Você já deve ter ouvido falar em Inbound Marketing para e-commerce, certo? Quem deseja vender pela internet pode se beneficiar, e muito, dessa metodologia.
Ao usar estratégias desenvolvidas pelo Inbound, é possível atrair, cativar e converter clientes, aumentando as oportunidades de vendas.
Veja de que forma isso acontece e como investir em Inbound Marketing para e-commerce:
Por que usar Inbound Marketing para e-commerce?
É altamente recomendável usar o Inbound Marketing para e-commerce, tendo em vista que essa metodologia, além de aumentar as vendas, cria um vínculo entre marca e usuário, abrindo o leque de oportunidades de novas vendas para os mesmos clientes.
Se você tem dúvidas sobre a eficiência do Inbound Marketing para e-commerce, tenha a certeza de que, por meio de técnicas e ferramentas de Inbound, sua marca pode se tornar referência no mercado e ganhar competitividade frente à concorrência.
Neste texto, nós te explicamos como isso acontece, começando pelo funil de vendas – conceito bastante importante para que você compreenda por que o Inbound Marketing cativa o cliente ao ponto de criar um vínculo memorável.
Como é o funil de vendas de um e-commerce?
Compreender o funil de vendas e passar a utilizá-lo dentro do seu e-commerce é parte integrante de um bom planejamento desenvolvido por uma agência de Inbound Marketing.
Isso acontece porque o funil de vendas te ajuda a identificar o que o usuário está precisando no momento, quais são as suas dores e o que lhe interessa. Com isso, você pode convencê-lo de que seu produto ou serviço é a melhor solução.
O funil de vendas é composto por 3 etapas:
1. Topo do funil
O topo do funil é a parte em que o potencial cliente ainda não conhece as próprias dores ou necessidades e você precisa mostrar isso a ele.
Ou seja, por meio de conteúdo informativo e interessante, sua marca desperta o interesse do usuário, mostrando que ele pode ter uma necessidade relacionada ao nicho em que a marca atua.
2. Meio do funil
O meio do funil representa o momento em que o cliente conseguiu identificar que possui uma necessidade ou problema e que isso gera uma demanda por soluções, mas ainda não está certo de que precisa adquirir o que a sua empresa oferta.
Nesse caso, o conteúdo deve entregar ainda mais informações e vantagens do produto ou serviço, a fim de quebrar objeções e ajudar o usuário a se convencer e passar para a próxima etapa do funil.
3. Fundo do funil
Essa é a etapa em que seu cliente decide pela compra e escolhe seu produto e não os de outras empresas do mesmo nicho.
É importante ressaltar que, mesmo após a finalização da compra, é preciso continuar nutrindo o usuário com conteúdos relevantes, incentivando-o a voltar a fechar negócios.
Como aplicar o Inbound Marketing para e-commerce e atrair novos clientes?
Confira algumas dicas para aplicar Inbound Marketing para e-commerce:
Crie um blog em seu e-commerce
Com o blog, é possível publicar conteúdos atrativos e conseguir mais tráfego no site, levando ao engajamento e prospecção de novos clientes.
Importante: o conteúdo do blog precisa passar por um planejamento para contemplar produtos, serviços e áreas de atuação dentro do nicho e de acordo com o que for mais relevante no momento.
Tenha landing pages
As landing pages são páginas de conversão. Elas devem oferecer conteúdo informativo e verdadeiramente fundamental ao usuário, garantindo, assim, sua conversão.
Esse tipo de página favorece a conversão ao coletar os dados dos leads para que você possa fazer uma proposta de venda posteriormente.
Elabore um fluxo de e-mail marketing
O fluxo de e-mail marketing é uma das principais táticas de Inbound Marketing, uma vez que ele pode ser totalmente personalizável de acordo com o perfil e comportamento de cada usuário.
Dessa forma, fica muito mais fácil entregar ao potencial cliente um conteúdo certeiro, que contemple seus desejos e necessidades, ampliando a oportunidade de fechar uma venda.
Inbound Marketing para e-commerce: comece pelo planejamento
O Inbound Marketing para e-commerce é extremamente promissor, mas isso não significa que ele é mais fácil do que outras metodologias do Marketing.
Pelo contrário! É preciso ter planejamento ao aplicar as estratégias de Inbound, garantindo que a marca consiga usufruir de seus benefícios e alcançar os melhores resultados.
Para te ajudar nesse processo, a Consultoria Digital, agência de Inbound Marketing e Marketing Digital, traça um bom planejamento estratégico, levando em consideração aspectos do seu nicho para atrair, converter, vender e fidelizar os clientes.
Navegue pelo blog para conferir todos os conteúdos sobre o tema e aproveite para conferir este e-book de introdução ao Inbound Marketing.