A dúvida de todo empreendedor é: como conseguir mais clientes e aumentar as minhas vendas?
Mesmo cada empresa tendo sua própria identidade, e não existindo um manual do sucesso, há algumas práticas a serem seguidas, que podem trazer bons resultados para o negócio.
É necessário, apenas, adaptá-las para a sua realidade.
Essas estratégias utilizam ambiente on-line para funcionarem, atraindo mais oportunidades de negócio.
Essas estratégias de Marketing Digital são boas, já que, entre outros motivos, focam em pessoas que podem ter um real desejo pelo produto oferecido pela sua marca, além de alcançarem um grande número de pessoas.
A questão é: como conseguir mais clientes através da internet? Como fazer com que eles encontrem o que precisam vendo o seu produto?
A seguir, confira dicas de como fazer o seu negócio prosperar pelo meio digital!
Estratégias eficientes para conseguir mais clientes
Na internet, as coisas funcionam de um jeito diferente do que era praticado.
Antigamente, para conseguir que um possível cliente visse a sua marca, eram utilizados canais de comunicação de massa, como o rádio e o jornal impresso, que cobravam valores altíssimos.
Assista ao nosso vídeo sobre como era o Marketing antes da internet.
Atualmente, o maior número de consumidores está no ambiente on-line. É necessário, portanto, que você saiba o que fazer para atraí-los e que conte com ajuda.
É verdade que não há uma fórmula mágica para isso. Mas não significa que nós, da Consultoria Digital, não possamos te ajudar com algumas dicas. Fique ligado!
Aposte no Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de produção de materiais que visa informar o público-alvo, mostrando dados que são confiáveis sobre o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Por exemplo: uma empresa do ramo de joias e roupas vai produzir conteúdos sobre moda e beleza.
Fornecer conteúdos informativos e de qualidade para as pessoas é essencial para aumentar a autoridade e a credibilidade da sua empresa.
Conteúdos criados sobre a sua área de criação mostram que sua empresa domina o assunto, tornando-se uma referência na área.
O Marketing de Conteúdo atrai possíveis oportunidades de negócio de forma orgânica.
O conteúdo criado pode ser veiculado em diversas plataformas, como blogs, redes sociais, sites, e-books, entre outros, fazendo com que o usuário possa encontrar o conteúdo nas buscas do Google.
Confira o nosso artigo sobre criação de conteúdo! Fique por dentro dessa estratégia.
Para que esses conteúdos estejam bem-posicionados nas buscas do Google, fazendo com que o seu usuário o encontre com facilidade, são usadas técnicas de SEO, um conjunto bem-planejado de ações, desenvolvido por especialistas.
É a partir da criação de bons conteúdos, bem-posicionados, que os resultados começam a aparecer.
Assista ao nosso vídeo sobre como criar conteúdo para empresas.
Compreenda o seu público-alvo
Público-alvo são as pessoas que a sua empresa quer alcançar por possuírem maiores chances de serem possíveis clientes.
Para conseguir aumentar as chances de vendas para essas pessoas, é necessário entender alguns pontos, como quais são as suas necessidades, como se comportam e quais são as suas dores.
Dessa forma, você consegue ter clareza sobre o que exatamente o seu público-alvo gostaria de ver, entregando conteúdos alinhados a isso.
Entender qual é o tipo de conteúdo que seu público mais gosta faz com que a sua empresa entenda como ele se comporta e onde está. Por exemplo: um público mais jovem pode ser encontrado com mais facilidade no TikTok, enquanto um público com um perfil mais corporativo, no LinkedIn.
É essencial segmentar ao máximo o seu público-alvo para ter cada vez mais resultados.
É a partir dessa segmentação que sua empresa pode produzir conteúdos cada vez mais aprofundados e específicos. Ela pode ser realizada, por exemplo, a partir da idade e profissão do seu público-alvo.
Chame para a ação e se relacione
Após conseguir com que seu público-alvo perceba sua marca, é necessário fazer com que ele realize uma ação, como o download de um material rico.
Um material rico são conteúdos mais extensos, educativos, informativos e com a finalidade de agregar valor para a marca, gerando e nutrindo possíveis novos clientes. O e-book é um material rico, por exemplo.
No instante em que o usuário efetua o download do material, seus dados são coletados e ficam armazenados em um banco de dados, para que sua empresa comece a criar um relacionamento com ele.
Com um relacionamento cada vez mais estruturado, maiores são as oportunidades de venda.
Para isso, é necessário sempre criar e enviar conteúdos de qualidade e que estejam relacionados com as necessidades dessa pessoa.
Por exemplo: caso o usuário tenha efetuado um download de um e-book sobre “como executar um planejamento estratégico”, sendo este o campo de atuação do seu negócio, é interessante sempre alimentá-lo com conteúdos sobre Marketing, finanças e liderança.
Leia nosso e-book sobre Introdução ao Inbound Marketing e saiba mais sobre ações de relacionamento com clientes eficientes para a sua empresa.
Dicas importantes para serem seguidas pela sua marca nas redes sociais
As redes sociais ocupam um lugar importante na vida das pessoas e influenciam diretamente na escolha de compra dos consumidores.
É importante que a sua marca esteja próxima ao seu público-alvo a partir das redes, criando conteúdos específicos para essas plataformas.
O Instagram, o Facebook, o TikTok e o LinkedIn são exemplos de redes sociais que podem ser utilizadas para uma boa estratégia de Marketing.
O contato por esses meios deixa sua marca ainda mais próxima dos consumidores em potencial, criando uma sensação de intimidade com o seu negócio. Cria-se confiança!
Para aumentar o engajamento, é interessante, por exemplo, responder a comentários deixados, fazer perguntas e utilizar todos os recursos oferecidos pela rede (como os Stories do Instagram, que podem ser utilizados para fazer perguntas aos seus seguidores).
Investir em uma identidade visual profissional, realizada por especialistas, também é um caminho interessante para deixar as redes sociais da sua empresa mais harmônicas.
Com uma grande variedade de opções, além de entender qual é interessante para a realidade da sua empresa e do público-alvo a ser alcançado, também é importante deixá-las unificadas visualmente.
Separamos algumas redes sociais e dicas importantes para cada uma delas. Confira!
Conseguindo mais clientes pelo Facebook
O Brasil conta com 127 milhões de usuários no Facebook. Só esse fator já é o suficiente para a sua empresa estar nessa rede.
Estando na rede, é necessário que sua empresa se preocupe em ser encontrada pelas pessoas, para que, assim, consiga oferecer a elas conteúdos de qualidade.
Algumas dicas são:
- Crie um perfil comercial;
- Preencha todo o seu perfil, oferecendo detalhes sobre a sua marca e serviços oferecidos;
- Crie conteúdos originais, que sejam interessantes para o seu público-alvo;
- Use imagens nos posts;
- Faça vídeos;
- Mostre situações em que seu produto pode ser utilizado.
Saiba mais! Confira o nosso Guia do Marketing para o Facebook.
Conseguindo mais clientes pelo Instagram
O Instagram tem um recurso visual muito forte, predominando conteúdos em fotos e vídeos.
Com 65 milhões de perfis no Brasil, os usuários mais jovens são a maioria na rede.
A rede, além disso, oferece a possibilidade de acompanhar algumas métricas que mostram o desempenho das postagens, o horário mais usado pelos seus seguidores e outras informações importantes.
Algumas dicas para a rede são:
- Use hashtags (elas ajudam o seu conteúdo a ter um alcance melhor);
- Seja criativo na produção dos conteúdos;
- Interaja com os seus seguidores (por meio dos Stories, por exemplo, mostrando assuntos que tenham relação com o seu produto);
- Faça vídeos (com os recursos do Reels e IGTV);
- Faça transmissões ao vivo falando sobre o seu produto.
Conseguindo mais clientes pelo YouTube
Uma das plataformas mais famosas de vídeos é o YouTube, com 100 milhões de usuários no Brasil.
Criamos um artigo sobre a importância do vídeo marketing, mas é importante ressaltar que a capacidade de viralização de um vídeo e a possibilidade de abordar um número maior de conteúdos em um único vídeo é maior do que quando comparado a um material escrito não tão longo.
Dicas importantes para a rede:
- Crie conteúdos que sejam facilmente compreensíveis;
- Instigue seus seguidores a deixar comentários e os responda. Isso vai melhorar seu relacionamento e engajamento;
- Invista em conteúdos humanizados para influenciar em uma criação de laços do consumidor com a sua marca;
- Tenha clareza dos seus objetivos;
- Planeje-se e se organize (tenha etapas definidas de pré-produção, produção e pós-produção).
Assista ao nosso vídeo sobre como criar conteúdos para o YouTube!
Trouxemos algumas dicas sobre como a sua marca pode conseguir mais clientes a partir da internet, usando o universo das redes sociais.
Quer colocar tudo isso em prática rapidamente e de forma profissional? Entre em contato com a gente! A Consultoria Digital está cheia de ideias e com uma equipe de especialistas pronta para ajudar no crescimento da sua empresa.