quatro estratégias, esperamos que sua empresa possa começar a melhorar as taxas de engajamento e conversão em seus perfis nas redes sociais.
E lembre-se: se precisar de ajuda, nosso time de especialistas está sempre preparado para auxiliar no planejamento de estratégias e na execução do seu plano de comunicação. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!