Se você chegou neste artigo é porque já identificou que o SEO é um pilar muito importante para o seu site ou loja virtual. Aparecer bem posicionado nas buscas do Google é um grande diferencial e este pode definir o sucesso ou fracasso de seu negócio.
Abaixo, iremos te explicar como começar a fazer SEO, para que assim seu site possa começar a ter melhores resultados orgânicos.
O que é SEO?
Só para ter certeza de que você tem a visão correta sobre SEO, colocaremos aqui uma definição e um vídeo que explicamos sobre o tema.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que em uma tradução livre significa Otimização de Sites para Mecanismos de Busca. Na prática, SEO são estratégias que você pode (e deve) aplicar em seu site para que ele tenha maior relevância dentro das buscas do Google.
Por que meu site precisa de SEO?
Atualmente, sites e lojas que não aparecem bem posicionados nos mecanismos de busca, como no Google, tem poucas chances de aumentar seus resultados de forma orgânica. Isso acontece devido aos novos hábitos dos internautas que sempre que possuem uma dúvida ou precisam comprar algum produto recorrem a sites como o Google.
Então, sem este posicionamento, você, dono de site ou e-commerce, precisará investir em outras estratégias, como, por exemplo, investir em anúncios pagos.
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Como começar a fazer SEO?
Para começar a fazer SEO, você precisa entender que existem 3 grandes pilares envolvidos nesta estratégia:
- On-Page
- Conteúdo
- Link Building
Abaixo vamos falar em detalhes sobre cada um deles e os pontos que você pode começar a trabalhar.
SEO On-page
Quando falamos sobre On-Page estamos nos referindo a tudo aquilo que envolve o código-fonte do seu site. É muito importante que o código-fonte do seu site esteja otimizado para que o robô do Google, também conhecido como Googlebot, consiga entender o conteúdo exposto em suas páginas e também veja que seu site tem um bom desempenho.
Como os buscadores funcionam a base de pesquisas, o primeiro passo que você precisa executar é a pesquisa de palavras-chave.
Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave consiste em você selecionar quais os termos que seus clientes em potencial vão digitar no Google para pesquisar sobre seus produtos ou serviços.
Você pode começar listando aquelas que são mais óbvias e, depois, ir aumentando essa lista com o auxílio de ferramentas. Ainda neste artigo vamos falar mais sobre quais ferramentas podem te ajudar nesta tarefa.
Alguns conceitos que são importantes você saber:
- Cauda Curta (short tail / head tail): São palavras-chave compostas por um ou dois termos. Normalmente são termos mais genéricos.
- Cauda Longa (long tail): São palavras-chave compostas por dois ou mais termos. Normalmente são termos mais específicos e com maiores chances de conversão.
Uma sugestão de vídeo sobre uma estratégia de Cauda Longa:
Title tags
Uma das primeiras coisas que analisamos no On-Page é se o TITLE da página está preenchido de forma otimizada. O TITLE é o título da sua página que aparece nas buscas do Google e é muito importante criar um título interessante e que contenha a sua palavra-chave.
Saiba mais sobre Tag Title SEO
Isso vai ter ajudar a ser mais relevante nos resultados de busca.
Otimização de imagens
É muito importante que as imagens do seu site não estejam pesadas, pois o tempo de carregamento da sua página é um fator que influencia no seu posicionamento.
Para te explicar como criar imagens otimizadas, segue um vídeo do nosso canal:
Atributo ALT
Além de otimizar o nome do arquivo da imagem como foi dito no vídeo acima, outro ponto muito importante é trabalhar o atributo ALT das imagens. Ele vai orientar o Googlebot sobre o assunto que aquela imagem ilustra.
Abaixo deixo um vídeo que explica com mais detalhes como funciona a otimização de ALT:
Meta Description
A meta description é, basicamente, a descrição da página. Embora não seja um fator de posicionamento, ele faz toda diferença na hora de se comunicar com o cliente que está no Google. Por isso é importante que você escreva uma mensagem que cative o cliente a querer clicar em seu resultado quando aparecer no Google.
URL Amigável
Para aumentar a sua relevância no Google, é importante que o endereço de suas páginas esteja de uma forma legível. No vídeo abaixo, deixo alguns exemplos para você poder aplicar em seu site ou loja:
Design responsivo
Atualmente, a maioria dos acessos em diversos sites são feitos através de celulares e, para gerar uma boa experiência, é importante que o site seja responsivo. Ser responsivo significa que ele vai se adaptar em qualquer tamanho de tela corretamente.
Para mais detalhes, veja esse vídeo:
Tempo de Carregamento
O tempo de carregamento das páginas do seu site é tanto um fator de posicionamento quanto um fator que pode influenciar na experiência do usuário em seu site. Por isso é importante ter um site rápido para que tanto o Googlebot quanto as pessoas encontrem um site rápido e eficiente.
Para você poder avaliar como está o tempo de carregamento do seu site recomendamos duas ferramentas gratuitas:
Mais abaixo no tópico “ferramentas”, você poderá assistir a um vídeo em que apresentamos essas e outras ferramentas.
Certificados de segurança
Ter o certificado de segurança faz com que seu site trafegue com o protocolo HTTPS, ou seja, os dados enviados do seu site serão criptografados para que ninguém capture informações importantes. O Google considera isso como fator de posicionamento, então é importante ter o HTTPS em sua loja virtual.
Se você não sabe como funciona o HTTPS, veja este vídeo do nosso canal:
Crie conteúdo otimizado
Dentro deste segundo pilar, devemos trabalhar o conteúdo de nosso site. Devemos aplicar as palavras-chave em nossas páginas e criar conteúdos que realmente auxiliem o seu potencial cliente.
Dois conceitos que você precisa conhecer são: Buscas Informacionais e Buscas Transacionais
Buscas Informacionais são aquelas em que o usuário digita termos no Google que se referem a busca de informações, por exemplo: “o que é SEO”. Esta busca, claramente, indica que o usuário busca uma informação sobre este assunto.
Já as Buscas Transacionais são termos que indicam, claramente, que o usuário deseja fazer uma compra, por exemplo: “comprar iphone 8”.
Parte da sua estratégia de conteúdo deve ser conduzir os usuários que realizaram buscas informacionais para as páginas transacionais e, desta forma, aumentando as conversões do seu site ou loja.
SEO Off-page
Os fatores off-page (off page SEO) são os itens que estão externos ao nosso site. É aqui que o Link Building entra, pois este pilar consiste em ganhar links em sites relevantes apontando para suas principais páginas.
Link Building
Neste pilar você precisa entender alguns conceitos:
Backlinks
Cada link externo que você ganha é chamado de backlink. Quanto mais backlinks de qualidade você ganhar melhor, pois isso vai aumentar a sua relevância dentro do algoritmo do Google.
Imagine que cada link ganho é um voto e se esses votos vêm de sites importantes, isso aumenta ainda mais a sua autoridade.
Texto âncora
Mas não pense que basta apenas ganhar muitos links. É importante que você consiga direcionar esses links para suas páginas mais importantes e é preciso que estes links venham através de um texto âncora relacionado à página de destino, pois isso dá mais indícios para o Google sobre o que ele vai encontrar ao acessar esse link.
Por exemplo, se eu ganho um backlink com o texto âncora “otimização de sites”, isso indica ao Google que a página de destino fala sobre Otimização de Sites.
Ferramentas
Se você leu este artigo até aqui já viu que precisa trabalhar bastante coisa para começar a fazer o SEO do seu site, mas para facilitar um pouco essa missão, deixo logo abaixo um vídeo mostrando algumas ferramentas muito boas para você avaliar o SEO do seu site e, também, alguns links de outras ferramentas:
Keyword Planner: Ferramenta para pesquisar o volume de buscas de uma palavra-chave.
SemRush: Ferramenta que auxilia na análise do posicionamento de seu site para diversos termos, além de outras ferramentas de análise.
Google Search Console: Ferramenta disponibilizada pelo Google para avaliar a saúde e desempenho do seu site.
Ahrefs: Ferramenta para que você possa descobrir todos os backlinks que seu site ganhou, textos âncoras utilizados e muito mais.
Esperamos que este guia (SEO como fazer) te ajude a começar a fazer SEO em sua loja ou site.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe-a abaixo nos comentários ou se desejar ter ajuda especializada, meta description.
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