Como automatizar o atendimento por meio do WhatsApp para empresas

Sumário

É possível afirmar que o WhatsApp é uma das principais plataformas de comunicação móvel atualmente. Em 2020, o aplicativo alcançou a marca histórica de 2 bilhões de usuários em todo o mundo de acordo com dados da própria empresa.

O potencial comercial dessa ferramenta não passou despercebido e, em 2018, foi lançado o WhatsApp para empresas. Hoje, aproximadamente 50 milhões de empresas utilizam o aplicativo para fins comerciais. 

Se você quer se juntar a eles, este artigo certamente vai te ajudar. 

O que é o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS. Seu objetivo é ajudar pequenas empresas a melhorar a comunicação direta com seus clientes. 

Além de facilitar a comunicação, essa ferramenta também permite que clientes comuniquem-se com as empresas com mais segurança, uma vez que os perfis são verificados com o intuito de impedir fraudes.  

O layout do aplicativo é bem parecido com o convencional, apenas tendo como diferencial a letra “B” em seu logo.

Por que eu deveria usar o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp corporativo oferece funcionalidades extras para aqueles que desejam entender melhor seus clientes. Além da automatização de respostas, o aplicativo oferece a organização de clientes por meio de etiquetas e estatísticas exclusivas sobre as conversas. 

O uso dessa ferramenta é muito efetivo para a diminuição da distância entre empresa e cliente e para a humanização do atendimento, o que pode gerar um considerável aumento nas conversões. Além disso, esse é um aplicativo fácil de usar e completamente gratuito. 

Como usar o WhatsApp adequadamente? 

Para utilizar o aplicativo, baixe-o na loja de aplicativos do seu dispositivo e adicione um número de contato. Então, basta adicionar as informações necessárias e personalizar o seu perfil com uma foto e o nome da sua empresa.

Você pode atualizar o seu perfil com as seguintes informações: 

  • Endereço;
  • Área de atuação;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site.

Utilize o aplicativo para tirar dúvidas de seus clientes e avisá-los sobre promoções por meio das mensagens ou dos stories. 

Diferenças entre o atendimento online e offline

Enquanto o atendimento offline ainda é muito popular e necessário, o online cresceu de forma agressiva nos últimos meses, principalmente depois da implementação de medidas de combate ao novo coronavírus e o fechamento dos comércios físicos. 

Entende-se, portanto, que o atendimento online é extremamente importante para empresas que buscam crescer durante a crise. 

A personalização e a rapidez no atendimento, características do atendimento offline, são extremamente valorizados e podem ser um diferencial da sua empresa. O WhatsApp para empresas torna possível a chegada dessas características ao meio online. 

Onde encontrar consultoria de mídias sociais?

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