Está precisando aumentar a sua presença na internet, gerar mais vendas e expandir sua marca no canal de vendas mais visitado do mundo?
Então, você precisa contratar uma consultoria de marketing digital!
Antes que possamos explicar, definitivamente, como contratar uma consultoria de marketing digital, precisamos definir o que uma consultoria de marketing digital faz.
Uma consultoria de marketing digital é responsável por utilizar estratégias e ferramentas para levar empresas a, principalmente, vender mais por meio das mídias digitais, ou, então, expandir sua presença de marca, gerar oportunidade ou conquistar novos consumidores que não seriam alcançados pelos métodos off-line.
O que é uma consultoria de marketing digital?
Uma consultoria de marketing digital é um serviço de uma empresa que é responsável por orientar empreendedores ou empresas acerca dos melhores passos e ações para que metas sejam realizadas no mundo digital.
Como funciona uma consultoria de marketing digital?
Realizando um diagnóstico completo de sua empresa e mercado, a consultoria de marketing digital lista ações necessárias para serem tomadas pela empresa, para que as metas do marketing sejam alcançadas.
Na Consultoria Digital, realizamos não só a orientação como também a execução dessas ações para garantir os maiores resultados possíveis e um padrão de qualidade que só especialistas podem oferecer.
Por que contratar uma consultoria de marketing digital?
Contratar um consultor de marketing digital para cuidar de seu marketing digital oferece diversas vantagens.
Para trabalhar, efetivamente, todas as estratégias de marketing digital, é necessário ter à disposição, internamente, uma equipe de especialistas, geralmente numerosa, para a realização das atividades, situação que, além de adicionar etapas a mais, como seleção, entrevistas, contratação, pode gerar um custo elevado em sua folha de pagamentos.
É possível, também, contratar freelancers, porém você precisaria coordenar toda uma equipe externa.
Sem contar na necessidade de treinamento e de capacitação para as equipes de marketing digital que você montar, demandando tempo e dinheiro.
Uma consultoria de marketing digital oferece uma maior facilidade para atualizar conhecimentos, além de estar sempre por dentro de novas experiências, estratégias e ferramentas, pelo fato de a equipe já trabalhar e ter trabalhado com vários projetos.
Você terá à disposição uma equipe de especialistas, sem, necessariamente, ter que contratar ou gerenciar um por um, já que serão os coordenadores da agência que irão desempenhar esse papel.
O que levar em consideração ao contratar uma consultoria de marketing digital?
Tenha em mente os objetivos e as necessidades de sua empresa ao procurar uma consultoria de marketing digital. São eles que vão nortear toda a conversa. É importante, também, conhecer os escopos, os contratos e a reputação da consultoria pretendida. Cada consultoria oferece escopos e contratos distintos, pois isso é algo que varia muito.
Toda empresa gosta de economizar, portanto, é necessário avaliar o custo-benefício de cada escopo.
Na Consultoria Digital, trabalhamos com escopos muito bem definidos, indicando, com precisão e transparência, a quantidade de análises, conteúdos, releases ou de outros elementos. Assim, o cliente sabe exatamente pelo o que está pagando.
Além disso, definimos metas de acordo com as necessidades da empresa para que haja acompanhamento de conquistas e evoluções.
Recomendamos não olhar somente o preço, e, sim, comparar os escopos em relação ao preço.
Como escolher a melhor consultoria de marketing digital?
Antes de fechar um contrato, verifique mais dois diferenciais: a reputação da consultoria de marketing digital e quais cases de sucesso ela possui.
Observe como são os canais de comunicação, verifique suas redes sociais e confira se há pessoas reclamando no Reclame Aqui e em outros meios de avaliação.
Peça cases de sucesso, e até mesmo o contato de clientes que já foram ou estão sendo atendidos pela consultoria. Converse com os clientes indicados e construa sua base para tomar uma decisão esclarecida.
Não se esqueça de ler o contrato antes de assinar e verificar os prazos e multas existentes. Há consultorias de marketing digital que cobram multas por quebra de contrato ou prazos que não valem a pena o investimento.
Quando contratar uma consultoria de marketing digital?
Não existe um momento exato para contratar uma consultoria de marketing digital, essa decisão depende, exclusivamente, do que sua empresa precisa no momento.
Contudo, podemos listar algumas necessidades que são observadas comumente entre os clientes que procuram a Consultoria Digital:
- Possui um negócio off-line e quer começar a ter presença digital;
- Deseja aumentar a presença da marca nas redes sociais ou na internet como um todo;
- Quer gerar mais vendas em um e-commerce;
- Ambiciona gerar mais visitas em uma loja;
- Precisa trabalhar a reputação da marca.
Recomendamos que uma empresa procure por uma consultoria de marketing digital quando ela já possui o mínimo de estrutura para executar o projeto e está determinada a alcançar resultados.
Precisamos de, pelo menos, uma pessoa dedicada para ser nosso contato, nossa fonte de informações e que esteja à disposição para fazer aprovações, tirar dúvidas e outras necessidades de comunicação que possam surgir.
Além disso, é necessário um orçamento mínimo para ser investido tanto na consultoria quanto em possíveis campanhas pagas, como no Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
Por fim, esperamos que nossas dicas possam facilitar e elucidar a sua procura por uma consultoria de marketing digital.
Neste artigo, abordamos sobre alguns fatores que devem ser levados em consideração no momento de contratar uma consultoria ou agência de marketing digital.
Conheça: Assessoria de Marketing Digital
Se você ainda tiver alguma dúvida, recomendamos que confira alguns vídeos feitos pela Consultoria Digital sobre este assunto: