O primeiro passo é entender que vamos criar um plano de marketing onde vamos utilizar a internet para atrair mais clientes para nosso negócio.
Para quem está começando a utilizar a internet para atrair clientes para seu site ou loja virtual o ideal é você começar divulgando seus produtos ou serviços. Um erro muito comum é que as divulgações iniciais sejam sobre a sua marca, porém normalmente este não é o caminho mais efetivo.
Como primeiro passo você deve selecionar quais são os seus melhores produtos e serviços para serem divulgados na internet.
Depois de selecionados você deve elencar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço, pois após o seu potencial cliente entrar no seu site, vindo das suas ações de marketing digital, ele inicialmente vai comprar itens básicos como preços, mas imaginando que seu preço está igual ao de seus concorrentes, o que fará o cliente comprar de você?
Os diferenciais são para responder a seguinte dúvida do cliente: Por que comprar neste site e não no concorrente?
Agora que já selecionamos os produto e serviços e também já listamos os diferenciais, precisamos definir qual será a nossa oferta.
A oferta consiste em qual benefícios vamos divulgar na internet. Lembre-se da analogia: Existem pessoas procurando uma furadeira, mas outras querem apenas o furo na parede.
Entenda o que seu cliente realmente quer e então oferte para ele.
- Métodos de aquisição de clientes
- Anúncios na internet (Pago)
Você pode pagar para anunciar nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn ou até mesmo no Google. Essa é uma estratégia muito boa para você validar se a sua oferta está boa e se irá converter em vendas, pois a partir do momento que você paga para esses canais é muito rápida a exibição dos anúncios. Desta forma isso pode te gerar resultados mais rapidamente. - Orgânico (SEO)
Se você quer atrair pessoas para dentro do seu site ou loja sem pagar nada por isso, então utilize o bom posicionamento nas buscas do Google.
Mais de 97% das buscas feitas no Brasil são através do Google, então ficar entre os 10 primeiros resultados das buscas relacionadas ao seu produto ou serviço pode gerar muito tráfego para seu negócio.
O primeiro passo é você aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em seu site ou loja para melhorar o seu posicionamento no Google. Aplique isso principalmente nas páginas dos seus produtos ou serviços.
Uma segunda ação que você pode trabalhar para atrair mais visitas orgânicas é responder as dúvidas relacionadas aos seus produtos ou serviços no seu site ou loja, pois quando alguém realizar uma busca poderá cair em seu site para obter a solução. Isso é o primeiro passo para que a sua marca (branding) fique memorizada pelos seus futuros clientes.
Ajudando essas pessoas suas chances de convertê-las em clientes no futuro são muito maiores.
- Estratégias de Relacionamento
- Relacionamento com quem ainda não é seu cliente
O primeiro passo para esta estratégia funcionar é você ter acesso ao e-mail do seu potencial cliente. Para ter acesso a essa informação de forma saudável o melhor caminho é você criar um material do interesse do seu público e em troca você solicita que eles deixem seu e-mail.
Assim você começa a criar uma lista de e-mails para iniciar o relacionamento. Você deve ajudar este público desde o topo do funil de vendas, que é quando o cliente ainda está entendendo sobre o que você vende, até o momento em que ele parte para a tomada de decisão para fechar compra do produto ou serviço.
- Relacionamento com quem já é seu cliente
Muitas empresas se esquecem de se relacionar com quem já é seu cliente. Envie e-mails interessantes para manter este cliente bem informado e materiais interessantes, pois desta forma você aumenta as possibilidades de recompra. - Relacionamento com clientes antigos
Também é muito comum que clientes muito antigos não recebam nenhum e-mail a muito tempo. Neste cenário é relevante você começar a reaquecer o relacionamento com eles para que eles voltem a comprar de você um dia novamente.