O aumento da carteira de clientes é um fator crucial para que a meta de crescimento da empresa seja alcançada, o negócio se mantenha competitivo no mercado, obtenha cada vez mais reconhecimento e possa se expandir.
O ambiente on-line pode contribuir, e muito, para atingir essas metas, tendo em vista que 81% dos brasileiros acessaram a web e 46% compraram produtos e serviços pela internet em 2021, segundo a pesquisa TIC Domicílios.
Isso faz do ambiente virtual um espaço muito promissor para os negócios, mas, para que os usuários adquiram produtos e contratem serviços da sua empresa pela web, é preciso, antes de mais nada, que eles a encontrem em meio a uma série de concorrentes – e é aí que as estratégias de marketing digital entram.
Ficou curioso para saber como atrair clientes para o seu site ou e-commerce com a ajuda do marketing digital? Então continue a leitura e descubra como isso é possível!
Ah, e caso você prefira conferir o conteúdo em vídeo, clique no link abaixo e veja o que Daniel Imamura, especialista em SEO e fundador da Consultoria Digital, fala sobre o assunto:
Saiba como atrair clientes para o seu site
Descubra três formas de atrair clientes para o seu site e e-commerce com a ajuda do marketing digital:
1. SEO
Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de estratégias aplicadas no ambiente on-line que visam atrair organicamente o público-alvo, convertê-lo em leads e qualificá-los para que eles avancem no funil de vendas e se tornem clientes.
Os mecanismos de buscas, como Google e Bing, têm como objetivo indicar os melhores conteúdos para sanar as dúvidas de seus usuários e as páginas que oferecem a melhor experiência de navegação. Para isso, seus algoritmos avaliam uma série de fatores para posicionar as páginas da web, tais como:
- Presença da palavra-chave na title tag, nas heading tags, na URL otimizada, no nome de arquivos e ao longo do conteúdo (principalmente no início e no final do texto);
- Design responsivo para diferentes dispositivos e tamanhos de tela;
- Velocidade de carregamento da página;
- Inclusão do alt nas imagens;
- Produção de conteúdos originais, bem-escritos, de fácil escaneabilidade e úteis para o público-alvo;
- Ações de link building.
Caso seu site ou e-commerce atenda a esses requisitos e se mantenha na primeira página de resultados, sempre que um usuário buscar algo na web relacionado ao seu segmento por meio de um termo de busca, encontrará a sua empresa, seus produtos ou seus conteúdos. E o melhor de tudo: você não precisa pagar nada caso sua página seja acessada.
2. Anúncios
Outra forma de atrair clientes para seu site é investir em anúncios, ou seja, publicidade paga. As plataformas que possuem alta visibilidade monetizam parte do seu espaço na web para divulgar outras empresas.
Tal divulgação pode ocorrer nos seguintes formatos:
- Página de resultados do Google (na SERP);
- Rede de display em sites e aplicativos;
- Publicidade em redes sociais (Instagram e Facebook);
- Anúncios exibidos em intervalos de vídeos no YouTube.
Como você paga por cada clique recebido, é preciso planejar muito bem a estratégia por trás da campanha de marketing, a fim de que o anúncio apareça especificamente para o seu público-alvo e seja possível reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) sem comprometer a eficiência da campanha.
3. Redes sociais
Como dito acima, é possível atrair clientes por meio de anúncios divulgados nas redes sociais. Mas fique sabendo que você pode captar o seu público-alvo a partir das mídias sociais sem precisar pagar por cada clique conquistado.
Para isso, é preciso identificar o perfil dos potenciais clientes para saber em qual ou em quais redes sociais eles estão presentes, qual deve ser o tom de voz adotado na estratégia de comunicação, quais valores transmitir ao público para gerar conexão e quais são os melhores dias e horários para publicar conteúdos e interagir com os usuários.
Ao gerar um alto engajamento nas redes sociais, é possível trabalhar de forma estratégica as CTAs (calls-to-action ou chamadas para a ação, em português) que façam as pessoas acessarem o seu site.
Conte com a Consultoria Digital
A Consultoria Digital é uma agência especializada em estratégias de marketing digital como otimização de sites (SEO), tráfego pago e redes sociais. Cuidamos desde o planejamento até o monitoramento das ações de divulgação da empresa, a fim de garantir maior eficiência nos resultados gerados.
Então, se você ainda tem dúvidas sobre como atrair clientes para o site ou e-commerce da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e peça um orçamento agora mesmo!