Criar conteúdos é um dos principais pilares do SEO.
É por meio da produção de conteúdo que a sua empresa pode conseguir novos clientes, fazendo com que novos usuários encontrem o seu site, blog ou loja virtual na internet, por exemplo.
Mas antes de entendermos como uma escrita eficiente pode influenciar um conteúdo de qualidade e otimizado, precisamos saber responder esta pergunta: o que é o Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo: estratégia que te faz vender mais
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que tem como finalidade criar materiais para a internet com o objetivo de atrair um público-alvo – no caso, o da sua empresa.
Os conteúdos produzidos devem ser interessantes, servindo de solução para que o seu público-alvo consiga resolver algum tipo de problema.
Sua empresa deve ensinar seus possíveis clientes, esclarecendo dúvidas sobre o produto ou serviço que oferece, ao invés de propor ações de publicidade diretas e invasivas.
Isso faz com que a empresa se torne autoridade na área.
Há diversos tipos de conteúdo que podem ser escritos ou produzidos, como:
- Blogs;
- E-books;
- E-mails marketing;
- Conteúdos para redes sociais;
- Vídeos;
- Imagens.
Preparamos um artigo que explica cada tipo de conteúdo. Confira!
Como a intenção da produção de conteúdo é atrair o seu público-alvo para resolver algum problema que ele tenha, é necessário que você entenda qual é a intenção de busca desse usuário, ou seja, qual é o problema que ele deseja resolver.
Além disso, é preciso saber como ele digita essa solução em mecanismos de busca, como o Google.
Criar conteúdos a partir da intenção do usuário
Cada busca do usuário tem uma finalidade diferente.
Portanto, é necessário que, ao criar conteúdos, sua empresa esteja oferecendo recursos para suprir essas finalidades.
Uma das estratégias mais conhecidas de SEO é a identificação de palavras-chave – porém, apenas isso não é o suficiente.
É necessário que você saiba exatamente o que o usuário quer.
Os conteúdos produzidos devem ser criados diretamente para atender a esse desejo. Então, analise as primeiras posições do Google, faça uma avaliação dos conteúdos encontrados e perceba se eles respondem às possíveis questões dos usuários.
Não há um tamanho ideal de conteúdo… o importante é entregar aquilo que o usuário procura.
Por fim, mantenha uma regularidade nas publicações. Isso vai ajudar a acelerar a leitura do seu site pelo robô do Google.
Formatos de conteúdo e funil de vendas
Uma etapa importante para a produção de um conteúdo atrativo é entender qual é o seu objetivo, ou seja, em qual momento da jornada de compra aquele texto vai ser lido pelo usuário. Para isso, levamos em conta a estrutura do funil de vendas.
Topo de funil
O topo de funil (ToFu) é um estágio do funil de vendas muito importante e o mais largo.
Nessa fase, sua empresa recebe um número maior de usuários. Sua função é despertar o interesse deles.
Além de despertar o interesse, sua empresa precisa produzir conteúdos que os eduquem para que eles virem futuros clientes.
É no topo do funil que ocorre o primeiro contato de possíveis clientes com a sua empresa; logo, é essencial que você passe uma boa impressão.
Uma estratégia interessante é despertar a curiosidade dos usuários para problemas que eles nem sabiam que tinham, para que, assim, você possa oferecer a solução para esses problemas.
Conteúdos de topo de funil devem ser escritos com uma linguagem clara e acessível, com assuntos mais gerais, investimento em conteúdos educativos sobre o setor em que a sua empresa está inserida.
O interessante é que os redatores não abordem a empresa diretamente ou ofereça o produto, mas sim que escrevam de forma que os usuários percebam um domínio sobre o assunto e área tratados.
É a partir desses materiais que os usuários podem avançar no funil de vendas.
Alguns tipos de conteúdos interessantes para esse estágio são: e-books para iniciantes, posts em redes sociais, blog posts e newsletters.
Fundo de funil
O fundo de funil é o estágio em que se deseja levar o usuário à conversão, isto é, torná-lo um cliente.
Essa etapa faz com que a pessoa tome a decisão de realizar a compra.
Seus conteúdos devem ser produzidos tendo como objetivo estratégias mais diretas para que a compra seja realizada ou para que o serviço da sua empresa seja contratado.
O fundo de funil tende a ser um estágio com um tempo de duração mais curto, diferente do topo de funil, em que o possível cliente pode ficar por meses. Isso porque, nessa fase, o usuário já tem uma opinião formada.
Ou seja, ele já tem consciência de qual é o seu problema e já sabe que a sua empresa pode oferecer a solução. É nesse momento, então, que ele pondera quais são os pontos a favor e contra sobre o seu produto e estabelece contrapontos com os seus concorrentes.
Conteúdos de fundo de funil precisam estar mais refinados, específicos, mais aprofundados, com uma qualidade de escrita alta e domínio técnico sobre o assunto.
O fundo de funil é um estágio em que os conteúdos podem, por exemplo, reforçar a autoridade da sua empresa, aumentando a confiança do usuário.
Também é um bom momento para que os textos redigidos mostrem mais sobre a empresa e seu funcionamento, apresentem cases de sucesso e exponham vantagens e benefícios. Outros conteúdos também podem ser produzidos, como aqueles que mostram na prática o seu conteúdo.
Saiba mais: assista ao nosso vídeo sobre funil de vendas na prática em nosso canal do YouTube!
Como criar conteúdo otimizado e escaneável?
Criar conteúdos otimizados significa seguir algumas estratégias de SEO.
Nós, da Consultoria Digital, sabemos que são muitos os pontos que precisam ser levados em consideração para uma estratégia eficaz.
Por isso, organizamos um checklist rápido que vai te ajudar no momento de produção de conteúdo.
Confira abaixo:
- Insira o title tag;
- Coloque a meta description;
- Insira o texto alternativo;
- Utilize as heading tags;
- Faça a otimização de URLs;
- Insira linkagens internas;
- Otimize imagens.
Conteúdo escaneável
Além de seguir os pontos acima, é necessário investir em um conteúdo que possa ser escaneado facilmente pelo usuário.
Para isso, invista em:
- Trechos destacados em negrito;
- Parágrafos mais curtos;
- Imagens junto aos textos;
- Listas, checklists e tópicos.
Para entender melhor o que significa cada uma dessas estratégias, baixe nosso e-book Guia prático de SEO para conteúdo.
A Consultoria Digital quer ser a sua parceira!
Além de preparar esses conteúdos para auxiliar a sua empresa a vender mais, a Consultoria Digital está disponível para te ajudar a colocar em prática tudo o que falamos até aqui. Entre em contato com a gente!
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