Webmaster era o nome dado ao profissional que atuava em distintos segmentos na web. No entanto, com o passar do tempo, esse termo caiu em desuso. Atualmente, de acordo com um levantamento realizado pelo Google, esses profissionais preferem ser chamados de otimizadores de mecanismos de pesquisa (SEO), profissionais de Marketing Digital, blogueiros, desenvolvedores da web ou proprietários de sites.
Assim, percebeu-se a necessidade de atualizar “Central do Webmaster do Google” para “Central da Pesquisa Google”. Como um único termo não seria capaz de abarcar de forma adequada os diversos profissionais que trabalham com sites atualmente, optou-se por focar no assunto principal da ferramenta: a pesquisa.
Apesar da mudança no nome, a plataforma mantém o mesmo intuito de auxiliar as pessoas a tornarem os seus sites mais visíveis no ambiente virtual. Desse modo, a grande transformação que vem junto com essa novidade é a centralização das informações de suporte em um único site, o que facilitará ainda mais a rotina de trabalho dos profissionais da web.
Para saber mais sobre a Central da Pesquisa Google e suas vantagens, continue acompanhando este artigo. Boa leitura!
Leia também: As ferramentas de SEO do Google mais importantes para melhorar o seu site
A importância da Central da Pesquisa Google para o gerenciamento de sites e SEO
A Central da Pesquisa Google oferece a ferramenta Google Search Console, que é o antigo Google Webmaster Tools. Por meio dela, é possível melhorar a performance do site nos mecanismos de buscas do Google.
O Search Console gera relatórios que auxiliam o profissional a analisar o tráfego do site e corrigir falhas. Além disso, a ferramenta possui o Search Analytics, que auxilia muito os profissionais de SEO, tendo em vista que, por meio dele, é possível verificar quais consultas levam os usuários ao site, bem como analisar impressões, cliques e a posição da plataforma no mecanismo de busca do Google.
Além disso, o Search Console envia alertas por e-mail quando é constatado algum problema no site que esteja comprometendo o seu funcionamento e visibilidade. A ferramenta também conta com um sistema de inspeção de URL, que acessa as informações de veiculação, indexação e rastreamento das páginas diretamente no índice do Google.
Sendo assim, o Google Search Console é de suma importância para o gerenciamento de sites, uma vez que informa o profissional responsável a respeito de falhas, como descrições duplicadas, problemas em títulos, links quebrados, fraudes, golpes e malwares – ou seja, qualquer coisa que possa comprometer e derrubar uma página da web.
Como se não bastasse, a ferramenta informa sobre a velocidade do site, o que facilita o seu gerenciamento e a experiência do usuário na página, visto que, quanto melhor ela for, mais tempo o usuário passará conectado ao site. Consequentemente, mais usuários o visitarão, já que o tempo de visita é um fator importante para o ranqueamento no Google.
Além de manter as páginas em pleno funcionamento, o Search Console também auxilia nas técnicas de SEO, garantindo maior precisão nas informações e, com isso, melhores estratégias, pois a ferramenta monitora e gera relatórios de todos os dados necessários para o profissional de SEO exercer plenamente a sua função.
Por fim, como o Google Search Console fornece as origens dos links para o seu site, é mais fácil garantir a autoridade, que é uma das variáveis mais bem avaliadas pelo Google para ranquear as páginas.
Saiba mais: Como começar a fazer SEO?