A KPMG, rede global de firmas que prestam serviços de auditoria de impostos, recentemente publicou o CEO Outlook 2020, um estudo realizado anualmente que tem como objetivo entender melhor as preocupações, desafios e tendências do mercado, partindo da perspectiva de CEOs de todo o mundo.
A pesquisa ouviu 1.300 CEOs das principais economias do mundo, sendo 50 deles brasileiros e 270, sul-americanos.
Com um início de ano atípico – devido às restrições impostas pela pandemia –, o estudo foi atualizado, a fim de retratar melhor as peculiaridades e os impactos da covid-19 nos negócios. Para saber os resultados de ambas as pesquisas, continue lendo!
O que diz o CEO Outlook 2020?
De acordo com o estudo, 73% dos CEOs afirmaram que temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e governança ganharam maior importância para suas empresas.
Adquirir ganhos em função das mudanças climáticas é o objetivo de 60% dos executivos entrevistados. Isso ocorre porque elas têm um grande peso no cenário internacional e consumidores mais jovens apresentam maior preocupação com práticas sustentáveis.
CEOs brasileiros, em sua maioria (80%), relatam que o propósito empresarial ganha destaque e ajuda a impulsionar ações que atendem aos stakeholders – e 60% dos diretores executivos de outros países parecem pensar o mesmo.
Como a pandemia impactou os negócios?
Na segunda rodada de entrevistas, entre julho e agosto de 2020, mais de 315 CEOs de todo o mundo participaram, sendo 15 brasileiros e 80 sul-americanos. Nessa fase, pôde ser observada uma preocupação crescente com a transformação digital.
Para 80% dos entrevistados, os movimentos de digitalização das empresas foi acelerado pela pandemia, contando com a automação e a inteligência artificial para a ampliação da capacidade produtiva dos funcionários. Além disso, 40% dos respondentes relataram que a digitalização da criação de novos modelos de negócios e da operação foi acelerada justamente por conta da covid-19.
Ademais, 44% dos executivos relataram que suas experiências pessoais nesse período tiveram impacto na estratégia utilizada para resolver os novos desafios propostos pelo cenário internacional, e apenas 11% não relataram nenhum tipo de mudança estratégica nas ações corporativas.
Leia também: Pesquisa mostra o SEO como uma das principais ferramentas dos profissionais de Marketing durante a crise da covid-19
Quem é a KPMG?
A KPMG é uma das quatro maiores empresas do setor de prestação de serviços profissionais de consultoria e auditoria. Ela está presente em 147 países, contando com, aproximadamente, 219 mil profissionais. As firmas-membro, que compõem a cooperativa internacional, são entidades legais separadas e independentes.
O Brasil conta com 5 mil profissionais da KPMG, distribuídos em 22 cidades em 13 estados do País, incluindo o Distrito Federal.
Prepare sua empresa para as mudanças do mercado
Como se sabe, as empresas estão sujeitas às mais abruptas mudanças no cenário nacional e internacional. Sendo assim, ser adaptável é uma característica essencial de negócios que se mantêm lucrativos mesmo em meio às crises.
Sua empresa precisa, portanto, de uma agência dinâmica e experiente, capaz de te ajudar nessas adaptações e auxiliar o seu negócio a conseguir resultados no mundo digitalizado que temos hoje, e a Consultoria Digital pode oferecer isso!
Nós somos uma agência de Marketing Digital e Inbound Marketing especialista na criação de conteúdo e uso de práticas de SEO para otimização de resultados para qualquer negócio.