As estratégias de Marketing Digital estão sempre sendo otimizadas para gerar cada vez mais resultados.
Duas estratégias que se destacam nesse sentido são o Marketing de Conteúdo e o SEO.
Eles se complementam muito bem, e para serem efetivos, é preciso que haja planejamento. Acompanhe!
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração focada na produção de conteúdos de valor para o público.
Esses conteúdos podem ser divididos em e-books, textos, vídeos e posts nas redes sociais, por exemplo.
Por meio de um conteúdo de valor, a empresa não faz a propaganda direta dos seus serviços, mas ajuda o público-alvo a solucionar algum problema.
Quando alguém interessado no conteúdo acessa a página para obter respostas, é indiretamente influenciado a conhecer a empresa.
Dessa forma, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para atrair potenciais clientes, além de demonstrar autoridade nos assuntos trabalhados nos conteúdos.
O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO) é outra estratégia de Marketing Digital que ajuda as páginas a ficarem bem-posicionadas nas buscas do Google.
Ele permite que o ranqueamento da página nos buscadores não dependa de anúncios pagos. Assim, é uma estratégia que não precisa de grandes investimentos em anúncios.
Para utilizar o SEO de forma adequada, é importante focar em conteúdo, SEO on-page e link building.
O conteúdo faz parte do que mencionamos no tópico anterior. Ele deve ser informativo e ajudar a resolver o problema do público-alvo.
Já o SEO on-page faz parte do conjunto de otimizações do código-fonte da página que fazem com que o site tenha mais legibilidade junto aos buscadores.
Por fim, o link building também é importante. Ele consiste no ganho de links externos que apontam para uma página. Quanto mais links em outros sites a sua página tem, mais relevante ela é.
Leia também: O papel do SEO no marketing digital
Como unir os dois?
As duas estratégias são excelentes no Marketing Digital, pois se complementam.
Enquanto o conteúdo é utilizado para fornecer soluções para os problemas do público-alvo, o SEO ajuda o conteúdo a estar bem-posicionado nas buscas do Google.
Caso você produza um conteúdo rico e não tenha nenhuma estratégia de SEO aplicada, provavelmente ele não será encontrado pelo seu público.
O contrário também acontece. Caso você tenha uma boa estratégia de SEO, mas seu conteúdo não for bom, a chance de conquistar o cliente vai por água abaixo.
Para unir o Marketing de Conteúdo e o SEO, é preciso ter uma boa estratégia. Dessa forma, produzimos um vídeo completo para te ajudar. Veja!
Estratégia na prática
O primeiro passo é fazer uma listagem com todos os conteúdos que você sabe que são úteis para sua audiência.
Todos eles devem ser apontados em uma planilha para melhor visualização.
Depois disso, é preciso identificar como as pessoas fazem a busca pelos conteúdos no Google, isto é, quais são as palavras-chaves mais utilizadas.
Para ser mais certeiro, você pode utilizar algumas ferramentas específicas, como o Ubersuggest e a Semrush.
Dentro da sua planilha, também é necessário indicar o volume das buscas de cada tema.
Agora que você já sabe todas as informações necessárias, é hora de colocá-las em prática!
Pegue as palavras-chaves que você já indicou na sua planilha e produza conteúdos de valor com elas.
Posicione as palavras-chaves em locais estratégicos do seu conteúdo, como:
- Título;
- Descrição;
- Primeiro parágrafo;
- Repetições ao longo do conteúdo.
Para saber como produzir conteúdos otimizados da melhor forma possível, veja um vídeo que produzimos sobre o assunto!
Ao planejar seus conteúdos e aplicar a estratégia que demonstramos aqui, você estará no caminho certo.
Valide o interesse do público nos temas, escreva conteúdos de qualidade e fique sempre atento às técnicas de SEO.
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